Para atender à demanda espontânea, cada unidade de saúde faz uso de uma estratégia, muitas vezes pensando no perfil da população atendida na sua área de abrangência.
Qual dos modelos a seguir, citados nos Cadernos de Atenção Básica do Ministério da Saúde, refere-se ao acolhimento misto?
A.
Um dos enfermeiros fica sem atendimentos agendados para atender à demanda espontânea de todas as áreas, caso ultrapasse o horário e a quantidade a um dos médicos também sem atendimentos agendados para, independentemente da área, atender aos casos agudos encaminhados pelo acolhimento.
B.
A principal característica é que cada usuário é acolhido pelos profissionais de sua equipe de referência; pode ser realizado por um ou mais profissionais, a fim de entender as suas necessidades no momento.
C.
O enfermeiro de cada equipe atende à demanda espontânea da população residente na sua área de abrangência e também os seus usuários agendados; nesses casos, o médico faz a retaguarda para os casos agudos e também atende os usuários agendados.
D.
O enfermeiro e/ou técnico de enfermagem atende os usuários que chegam por demanda espontânea na unidade. O médico da equipe do acolhimento do dia fica na retaguarda do acolhimento. A equipe de acolhimento fica com suas agendas voltadas exclusivamente para isso.
E.
Toda a equipe se reúne com os usuários que chegam à unidade de saúde por demanda espontânea no primeiro momento de abertura da unidade em um espaço coletivo para uma escuta coletiva; nesse momento, é explicado aos usuários o modo de funcionamento da unidade e o processo de trabalho das equipes.
Ed
há 2 semanas
Para identificar qual dos modelos citados refere-se ao acolhimento misto, vamos analisar cada alternativa: A. Um dos enfermeiros fica sem atendimentos agendados para atender à demanda espontânea de todas as áreas, caso ultrapasse o horário e a quantidade a um dos médicos também sem atendimentos agendados para, independentemente da área, atender aos casos agudos encaminhados pelo acolhimento. - Esta opção descreve uma abordagem de atendimento, mas não caracteriza especificamente o acolhimento misto. B. A principal característica é que cada usuário é acolhido pelos profissionais de sua equipe de referência; pode ser realizado por um ou mais profissionais, a fim de entender as suas necessidades no momento. - Esta opção fala sobre acolhimento, mas não menciona a mistura de atendimentos. C. O enfermeiro de cada equipe atende à demanda espontânea da população residente na sua área de abrangência e também os seus usuários agendados; nesses casos, o médico faz a retaguarda para os casos agudos e também atende os usuários agendados. - Esta opção menciona a atuação do enfermeiro e do médico, mas não caracteriza o acolhimento misto. D. O enfermeiro e/ou técnico de enfermagem atende os usuários que chegam por demanda espontânea na unidade. O médico da equipe do acolhimento do dia fica na retaguarda do acolhimento. A equipe de acolhimento fica com suas agendas voltadas exclusivamente para isso. - Esta opção descreve um modelo de acolhimento, mas não é misto, pois a equipe está focada apenas na demanda espontânea. E. Toda a equipe se reúne com os usuários que chegam à unidade de saúde por demanda espontânea no primeiro momento de abertura da unidade em um espaço coletivo para uma escuta coletiva; nesse momento, é explicado aos usuários o modo de funcionamento da unidade e o processo de trabalho das equipes. - Esta opção descreve um acolhimento coletivo, mas não é misto. Após analisar as alternativas, a opção que melhor se encaixa no conceito de acolhimento misto, que combina a demanda espontânea com a referência da equipe, é a C. Portanto, a resposta correta é: C.