A Escola Municipal Caminhos do Saber atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I e está situada em uma região urbana marcada por grande diversidade cultural, social e étnico-racial. A equipe pedagógica da escola se orgulha de seu Projeto Político-Pedagógico (PPP), que defende uma educação inclusiva, democrática e voltada para a cidadania.
No entanto, durante uma reunião de professores, a coordenadora pedagógica observou que o planejamento das aulas ainda seguia modelos tradicionais, com conteúdos descontextualizados da realidade dos estudantes e com pouca representatividade cultural. Alguns professores afirmaram que seguir o livro didático é mais “seguro” e “garante que todo o conteúdo seja cumprido”.
Em uma aula de história do 5º ano, por exemplo, um aluno negro questionou por que os conteúdos sobre a cultura africana apareciam apenas durante o mês de novembro. Já em uma turma do 3º ano, alunos indígenas relataram que nunca viram sua cultura representada nos materiais da escola. Diante disso, a direção da escola propôs repensar o currículo, integrando práticas pedagógicas mais significativas e inclusivas.
Com base no estudo de caso acima exposto , responda as perguntas que seguem(1,2,3,4 e 5) mediante a elaboração de um texto, o qual não ultrapasse as 15 linhas, e, faça uso na norma padrão da Língua Portuguesa.
Cuide, também, a coesão e a coerência textual .
1. Quais os principais desafios enfrentados pela escola em relação à articulação entre currículo e diversidade?
2. Que estratégias pedagógicas podem ser adotadas para tornar o currículo mais inclusivo, representativo e coerente com os princípios da diversidade?
3. Como o professor pode conciliar as exigências legais e curriculares (como a BNCC) com uma prática pedagógica que valorize os diferentes saberes e culturas presentes na escola?
4. De que maneira o currículo oculto pode influenciar a exclusão ou a valorização da diversidade no cotidiano escolar?
5. Reflita sobre o papel do(a) pedagogo na construção de uma currículo que respeite a pluralidade cultural e social dos estudantes