Logo Passei Direto
Buscar
A programação metabólica é caracterizada por processos pelos quais estímulos externos desencadeiam ou “programam” adaptações fisiológicas no indivíduo ainda nas fases críticas do desenvolvimento: período da gestação e o início da vida. Em estudos sobre os mecanismos epigenéticos envolvidos na suscetibilidade ao desenvolvimento da obesidade destacam-se três hipóteses que buscam explicar a programação metabólica da obesidade.
Nesse contexto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Hipótese intrauterina mediada por suprimento.
II- Hipótese de ganho de peso pós-natal acelerado.
III- Hipótese de incompatibilidade.
( ) Hipótese que sugere que vivenciar uma “incompatibilidade” de desenvolvimento entre um ambiente perinatal subótimo e um ambiente infantil obesogênico está relacionado a uma predisposição maior ao desenvolvimento de obesidade e suas comorbidades.
( ) Hipótese que propõe uma associação entre rápido ganho de peso na infância e risco aumentado de obesidade e doenças cardiovasculares ao longo da vida. Esse ganho acelerado pode se dar em resultado de uma dieta com excesso de proteínas.
( ) Hipótese sugere que a exposição intrauterina a um excesso de suprimentos energéticos, principalmente glicose, causa alterações permanentes do feto que levam à obesidade na vida pós-natal.
A.( X )III - II - I.
B.( )I - II - III.
C.( )III - I - II.
D.( )II - III - I.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar cada item e suas correspondências: Coluna A: I - Hipótese intrauterina mediada por suprimento. II - Hipótese de ganho de peso pós-natal acelerado. III - Hipótese de incompatibilidade. Coluna B: 1. Hipótese que sugere que vivenciar uma “incompatibilidade” de desenvolvimento entre um ambiente perinatal subótimo e um ambiente infantil obesogênico está relacionado a uma predisposição maior ao desenvolvimento de obesidade e suas comorbidades. 2. Hipótese que propõe uma associação entre rápido ganho de peso na infância e risco aumentado de obesidade e doenças cardiovasculares ao longo da vida. Esse ganho acelerado pode se dar em resultado de uma dieta com excesso de proteínas. 3. Hipótese que sugere que a exposição intrauterina a um excesso de suprimentos energéticos, principalmente glicose, causa alterações permanentes do feto que levam à obesidade na vida pós-natal. Agora, vamos correlacionar: - III - Hipótese de incompatibilidade corresponde a 1: sugere que vivenciar uma “incompatibilidade” de desenvolvimento entre um ambiente perinatal subótimo e um ambiente infantil obesogênico. - II - Hipótese de ganho de peso pós-natal acelerado corresponde a 2: propõe uma associação entre rápido ganho de peso na infância e risco aumentado de obesidade e doenças cardiovasculares. - I - Hipótese intrauterina mediada por suprimento corresponde a 3: sugere que a exposição intrauterina a um excesso de suprimentos energéticos causa alterações permanentes do feto. Portanto, a sequência correta é: A. (X) III - II - I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A venda dos suplementos alimentares vem de uma crescente acelerada nos últimos anos, de forma que novos suplementos surgem a todo instante, alguns com promessas milagrosas e marketing apelativo. Infelizmente, muitos destes produtos são baseados em observações profissionais do uso, em hipóteses de mecanismos de ação ou em estudos sem adequado rigor metodológico, sendo de extrema responsabilidade do prescritor avaliar rigorosamente a indicação dos suplementos. Nesse sentido, considerando a prescrição dietética de suplementos alimentares pelo nutricionista, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O nutricionista deve considerar o indivíduo na sua integralidade, respeitando suas condições clínicas, biopsicossociais, socioeconômicas, culturais e religiosas.
II- O nutricionista deve realizar triagem e avaliação nutricional sistematizadas, envolvendo critérios objetivos e/ou subjetivos que permitam a identificação de deficiência ou de riscos nutricionais.
III- O nutricionista deve respeitar os limites da EAR para prescrição dos nutrientes e, em casos não contemplados, considerar critérios de eficácia e segurança com alto grau de evidências científicas.
IV- O nutricionista deve considerar que a prescrição dietética de suplementos alimentares não deve ser somada aos nutrientes provenientes da dieta.
V- O nutricionista deve considerar as possíveis interações entre nutrientes, não nutrientes, fármacos e plantas medicinais, bem como reações adversas potenciais, toxicidade e contraindicações.
A.( )As sentenças II, III e V estão corretas.
B.( X )As sentenças I, II e V estão corretas.
C.( )As sentenças I, III e IV estão corretas.
D.( )As sentenças III e IV estão corretas

