Buscar

Quiz de legislação farmaceutica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-Todas as afirmativas abaixo são atribuições do Conselho Federal de Farmácia, EXCETO UMA. Assinale-a. *
Publicar o relatório dos seus trabalhos e, periodicamente, a relação de todos os profissionais farmacêuticos registrados.
Julgar, em primeira instância, os recursos das deliberações dos Conselhos Regionais.
Deliberar sobre questões oriundas do exercício de atividades afins às do farmacêutico.
Expedir resoluções, definindo ou modificando atribuições ou competência dos profissionais de Farmácia, conforme as necessidades futuras.
Organizar o código de deontologia farmacêutica.
2-Com relação às disposições constantes na Lei n° 9.782/1999 que criou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Compete à ANVISA no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária: *
A agência tem caráter privado, mas é ordenada por Autarquia do governo.
Controlar e fiscalizar produtos, normatizar, substâncias e serviços de interesse para a saúde
Definir o Sistema local de Vigilância Sanitária.
Exercer exclusivamente a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras.
Normatizar, elaborar e aprovar Projetos de Leis que regulamentam o mercado farmacêutico.
3-No tocante à Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA *
Veto é o ato pelo qual o chefe do poder executivo nega, total ou parcialmente, o texto de um projeto de lei.
Com a sanção, o chefe do Poder Executivo adere à vontade do Legislativo e o que era projeto, passa a ser lei.
As correções a textos de leis já em vigor, é feito mediante a edição de Circular Normativa.
Promulgar é ordenar a publicação da lei, reconhecê-la como válida e ordenar seu cumprimento por todos.
Toda lei nacional destina-se à vigência indeterminada, vigorando até que outra revogue seus efeitos.
4-A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamenta a prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias por meio de normativas legais, como a RDC 44/2009, a qual define claramente quais são e como devem ser prestados esses serviços. Com base nessa resolução, Assinale a alternativa correta: *
É totalmente vetada a comercialização de óculos ou lentes de grau em drogarias.
São considerados serviços farmacêuticos passíveis de serem prestados em farmácias ou drogarias a atenção farmacêutica e a perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos, teste de glicemia
.
As sobras de medicamentos adquiridos na farmácia ou drogaria, a serem administrados no interior do estabelecimento, cujas embalagens permitam múltiplas doses, poderão permanecer de posse do profissional farmacêutico responsável para o devido descarte, conforme Resolução específica.
É permitida a aferição de parâmetros fisiológicos ou bioquímicos, sendo que os parâmetros fisiológicos cuja aferição é permitida nos termos dessa Resolução são pressão arterial, temperatura corporal e batimento cardíaco.
Com a aprovação da RDC 357/2020 os medicamentos que contém substancias controladas pela Portaria 344, poderão ser comercializados por meio remoto, dispensado a necessidade de apresentação da receita.
5-O comércio, a dispensação, a representação ou distribuição e a importação ou exportação de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos será exercido somente por empresas e estabelecimentos licenciados pelo órgão sanitário competente dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, em conformidade com a legislação supletiva a ser baixada pelos mesmos, respeitadas as disposições desta Lei”. Esse texto está contido: *
no Decreto 85.878 de 1981
na Lei 5991/73
na Lei 3.820/60
na Lei 8080/90
na Lei 13.21/14
6-A Lei n.º 3.820, de 11 de novembro de 1960 define para o CFF e para os CRFs as seguintes atribuições: *
cabe ao Conselho Federal aprovar os regimentos internos organizados pelos Conselhos Regionais, modificando o que se tornar necessário, a fim de manter a unidade de ação.
cabe ao Conselho Federal registrar os profissionais de acordo com a presente lei e expedir a carteira profissional.
cabe aos Conselhos Regionais fiscalizar o exercício da profissão, impedindo e punindo as infrações à lei, enviando ao Conselho Federal os relatórios documentados e a multa sobre os fatos que apurarem para que este possa definir punições e condutas adequadas.
cabe aos Conselhos Regionais organizar o Código de Deontologia Farmacêutica.
cabe ao Conselho Federal publicar a cada triênio o relatório dos seus trabalhos e, periodicamente, a relação de todos os profissionais registrados.
