Os processos de produção de açúcar e etanol são muito semelhantes nas usinas brasileiras, consistindo nas seguintes operações: recepção, preparo e moagem, tratamento do caldo, produção de açúcar, destilaria de álcool, estocagem e expedição dos produtos, setor de utilidades, e tratamento de efluentes.

Na moenda, onde ocorre a extração do caldo pela passagem da cana em um laminadores de rolos, é que se define o que vai para a produção de açúcar e o que vai para a produção de etanol.
Em geral, a moenda é formada por um conjunto de quatro a sete trios de laminadores de rolo em série, levando a uma eficiência no processo de 94% a 97%, aproximadamente, e gerando como subproduto o bagaço de cana, normalmente com umidade aproximada de 50%, que será usado como biomassa para caldeiras.
Sobre esse processo, analise as frases abaixo:
I- No processo de moagem, o primeiro trio de laminadores gera uma proporção de 7 x 1 do caldo em relação ao bagaço produzido, sendo este caldo destinado para a fábrica de açúcar.
II- Do segundo trio em diante, esta proporção cai drasticamente para um máximo de 2 a 2,5 x 1, sendo usado o processo de injeção de água na cana para facilitar a extração do caldo. O caldo extraído do segundo trio em diante segue para a destilaria de álcool.
III - O bagaço de cana produzido segue para o início do processo para mais retirada de caldo.
IV - O bagaço de cana produzido é descartado como resíduo sólido do processo.
Assinale abaixo a alternativa que contempla as frases corretas.
A
I, IIB
III, IVC
I, II, IIID
I, II, IV
Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!