Logo Passei Direto
Buscar
Cabe ao professor de literatura explorar devidamente algumas temáticas minoritárias e marginais, dando fôlego às ações praticadas e assimilando como elas funcionam como motor para a narrativa.
Com base nessas considerações, marque a sentença que expressa corretamente o trabalho da escola com relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicas-Raciais.
a )É inoperante que todo professor de literatura, história e arte possa abordar temas ligados ao comportamento do negro na sociedade. Reforçar a etnia branca, heterossexual e burguesa deve ser tratado como tema relevante.
b )Na lógica normal da manutenção do poder, com relação ao poderio dos brancos sobre os negros, o papel do professor de literatura é manter esse raciocínio para possibilitar o reconhecimento das minorias.
c )É importante que o professor de literatura enfatize a lógica de recontar alguns episódios de outra forma, repetindo fórmulas dicotômicas conhecidas, por exemplo, colonizador e colonizado, senhor e escravo.
d )É importante que as instituições escolares vinculadas às secretarias de educação de cada estado estimulem e criem expectativas para o ensino da literatura e da cultura afro-brasileira e africana.
e )Em vários estados do Brasil as escolas não precisam buscar celebrar datas festivas e tópicos comemorativos e reforçar a importância do papel do negro na sociedade brasileira.
User badge image
Aprimorando com Questões

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a que expressa corretamente o trabalho da escola em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicas-Raciais. a) Esta opção sugere que é inoperante abordar temas ligados ao comportamento do negro e reforçar a etnia branca, o que vai contra as diretrizes que buscam promover a diversidade e a inclusão. b) Esta alternativa afirma que o papel do professor é manter a lógica de poder dos brancos sobre os negros, o que também é contrário ao objetivo de promover a igualdade e o reconhecimento das minorias. c) Aqui, fala-se sobre recontar episódios de forma dicotômica, o que não contribui para uma compreensão mais ampla e inclusiva das relações étnicas-raciais. d) Esta opção destaca a importância de estimular o ensino da literatura e da cultura afro-brasileira e africana, alinhando-se com as diretrizes que promovem a valorização da diversidade cultural. e) Esta alternativa sugere que as escolas não precisam celebrar datas e tópicos que reforçam a importância do papel do negro, o que é contrário ao que as diretrizes propõem. Após essa análise, a alternativa que expressa corretamente o trabalho da escola em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicas-Raciais é: d) É importante que as instituições escolares vinculadas às secretarias de educação de cada estado estimulem e criem expectativas para o ensino da literatura e da cultura afro-brasileira e africana.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A estratégia didática da intertextualidade é uma marca recorrente quando desejamos trabalhar com a leitura de romances históricos. Criar intertextos com outros livros é sinônimo de enriquecimento cultural e linguístico.
Com base nas considerações, marque a alternativa correta que expressa uma forma didática eficiente de trabalho com a intertextualidade no romance histórico.
a )A fim de explicar o que é intertextualidade, o professor pede aos alunos que identifiquem os tempos gramaticais (pretérito imperfeito) que aparecem nas obras Ivanhoé, de Walter Scott, e As minas de Prata, de José de Alencar.
b )Para explicar o romance Mad Maria, de Márcio Souza, o professor solicitou aos estudantes que identificassem os trechos plagiados de outros autores. O plágio é uma constante na intertextualidade.
c )Ao explicar o romance Desmundo, de Ana Miranda, o professor solicitou aos alunos que identificassem os textos semelhantes que a autora utilizou para complementar a pesquisa histórica do seu livro.
d )Para explicar o romance O Bruxo do Contestado, de Godofredo de Oliveira, o professor solicitou aos alunos a leitura de todos os livros que versem sobre a Guerra do Contestado. Após a leitura, eles formularam uma resenha crítica.
e )Antes de trabalhar o conceito de intertextualidade, o professor deve explicar o que é anacronismo. Devido à proximidade dos termos, o professor pode pedir a explicação por parte dos alunos, eximindo-os da leitura integral da obra.

Mais conteúdos dessa disciplina