Logo Passei Direto
Buscar
(SEE/SP – adaptado) Segundo Denys Cuche, a primeira definição etnológica de cultura deve-se ao antropólogo Edward Tylor. Nela, ele retoma também o conceito de civilização, de modo a conceber cultura e civilização como um conjunto complexo que
inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade.
exclui os conhecimentos adquiridos historicamente, mas sobretudo as artes, as crenças, a moral, o direito, os costumes os hábitos adquiridos pelos homens em situação de selvageria e barbárie.
inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e os outros instintos naturais do homem.
exclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades do ser humano.
inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades inatas ou hábitos adquiridos institivamente pelo homem enquanto conquista dos períodos étnicos.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para responder a essa questão, precisamos considerar a definição de cultura proposta por Edward Tylor, que é uma das primeiras e mais influentes na antropologia. Tylor define cultura como um conjunto complexo que abrange diversos aspectos da vida humana. Analisando as alternativas: 1. exclui os conhecimentos adquiridos historicamente, mas sobretudo as artes, as crenças, a moral, o direito, os costumes os hábitos adquiridos pelos homens em situação de selvageria e barbárie. - Esta opção não reflete a definição de Tylor, pois ele não exclui conhecimentos adquiridos historicamente. 2. inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e os outros instintos naturais do homem. - Embora mencione muitos elementos, a referência a "instintos naturais" não é precisa na definição de Tylor. 3. exclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades do ser humano. - Esta opção é incorreta, pois Tylor inclui esses elementos em sua definição. 4. inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades inatas ou hábitos adquiridos institivamente pelo homem enquanto conquista dos períodos étnicos. - Esta opção é a mais próxima da definição de Tylor, pois menciona a inclusão de diversos aspectos da cultura. Portanto, a alternativa correta é: inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades inatas ou hábitos adquiridos institivamente pelo homem enquanto conquista dos períodos étnicos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(UFMA) Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:
A Revolução Russa e a Revolução Chinesa.
A Revolução dos cravos em Portugal e a Revolução Moçambicana.
A Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
A Revolução Mexicana e a Revolução Nicaraguense.
A Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.

Sobre a relação entre a revolução industrial e o surgimento da sociologia como ciência, assinale o que for correto.
A migração de grandes contingentes populacionais do campo para as cidades gerou uma série de problemas modernos, que passaram a demandar investigações visando à sua resolução ou minimização.
Os primeiros intelectuais interessados no estudo dos fenômenos provocados pela revolução industrial compartilhavam uma perspectiva positiva sobre os efeitos do desenvolvimento econômico baseado no modelo capitalista.
Os conflitos entre capital e trabalho, potencializados pela concentração dos operários nas fábricas, foram tema de pesquisa dos precursores da sociologia e continuam inspirando debates científicos relevantes na atualidade.
A necessidade de controle da força de trabalho fez com que as fábricas e indústrias do século XIX inserissem sociólogos em seus quadros profissionais, para atuarem no desenvolvimento de modelos de gestão mais eficientes e produtivos.
A consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava.

Mais conteúdos dessa disciplina