A elaboração e a estruturação de uma metodologia adequada para pessoas com deficiência são fundamentais para desenvolver habilidades e aptidões nos alunos.
O profissional de Educação física que trabalhar com essa população deverá conhecer os aspectos socioeconômicos e pessoais dos alunos, para que as atividades propostas possam ter significado para esses indivíduos. Além disso, precisa considerar como ensinará e como se comunicará, de forma que todos se entendem, e de que maneira fará com que os estudantes identifiquem e interpretem sua evolução e seus resultados de forma crítica, para que se sintam motivados a atingir novos objetivos ou manter as metas.
Após passar pelas primeiras etapas, a última é desenvolver um plano de aula para deficientes físicos, especificamente aqueles com paralisia cerebral severa.
Quais são os esportes paralímpicos que você pode desenvolver com essa população e utilizar o conteúdo do seu plano de aula?
Bruno Carvalho
há 3 semanas
Padrão de resposta esperado
Ao conhecer um pouco os esportes paralímpicos voltados para deficientes físicos, você acha indicado trabalhar a Bocha com essa turma, cujos alunos têm os graus mais severos de paralisia cerebral. O objetivo da Bocha é jogar a bola da cor correspondente ao seu time (azuis ou vermelhas) o mais próximo possível de uma bola branca, denominada jack, podendo usar as mãos, os pés, a cabeça, as calhas e até o auxílio de calheiros, no caso de deficiências mais severas.
É um jogo que pode ser individual, em duplas ou em equipes, no qual homens e mulheres têm a possibilidade de competirem juntos. O kit de jogo é composto por seis bolas azuis, seis bolas vermelhas e uma branca, todas de fibra sintética expandida e superfície de couro. A bola utilizada para o jogo de Bocha adaptado é menor do que a da Bocha convencional, pesando 280g.
A tática, o pensamento estratégico e a inteligência são habilidades fundamentais a serem desenvolvidas pelos jogadores para conseguirem os melhores resultados, de acordo com cada circunstância na qual o jogo vai se moldando. Sabendo essas condições de jogo, você pode escolher seu objetivo e, então, planificar as atividades de sua aula de acordo com este.
Ao desenvolver seu plano de aula, não se esqueça dos seguintes pontos:
- considere o grau da deficiência dos atletas;
- tome as providências para tornar o local de treino acessível, a fim de evitar desestímulos;
- pense nas adaptações necessárias para as atividades propostas, de acordo com a deficiência dos alunos;
- demonstre coerência entre o objetivo, as atividades propostas e a metodologia utilizada.
Um objetivo da aula pode ser a iniciação da técnica de arremesso ao alvo. Para isso, uma das atividades que pode ser desenvolvida é: acertar bolas de diversos tamanhos e superfícies dentro de arcos espalhados no chão em distintas posições, sendo que cada arco terá uma pontuação diferente. Ganha a criança que conseguir mais pontos. Com essa atividade, você consegue trabalhar os princípios técnicos do jogo de Bocha, além de começar a estimular o pensamento tático para conseguir a melhor pontuação.