Logo Passei Direto
Buscar
Conforme já foi visto, muito se tem comentando a respeito da complexa formação de leitores no Brasil. Por si, leitores são seres complexos, isto é, eles possuem ideologias distintas, fatores linguísticos e geográficos plurais, classe social diversa, dentre outros.
Sobre o exposto, marque a alternativa correta que compreenda uma metodologia eficaz de formação de novos leitores.
a )A metodologia deve estar embasada nas legislações educacionais, a exemplo da LDB e BNCC. Cabe ao professor observar as séries escolares, o perfil das turmas, assim como o prazer pelo texto literário.
b )As legislações são problemáticas, de fato, elas pouco corroboram o debate acerca da obra literária. De certa forma, isso dificulta o planejamento metodológico frente à formação de novos leitores, portanto o docente não precisa levá-las em consideração.
c )Uma excelente metodologia na formação de novos leitores é o desenvolvimento de técnicas de leitura eficazes e deve ser desconsiderada a leitura pelo simples ato sublime.
d )Como fator metodológico, o professor deve buscar apenas a leitura utilitária, longe do simples deleite e do prazer pelo texto. Levar em conta o posicionamento crítico perante o texto atrapalha a satisfação da leitura.
e )O professor deve seguir a conduta de cada escola, independente das legislações vigentes, e é importante considerar o gosto comum exposto nos cadernos culturais antes de formar novos leitores.
User badge image
Aprimorando com Questões

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a metodologia mais eficaz na formação de novos leitores: a) A metodologia deve estar embasada nas legislações educacionais, a exemplo da LDB e BNCC. Cabe ao professor observar as séries escolares, o perfil das turmas, assim como o prazer pelo texto literário. - Esta alternativa reconhece a importância das legislações educacionais e a necessidade de considerar o perfil dos alunos e o prazer pela leitura, o que é fundamental na formação de leitores. b) As legislações são problemáticas, de fato, elas pouco corroboram o debate acerca da obra literária. De certa forma, isso dificulta o planejamento metodológico frente à formação de novos leitores, portanto o docente não precisa levá-las em consideração. - Esta alternativa desconsidera a importância das legislações, o que não é uma abordagem eficaz. c) Uma excelente metodologia na formação de novos leitores é o desenvolvimento de técnicas de leitura eficazes e deve ser desconsiderada a leitura pelo simples ato sublime. - Esta alternativa sugere desconsiderar o prazer da leitura, o que não é uma abordagem adequada. d) Como fator metodológico, o professor deve buscar apenas a leitura utilitária, longe do simples deleite e do prazer pelo texto. Levar em conta o posicionamento crítico perante o texto atrapalha a satisfação da leitura. - Esta alternativa também desconsidera o prazer da leitura e foca apenas na utilidade, o que não é eficaz. e) O professor deve seguir a conduta de cada escola, independente das legislações vigentes, e é importante considerar o gosto comum exposto nos cadernos culturais antes de formar novos leitores. - Esta alternativa ignora as legislações e não apresenta uma metodologia clara. Após essa análise, a alternativa que melhor compreende uma metodologia eficaz de formação de novos leitores é: a) A metodologia deve estar embasada nas legislações educacionais, a exemplo da LDB e BNCC. Cabe ao professor observar as séries escolares, o perfil das turmas, assim como o prazer pelo texto literário.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A estratégia didática da intertextualidade é uma marca recorrente quando desejamos trabalhar com a leitura de romances históricos. Criar intertextos com outros livros é sinônimo de enriquecimento cultural e linguístico.
Com base nas considerações, marque a alternativa correta que expressa uma forma didática eficiente de trabalho com a intertextualidade no romance histórico.
a )A fim de explicar o que é intertextualidade, o professor pede aos alunos que identifiquem os tempos gramaticais (pretérito imperfeito) que aparecem nas obras Ivanhoé, de Walter Scott, e As minas de Prata, de José de Alencar.
b )Para explicar o romance Mad Maria, de Márcio Souza, o professor solicitou aos estudantes que identificassem os trechos plagiados de outros autores. O plágio é uma constante na intertextualidade.
c )Ao explicar o romance Desmundo, de Ana Miranda, o professor solicitou aos alunos que identificassem os textos semelhantes que a autora utilizou para complementar a pesquisa histórica do seu livro.
d )Para explicar o romance O Bruxo do Contestado, de Godofredo de Oliveira, o professor solicitou aos alunos a leitura de todos os livros que versem sobre a Guerra do Contestado. Após a leitura, eles formularam uma resenha crítica.
e )Antes de trabalhar o conceito de intertextualidade, o professor deve explicar o que é anacronismo. Devido à proximidade dos termos, o professor pode pedir a explicação por parte dos alunos, eximindo-os da leitura integral da obra.

Mais conteúdos dessa disciplina