A respeito do procedimento para execução da pena de multa, assinale a alternativa que apresenta algumas etapas do procedimento:
A.
Após a sentença condenatória, se o réu não pagar a multa, seus bens serão imediatamente penhorados.
B.
Após a sentença condenatória transitada em julgado, será extraída a certidão e serão formados autos separados, nos quais será feita a execução.
C.
Após a sentença condenatória transitada em julgado, o próprio Ministério Público determinará a penhora dos bens do executado.
D.
Decorrido o prazo sem pagamento ou manifestação do executado, o processo de execução será arquivado.
E.
A certidão será remetida à Procuradoria Fiscal do Estado que se encarregará de promover a execução da multa perante a Vara Criminal, nos termos do procedimento previsto na legislação tributária.
Ed
mês passado
Vamos analisar as alternativas apresentadas sobre o procedimento para execução da pena de multa: A. Após a sentença condenatória, se o réu não pagar a multa, seus bens serão imediatamente penhorados. - Esta afirmação não está correta, pois a penhora não ocorre imediatamente após a sentença. B. Após a sentença condenatória transitada em julgado, será extraída a certidão e serão formados autos separados, nos quais será feita a execução. - Esta alternativa está correta, pois é o procedimento adequado após o trânsito em julgado da sentença. C. Após a sentença condenatória transitada em julgado, o próprio Ministério Público determinará a penhora dos bens do executado. - Esta afirmação não é correta, pois a penhora não é determinada diretamente pelo Ministério Público. D. Decorrido o prazo sem pagamento ou manifestação do executado, o processo de execução será arquivado. - Esta alternativa não está correta, pois o processo de execução não é arquivado apenas por falta de pagamento ou manifestação. E. A certidão será remetida à Procuradoria Fiscal do Estado que se encarregará de promover a execução da multa perante a Vara Criminal, nos termos do procedimento previsto na legislação tributária. - Esta alternativa não é a mais adequada, pois a execução da multa não é promovida pela Procuradoria Fiscal, mas sim pelo juiz competente. Portanto, a alternativa correta é: B. Após a sentença condenatória transitada em julgado, será extraída a certidão e serão formados autos separados, nos quais será feita a execução.