Logo Passei Direto
Buscar
A de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), desenvolvida em 1983, revolucionou a Genética Molecular e todas as áreas que derivam dela. Ela permite sintetizar DNA in vitro, para que uma quantidade desta molécula se torne abundante, permitindo que análises posteriores sejam feitas, ou seja, algo de extrema importância para as Ciências Forenses. (Adaptado de FUNIVERSA SPTC-GO Médico Legista de 3° Classe 2015). 0 processo de identificação por DNA (ácido desoxirribonucleico) tem por lastro a assertiva de que cada indivíduo é geneticamente único (à exceção dos gêmeos idênticos), 0 que torna praticamente obsoletas outras técnicas antecedentes.
Quanto a esse processo de identificação, assinale a alternativa correta.
A) A molécula de DNA mostra-se ideal para processo de identificação em função da ausência de polimorfismos, facilitando assim a do comprimento dos fragmentos resultantes da ação das enzimas de restrição.
B) DNA mitocondrial, diferentemente do DNA nuclear, não é útil para a tentativa de identificação de restos humanos, uma vez que se faz escassamente presente em pelos sem bulbo piloso (hastes pilosas) e sangue.
C) A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é uma técnica comumente utilizada para se determinar 0 perfil de DNA em uma amostra. Sensível e moderna, é capaz de gerar com um grande número de cópias de um determinado segmento de DNA a partir de pequena quantidade de material genético.
D) Apresenta como limitação a impossibilidade de ser realizado em fragmentos ósseos e unhas.
User badge image
Questões Para o Saber

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) A molécula de DNA mostra-se ideal para processo de identificação em função da ausência de polimorfismos, facilitando assim a do comprimento dos fragmentos resultantes da ação das enzimas de restrição. - Esta afirmação está incorreta, pois o DNA possui polimorfismos, que são variações que tornam a identificação possível. B) DNA mitocondrial, diferentemente do DNA nuclear, não é útil para a tentativa de identificação de restos humanos, uma vez que se faz escassamente presente em pelos sem bulbo piloso (hastes pilosas) e sangue. - Esta afirmação também está incorreta. O DNA mitocondrial é útil para identificação, especialmente em casos onde o DNA nuclear não está disponível. C) A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é uma técnica comumente utilizada para se determinar o perfil de DNA em uma amostra. Sensível e moderna, é capaz de gerar um grande número de cópias de um determinado segmento de DNA a partir de pequena quantidade de material genético. - Esta afirmação está correta. A PCR é realmente uma técnica sensível e eficaz para amplificar DNA. D) Apresenta como limitação a impossibilidade de ser realizado em fragmentos ósseos e unhas. - Esta afirmação é incorreta, pois a PCR pode ser realizada em fragmentos ósseos e unhas, desde que haja material genético suficiente. Portanto, a alternativa correta é: C) A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é uma técnica comumente utilizada para se determinar o perfil de DNA em uma amostra. Sensível e moderna, é capaz de gerar um grande número de cópias de um determinado segmento de DNA a partir de pequena quantidade de material genético.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais conteúdos dessa disciplina