Logo Passei Direto
Buscar
Relata irradiação de cabeça e pescoço há 35 anos, para tratamento de afecção benigna de face. Com relação ao quadro clínico, assinale o diagnóstico mais provável e seu tratamento mais adequado. Lembrar que carcinoma papilífero está relacionado com irradiação de cabeça e pescoço.
Qual o diagnóstico mais provável e seu tratamento mais adequado?
a) Carcinoma papilífero – tireoidectomia total.
b) Carcinoma papilífero – tireoidectomia subtotal.
c) Carcinoma medular – radioterapia.
d) Cisto tireoglosso – cirurgia de Sistrunk.
e) Carcinoma folicular – lobectomia com istmectomia.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Analisando o caso apresentado, temos um paciente que relata irradiação de cabeça e pescoço há 35 anos, o que é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer, especialmente o carcinoma papilífero da tireoide, que está associado à exposição à radiação. Agora, vamos analisar as alternativas: a) Carcinoma papilífero – tireoidectomia total: Esta é uma abordagem comum para o carcinoma papilífero, especialmente se houver comprometimento da glândula tireoide. b) Carcinoma papilífero – tireoidectomia subtotal: Embora possa ser uma opção, a tireoidectomia total é geralmente preferida em casos de carcinoma papilífero. c) Carcinoma medular – radioterapia: O carcinoma medular não é o mais provável neste caso, e a radioterapia não é o tratamento primário. d) Cisto tireoglosso – cirurgia de Sistrunk: Um cisto tireoglosso é uma condição benigna e não se relaciona diretamente com a irradiação. e) Carcinoma folicular – lobectomia com istmectomia: Embora o carcinoma folicular também seja uma possibilidade, o carcinoma papilífero é mais comum em pacientes com história de irradiação. Diante disso, a alternativa mais adequada, considerando o histórico de irradiação e o diagnóstico mais provável, é: a) Carcinoma papilífero – tireoidectomia total.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Paciente de 65 anos admitido no PS com quadro de vômitos com presença de sangue vivo e coágulos associado à dor abdominal de início agudo. É usuário crônico de corticoide oral por doença autoimune renal. Nas últimas semanas fez uso frquente de anti-inflamatório por dor nas costas. Ao exame REG, sudorético, frequência cardíaca de 120 bpm, PA 1650x90 mm Hg. Abdome muito doloroso, com defesa involuntária em todos os quadrantes e sinal de Jobert positivo.
Assinale a alternativa correta:
a) Paciente com provável hemorragia digestiva causada por úlcera péptica. Deve ser monitorizado, receber reposição volêmica, IBP em dose alta e realizar endoscopia nas primeiras 24h.
b) Paciente com provávle hemorragia digestiva causado por varizes esofágicas. Uso crônico de corticoide está associado à lesão hepática com formação de varizes. Deve ser monitorizado, receber reposição volêmica, oxigênio, IBP, iniciar drogas vasoativas e realizar endoscopia nas primeiras 24h.
c) Este paciente está com choque grau III (perda sanguínea aproximada de 2L). Além da reposição volêmica com solução cristaloide, deve receber concentrado de hemácias o mais rápido possível.
d) Este paciente não deve ser submetido à endoscopia. Além da monitorização, reposição volêmica, oxigênio e IBP, este paciente deve realizar um exame de imagem como radiografia simples ou TC de abdome para escclarecer o diagnóstico.
e) Hematêmese não é patognomônico de hemorragia digestiva alta. Além da endoscopia alta, é neces´sario investigar o trato baixo.

O apêndice é um pequeno anexo semelhante a um dedo com cerca de 10 cm de comprimento, ligado ao ceco logo abaixo da válvula ileocecal. O apêndice enche-se de alimento e esvazia-se regularmente no ceco. Como ele se esvazia insuficientemente e a sua luz é pequena, está propenso a tornar-se obstruído e é particularmente vulnerável a infecção, chamada de apendicite. Ao exame físico abdominal, na palpação, como é chamado o sinal que ao posicionar o paciente em decúbito dorsal, realiza-se uma compressão no ponto de McBurney, seguida de uma descompressão súbita, que será referida pelo paciente como dor ou piora da dor quando o sinal estiver presente. Este é considerado um sinal sugestivo de apendicite aguda. Assinale a alternativa correta.
(A) Sinal de Murphy.
(B) Sinal de Giordano.
(C) Sinal de Blumberg.
(D) Sinal de Piparote.

Mais conteúdos dessa disciplina