Atente para o fragmento de texto:
“Para Twain e outros escritores americanos do final do século 19, realismo não era apenas uma técnica literária: era um modo de dizer a verdade e derrubar convenções surradas. Era, portanto, profundamente libertador e potencialmente em desavença com a sociedade.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VanSpanckeren, K. Perfil da Literatura Americana, Agência de Divulgação dos Estados Unidos da America, 1994. p. 50.
Considerando o fragmento de texto dado e o que você leu no livro-base Introdução às Literaturas de Língua Inglesa, sobre o Realismo estadunidense na literatura, leia as assertivas que seguem. Na sequência, assinale a alternativa que apresenta a assertiva correta:
A)Mark Twain e Nathaniel Hawthorne, dois grandes nomes do Realismo, retrataram as contradições e injustiças existentes na sociedade.
B)A obra As Aventuras de Huckleberry Finn, de Mark Twain, é um marco do período, pois revela os conflitos morais e as hipocrisias presentes na sociedade.
C)A ascensão do Realismo na literatura está diretamente relacionada à Guerra da Independência e às transformações sociais ocorridas a partir desse evento.
D)O Realismo se tornou um estilo dominante nos Estados Unidos a partir do século XX.
E)Os escritores desta época tinham uma visão sentimental e religiosa sobre o mundo.
Ed
há 3 semanas
A alternativa correta é: B) A obra *As Aventuras de Huckleberry Finn*, de Mark Twain, é um marco do período, pois revela os conflitos morais e as hipocrisias presentes na sociedade. Essa obra é um exemplo clássico do Realismo, abordando questões sociais e morais de forma crítica. As outras alternativas apresentam informações que não são precisas em relação ao contexto do Realismo na literatura americana.