Logo Passei Direto
Buscar
No Brasil, 47% da população é inativa fisicamente. Esse comportamento é uma preocupação global de saúde pública, especialmente por suas consequências na saúde física. Doenças crônicas não transmissíveis estão entre as principais causas de morte no mundo. Fonte: adaptado de: HALLAL, P.C. et al. Global physical activity levels: surveillance progress, pitfalls, and prospects. The Lancet, [s. I.], V. 380, n. 9838, p. 247-257, 2012.
Sobre comportamento sedentário e seus efeitos, analise as afirmacoes considerando V para verdadeiro e F para falso: 0 comportamento sedentário possui diversos efeitos deletérios ao organismo, como 0 aumento da biogênese mitocondrial que favorece 0 acúmulo de gordura e a resistência à insulina. As mulheres, em todas as fases da vida, apresentam maior comportamento sedentário do que homens, 0 que explica uma maior mortalidade feminina por doenças cardiovasculares. 0 aumento da incidência de obesidade em adolescentes tem como uma das causas a alta incidência de inatividade física, especialmente entre as meninas que são menos ativas do que meninos nesta fase da vida. tempo de tela excessivo é um dos fatores que contribuem para aumento do tempo em comportamento sedentário entre mais jovens, ainda assim esse comportamento não aumenta risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis nesta população.
A - V,V,F,F.
B - F,F,V,F.
C - V,F,F,V.
D - F,V,V,F.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre comportamento sedentário e seus efeitos: 1. O comportamento sedentário possui diversos efeitos deletérios ao organismo, como o aumento da biogênese mitocondrial que favorece o acúmulo de gordura e a resistência à insulina. É falsa (F). O comportamento sedentário está associado à diminuição da biogênese mitocondrial, o que pode levar ao acúmulo de gordura e resistência à insulina, mas a afirmação como está redigida é incorreta. 2. As mulheres, em todas as fases da vida, apresentam maior comportamento sedentário do que homens, o que explica uma maior mortalidade feminina por doenças cardiovasculares. É verdadeira (V). Estudos mostram que as mulheres tendem a ser mais sedentárias em várias fases da vida, o que pode contribuir para uma maior mortalidade por doenças cardiovasculares. 3. O aumento da incidência de obesidade em adolescentes tem como uma das causas a alta incidência de inatividade física, especialmente entre as meninas que são menos ativas do que meninos nesta fase da vida. É verdadeira (V). A inatividade física é um fator importante que contribui para a obesidade, e as meninas frequentemente apresentam níveis mais baixos de atividade física em comparação aos meninos. 4. Tempo de tela excessivo é um dos fatores que contribuem para aumento do tempo em comportamento sedentário entre mais jovens, ainda assim esse comportamento não aumenta risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis nesta população. É falsa (F). O tempo de tela excessivo está associado ao aumento do comportamento sedentário e, sim, esse comportamento aumenta o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Agora, organizando as respostas: 1. F 2. V 3. V 4. F Portanto, a sequência correta é: D - F, V, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais conteúdos dessa disciplina