A prescrição de plantas medicinais e fitoterápicos em suas diferentes formas de apresentação deve ser realizada pelo nutricionista mediante alguns critérios, necessários para fornecer segurança ao prescritor e ao usuário, como nome científico, dosagem, forma de administração, meio de extração, entre outros. Com base nos cuidados no ato prescritivo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O nutricionista deve registrar, em prontuário dos clientes/pacientes/usuários, as informações sobre a prescrição, além da indicação que justificou o uso, mantendo-o arquivado pelo tempo determinado em normativa específica, nos termos da Resolução CFN nº 594, de 17 de dezembro de 2017.
II- Caso seja necessário, será possível identificar o porquê de efeitos colaterais, efeitos adversos, intoxicações, voluntárias ou não, observadas ou relatadas pelos clientes/pacientes/usuários. Nesse sentido, o nutricionista deverá registrar no prontuário e, quando pertinente, notificar os órgãos sanitários competentes, assim como o laboratório industrial ou a farmácia de manipulação.
A.( )As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
B.( )A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
C.( )A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D.( X )As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira

As mulheres representam a maioria da população brasileira e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). A situação de saúde envolve diferentes aspectos da vida, como a relação com o meio ambiente, lazer, alimentação, trabalho, moradia e renda. Ainda, no caso das mulheres, tem-se agravos devido a discriminação nas relações de trabalho e a sobrecarga com as responsabilidades do trabalho doméstico. Um dos fatores que mais afeta a saúde da mulher é o aspecto endocrinológico, pois as mudanças hormonais modulam uma série de fatores nas diferentes fases da vida.
Nesse contexto, com relação à fitoterapia e à síndrome pré-menstrual/climatério, analise as sentenças a seguir:
I- O extrato dos frutos de Vitex agnus-castus L. é considerado eficaz no controle das mudanças de humor e irritabilidade relacionadas à SPM. Conforme a literatura científica o extrato de Vitex é uma alternativa segura, eficaz e válida a ser considerada para o tratamento em curto prazo no alívio dos sintomas da SPM.
II- O óleo de prímula é utilizado especialmente por mulheres em diferentes situações, como dor nas mamas (mastalgia) e sintomas relacionados à síndrome pré-menstrual e menopausa. Seus efeitos benéficos estão relacionados a sua composição, o ácido g-linolênico apresenta potencial anti-inflamatório e antiproliferativo.
III- A Crocus sativus L. (Iridaceae), chamado de açafrão-verdadeiro é uma espécie utilizada tanto na culinária quanto na medicina tradicional. É conhecida por possuir diferentes usos terapêuticos, e, na síndrome pré-menstrual, é utilizada para modulação dos sintomas relacionados ao humor deprimido e à ansiedade.
IV- As plantas citadas como beneficiadoras a síndrome da tensão pré-menstrual podem ser utilizadas sem prescrição de profissionais da saúde, dada sua segurança e efetividade.
A.( )As sentenças I, III e IV estão corretas.
B.( X )As sentenças I, II e III estão corretas.
C.( )As sentenças II e IV estão corretas.
D.( )As sentenças I, II e IIV estão corretas

Mais conteúdos dessa disciplina