7-Sobre o veto estabelecido pelo chefe do Executivo a um projeto de lei, é correto afirmar: *
O ato contrário ao veto é a renúncia
 Se o Presidente da República considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, poderá vetar de forma total ou parcial.
 O veto só pode ser aplicado após a promulgação do projeto de Lei
 A lei só perde seus efeitos após a publicação do veto.
 O veto só poderá ser aplicado a todo o projeto de Lei, jamais de forma parcial, como por exemplo, palavras ou termos de artigo, de parágrafo, de inciso ou de alíneas.
8-A Lei no 13.021, de 8 de agosto de 2014, dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas envolvendo ações e serviços de assistência farmacêutica executados, isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Sobre os direcionamentos estabelecidos nessa lei, assinale a alternativa correta. *
O farmacêutico e o proprietário dos estabelecimentos farmacêuticos agirão sempre solidariamente, realizando todos os esforços para promover o uso racional de medicamentos.
De acordo com a lei, vacinas e soros não poderão ser dispostos em farmácias de qualquer natureza, recomendando-se nesses casos aos usuários dirigirem-se a unidades de saúde do SUS.
Farmácia de unidade hospitalar ou similar poderá atender usuários externos desde que cadastrados em algum programa de assistência farmacêutica oficial do SUS.
Ocorrendo a baixa do profissional farmacêutico, obrigam-se os estabelecimentos à contratação de novo farmacêutico, no prazo máximo de 15 dias, atendido o disposto nas leis 5.991/1973 e 6.437/1977.
A presença do profissional farmacêutico é exigida por 8 horas diárias, incluindo sábados e domingos, para o funcionamento de farmácias de qualquer natureza.
9-De acordo com a Teoria, criada por Hans Kelsen, o ordenamento jurídico pode ser concebido como um conjunto hierarquizado de normas, estruturado na forma de uma pirâmide. Diante dessa informação, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, normas situadas na base da pirâmide e a outra situada no cume desta, desprezando-se norma situada ao meio da pirâmide. *
Lei Ordinária, Decretos e Leis Ordinárias.
Instrução Normativa, Leis e Emenda Constitucional
Resolução Diretoria Colegiado, Portarias e Constituição Federal.
Constituição Federal e Resolução Diretoria Colegiado (RDC).
Lei Complementar e Medida Provisória.
10-Em conformidade com as normativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que dispõem sobre as Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias (RDC ANVISA no 44/2009, é estabelecido que: *
No que refere-se a aplicação de medicamentos injetáveis, a farmácia tem o dever de realizar a aplicação do medicamento dispensado.
Haja um sanitário que deve ser de fácil acesso, possuir pia com água corrente e dispor de toalha de uso individual e descartável, sabonete líquido, lixeira com pedal e tampa, sendo que esses itens podem ser compartilhados com o ambiente destinado aos serviços farmacêuticos.
Na área destinada aos medicamentos, deve estar exposto cartaz, em local visível ao público, contendo a seguinte orientação, de forma legível e ostensiva, permitindo a fácil leitura a partir da área de circulação comum: “MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SECOM O FARMACÊUTICO”.
Todos os medicamentos deverão permanecer em área de circulação restrita aos funcionários, não sendo permitida sua exposição direta ao alcance dos usuários do estabelecimento.
Caso haja suspeita de que quaisquer produtos comercializados no interior do estabelecimento tenham sido falsificados, corrompidos, adulterados, alterados ou sejam impróprios para o uso, eles devem ser imediatamente separados dos demais produtos, mantidos no ambiente da área de dispensação.

Continue navegando