Logo Passei Direto
Buscar
A conversão do músculo em carne depende de mudanças bioquímicas pós-morte do animal.
Sobre essas mudanças, assinale a alternativa CORRETA.
a) Na fase de pré-rigor, o tecido muscular é inflexível, rígido e caracterizado bioquimicamente por altos níveis de ATP e creatina-fosfato e pela glicólise ativa.
b) Na fase de rigor, o pH do músculo aumenta e está associado à perda da extensibilidade.
c) Na fase pós-rigor, o músculo perde a capacidade de produzir ATP, e essa fase tem início de 1 a 2 horas após o abate.
d) A ocorrência de glicólise pós-morte forma ácido láctico, e o pH do músculo fica em torno de 5,5, o que ajuda a controlar a deterioração microbiana, melhorando a cor da carne.
e) Carnes com pH menores que 5,1 são resultantes de animais abatidos sem reserva de glicogênio, gerando uma carne DFD (dark, firm and dry).
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre as mudanças bioquímicas pós-morte do animal na conversão do músculo em carne: a) Na fase de pré-rigor, o tecido muscular é inflexível, rígido e caracterizado bioquimicamente por altos níveis de ATP e creatina-fosfato e pela glicólise ativa. - Esta afirmação está incorreta, pois na fase de pré-rigor, o músculo ainda possui ATP, mas a rigidez não é uma característica predominante. b) Na fase de rigor, o pH do músculo aumenta e está associado à perda da extensibilidade. - Esta afirmação é incorreta, pois o pH do músculo na fase de rigor geralmente diminui devido à produção de ácido láctico. c) Na fase pós-rigor, o músculo perde a capacidade de produzir ATP, e essa fase tem início de 1 a 2 horas após o abate. - Esta afirmação é parcialmente correta, mas a fase pós-rigor não é definida apenas pela perda de capacidade de produzir ATP. d) A ocorrência de glicólise pós-morte forma ácido láctico, e o pH do músculo fica em torno de 5,5, o que ajuda a controlar a deterioração microbiana, melhorando a cor da carne. - Esta afirmação é correta, pois a glicólise pós-morte realmente leva à formação de ácido láctico, que reduz o pH e ajuda a preservar a carne. e) Carnes com pH menores que 5,1 são resultantes de animais abatidos sem reserva de glicogênio, gerando uma carne DFD (dark, firm and dry). - Esta afirmação é incorreta, pois a carne DFD é caracterizada por um pH elevado, não baixo. Portanto, a alternativa correta é: d) A ocorrência de glicólise pós-morte forma ácido láctico, e o pH do músculo fica em torno de 5,5, o que ajuda a controlar a deterioração microbiana, melhorando a cor da carne.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Após o abate há modificações químicas e físicas que provocam a chamada transformação do músculo em carne ou a mudança post-mortem do músculo.
Acerca dessas mudanças, todas as opções estão corretas, EXCETO:
a) No momento da morte do animal (abate), o músculo é mole e extensível, mas em poucas horas converte-se em uma estrutura inextensível e relativamente rígida (Rigor mortis).
b) A produção de ATP durante o período post-mortem mantém-se graças à degradação anaeróbica do glicogênio.
c) Após o abate, a fibra muscular deve modificar seu metabolismo e provoca modificações químicas muito importantes que são: queda da taxa de ATP e de glicogênio e acúmulo de ácido lático.
d) O conteúdo de glicogênio independe da espécie e da raça animal, como também do grau de nutrição e de fadiga prévia ao abate.
e) O pH do músculo de um animal sadio e devidamente descansado no momento imediatamente após o abate varia de 7,0 a 7,3. Após o sacrifício do animal, o pH diminui devido a degradação do ATP até chegar pH final entre 5,5 e 5,4.

Considerando o esquema dos sarcômeros representados abaixo e suas características durante a contração, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) I contém miofilamentos e corresponde à banda A, que não se encurta.
b) IV contém actina e corresponde a uma banda que se encurta.
c) II delimita o sarcômero e corresponde às linhas Z, que se aproximam.
d) III contém miosina e corresponde à banda H, que se estreita.
e) V contém miofibrilas e corresponde ao sarcômero, que não se encurta.