Relacione os conceitos:
I- Impostos
II-Taxas
III-Contribuições de melhoria
IV-Empréstimos Compulsórios
V-Contribuições Sociais
( ) Esse tributo é destinado ao custeio de obras públicas. Para ser cobrado, é necessária a existência de uma obra pública. Além disso, é indispensável, para que seja válido, que tenha havido valorização econômica do imóvel do contribuinte. Outra informação importante sobre esse tipo de tributo é que deve ser cobrado de uma vez, após a demonstração do custo da obra que gerou a valorização.
( ) É um tributo de competência da União. Como o nome sugere, o valor pago pelo contribuinte é devolvido. É preciso que o destino do tributo seja legalmente estabelecido. Além disso, para que seja válido, é indispensável a criação de uma lei complementar.
( ) As contribuições possuem sua destinação definida na legislação, não podendo ser utilizada livremente. É uma das principais fontes de renda do Estado. O PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) são exemplos de contribuição.
( ) Também compõem grande parte da arrecadação do Estado, visto que elas são pagas quando o contribuinte utiliza algum serviço público. Sua destinação assim como a contribuição também é pré-fixada
( ) Poderá ser utilizado em qualquer área, desde que haja legislação instituindo isso. Como exemplo, temos o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotores). O imposto é o principal financiador dos serviços públicos.
Está correta a sequência:
a - I, II, III, IV, V
b - V, IV, III, II, I
c - I, II, IV, V
d - III, IV, V, II, I
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada descrição e relacioná-las com os conceitos: I - Impostos II - Taxas III - Contribuições de melhoria IV - Empréstimos Compulsórios V - Contribuições Sociais Agora, vamos correlacionar as descrições: 1. Contribuições de melhoria: Esse tributo é destinado ao custeio de obras públicas. Para ser cobrado, é necessária a existência de uma obra pública e a valorização econômica do imóvel do contribuinte. (III) 2. Empréstimos Compulsórios: É um tributo de competência da União, cujo valor pago pelo contribuinte é devolvido. É preciso que o destino do tributo seja legalmente estabelecido. (IV) 3. Contribuições Sociais: As contribuições possuem sua destinação definida na legislação, como o PIS e COFINS. (V) 4. Taxas: Também compõem grande parte da arrecadação do Estado, pagas quando o contribuinte utiliza algum serviço público. (II) 5. Impostos: Poderá ser utilizado em qualquer área, como o ICMS e o IPVA. O imposto é o principal financiador dos serviços públicos. (I) Agora, organizando as correspondências: - (III) Contribuições de melhoria - (IV) Empréstimos Compulsórios - (V) Contribuições Sociais - (II) Taxas - (I) Impostos Portanto, a sequência correta é: a - I, II, III, IV, V.