Questão 7/10 - Introdução à Sociologia do Trabalho
Ler em voz alta
Considere o seguinte fragmento de texto
“A ordem vigente escravocrata determinava que o senhor ou o patrão aplicasse as penas sobre os escravizados, fazia suas próprias leis e, além disso, contava com a polícia ou o aparato estatal para auxiliá-lo na aplicação de sua “justiça”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, José. Ricardo, Introdução à Sociologia do Trabalho. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 155.
De acordo com os conteúdos expostos no livro-base: Introdução à Sociologia do Trabalho sobre a abolição tardia da escravidão no Brasil, segundo Sérgio Buarque de Holanda, é correto afirmar que:
A
A elite tinha dificuldade de aceitar que a lei deveria ser igual para todos.
B
A elite acreditava na harmonia das leis.
C
A elite defendia que a lei deveria ser cumprida por todos.
D
A elite tinha facilidade em aceitar as leis e entender que elas eram para todos.
E
A elite tinha consciência que a lei deveria ser igual era para todos.
Ed
mês passado
A partir do fragmento apresentado e do contexto da abolição tardia da escravidão no Brasil, a alternativa correta é: A - A elite tinha dificuldade de aceitar que a lei deveria ser igual para todos. Essa opção reflete a realidade histórica em que a elite escravocrata muitas vezes não reconhecia a igualdade de direitos e a aplicação uniforme das leis, especialmente em relação aos escravizados.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade