Logo Passei Direto
Buscar
Quando tratamos de estratégias tecnológicas no trabalho diário com a literatura em sala de aula, cabe conhecer como elas podem ser úteis ao professor e ao aluno.
Diante das considerações, marque a alternativa que mostre um trabalho docente de literatura correto diante da prerrogativa da tecnologia.
a )O professor Manoel explica a obra poética de Manuel Bandeira por meio de vídeos no YouTube, já que são instrumentos eficazes na sua aula para que os alunos prestem atenção. Então, ele pouco analisa a obra e o autor.
b )Para despertar o interesse dos alunos, o professor Olavo trabalha o livro Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, com o filme homônimo. Ao assistirem ao filme, o professor aproveita o tempo livre para corrigir provas.
c) O professor Pedro resolve contextualizar a obra Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, com imagens antigas da cidade do Rio de Janeiro via datashow.
d )Para tornar sua aula mais atrativa, o professor Jaime utiliza o datashow para explicar o romance Quarto de Despejo, de Maria Carolina de Jesus. No decorrer, ele substitui a leitura integral por apenas alguns trechos do livro.
e )O professor Carlos resolve explanar o livro Vento Sudoeste, de Luiz Alfredo Garcia-Roza levando os alunos ao laboratório de informática. No local, o professor deixa os alunos livres para fazerem qualquer pesquisa sobre romance policial.
User badge image
Aprimorando com Questões

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas representa um trabalho docente de literatura correto, considerando a utilização da tecnologia de forma eficaz: a) O professor Manoel usa vídeos no YouTube, mas não analisa a obra e o autor. Isso não é uma abordagem adequada, pois a análise é fundamental no ensino de literatura. b) O professor Olavo utiliza o filme, mas aproveita o tempo livre para corrigir provas, o que demonstra falta de atenção ao que os alunos estão assistindo. Essa abordagem não é ideal. c) O professor Pedro contextualiza a obra com imagens antigas da cidade do Rio de Janeiro via datashow. Essa é uma boa prática, pois ele está utilizando a tecnologia para enriquecer a compreensão da obra. d) O professor Jaime usa o datashow, mas substitui a leitura integral por apenas alguns trechos. Isso pode prejudicar a compreensão completa da obra, então não é a melhor abordagem. e) O professor Carlos leva os alunos ao laboratório de informática e os deixa livres para fazer qualquer pesquisa. Embora isso possa ser interessante, a falta de direcionamento pode resultar em uma pesquisa sem foco. Após essa análise, a alternativa que melhor representa um trabalho docente de literatura correto, utilizando a tecnologia de forma eficaz, é: c) O professor Pedro resolve contextualizar a obra Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, com imagens antigas da cidade do Rio de Janeiro via datashow.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A estratégia didática da intertextualidade é uma marca recorrente quando desejamos trabalhar com a leitura de romances históricos. Criar intertextos com outros livros é sinônimo de enriquecimento cultural e linguístico.
Com base nas considerações, marque a alternativa correta que expressa uma forma didática eficiente de trabalho com a intertextualidade no romance histórico.
a )A fim de explicar o que é intertextualidade, o professor pede aos alunos que identifiquem os tempos gramaticais (pretérito imperfeito) que aparecem nas obras Ivanhoé, de Walter Scott, e As minas de Prata, de José de Alencar.
b )Para explicar o romance Mad Maria, de Márcio Souza, o professor solicitou aos estudantes que identificassem os trechos plagiados de outros autores. O plágio é uma constante na intertextualidade.
c )Ao explicar o romance Desmundo, de Ana Miranda, o professor solicitou aos alunos que identificassem os textos semelhantes que a autora utilizou para complementar a pesquisa histórica do seu livro.
d )Para explicar o romance O Bruxo do Contestado, de Godofredo de Oliveira, o professor solicitou aos alunos a leitura de todos os livros que versem sobre a Guerra do Contestado. Após a leitura, eles formularam uma resenha crítica.
e )Antes de trabalhar o conceito de intertextualidade, o professor deve explicar o que é anacronismo. Devido à proximidade dos termos, o professor pode pedir a explicação por parte dos alunos, eximindo-os da leitura integral da obra.

Mais conteúdos dessa disciplina