Logo Passei Direto
Buscar
A criança com deficiência decorrente da deficiência física precisa de muito mais do que recursos básicos que satisfaçam suas necessidades primárias. Sobre o ambiente para crianças com deficiência física, analise as afirmativas a seguir:
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O ambiente desafiador possibilita o desenvolvimento para a criança, sentindo-se provocada a achar soluções para responder aos problemas apresentados.
( II ) A Educação Infantil trabalha a primeira situação da inclusão, que é a heterogeneidade, possibilitando que o aluno veja o mundo com os seus olhos, a partir de um ambiente em que vários indivíduos diferentes estão inclusos e realizando trocas sociais.
( F ) O ambiente onde a criança está incluída age neste processo como um fator restrito, podendo também agir como um meio limitante.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar as afirmativas sobre o ambiente para crianças com deficiência física: ( V ) O ambiente desafiador possibilita o desenvolvimento para a criança, sentindo-se provocada a achar soluções para responder aos problemas apresentados. É verdadeira. Um ambiente desafiador estimula a criança a desenvolver habilidades e a encontrar soluções criativas para os desafios que enfrenta. ( II ) A Educação Infantil trabalha a primeira situação da inclusão, que é a heterogeneidade, possibilitando que o aluno veja o mundo com os seus olhos, a partir de um ambiente em que vários indivíduos diferentes estão inclusos e realizando trocas sociais. É verdadeira. A Educação Infantil promove a inclusão e a convivência entre crianças diferentes, o que enriquece a experiência de aprendizado e socialização. ( F ) O ambiente onde a criança está incluída age neste processo como um fator restrito, podendo também agir como um meio limitante. É falsa. O ambiente deve ser inclusivo e adaptado para promover o desenvolvimento da criança, e não deve ser um fator limitante. Portanto, a sequência correta é: V - V - F. Como não há uma alternativa correspondente a essa sequência, você deve verificar as opções disponíveis. Se precisar de mais ajuda, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O desenvolvimento motor entre o nascimento e a idade adulta é denominado de céfalo-caudal, ou seja, inicia com o controle de cabeça e vai se desenvolvendo até controlar pernas, produzindo muitas modificações no organismo humano. Sobre a sequência do desenvolvimento motor nos bebês, correspondente ao 1º mês, 2º mês, 3º mês e 4º mês, ordene os itens a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Neste período, o bebê inicia o movimento de rastejar, leva objetos e dedos à boca para realizar o seu reconhecimento.
II- Mantém a postura de fechamento e a assimetria do corpo, mas libera mais as pernas, o peso do corpo é mais concentrado na região do quadril, por isso o bebê permanece com esta região mais elevada quando está na postura ventral (de barriga para baixo).
III- A criança pode virar-se para os dois lados, as mãos podem ser trazidas para a linha média - linha do umbigo que divide o corpo entre dois lados, esquerdo e direito. Ela já brinca com as mãos e pode segurar objetos, levando-os à boca. Inicia o controle de cabeça.
IV- O recém-nascido tem a postura em fechamento, em que predomina a assimetria. Quando colocado em decúbito dorsal (barriga para cima), ele é capaz de virar a cabeça para ambos os lados. Em decúbito ventral (barriga para baixo), vira a cabeça para liberar as vias aéreas nessa posição.
( ) I - III - II - IV.
( ) III- II - IV - I.
( ) I - IV - III - II.
( X ) IV - II - III - I.

A poliomielite é também chamada de paralisia infantil, tendo como causa o poliovírus, que causa a chamada síndrome pós-pólio. Dependendo da região em que o vírus se instala, pode levar a uma paralisia muscular flácida e assimétrica, comprometendo preferencialmente pernas, mas afetando também braços e tronco. A transmissão desse vírus pode ser por contato direto de pessoa para pessoa e das condições de higiene do ambiente. O que levou o Brasil a erradicar a poliomielite foi uma campanha intensa desde 1986. Sobre a sequência da evolução do processo histórico da erradicação da poliomielite no Brasil, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Criação do Grupo de Trabalho para a erradicação da poliomielite no Brasil.
II- Manutenção das campanhas de vacinação no Brasil.
III- O Brasil recebeu em 1994 a Certificação Internacional da Erradicação da Poliomielite.
( X ) I - III - II.
( ) II - III - I.
( ) III - I - II.
( ) II - I - III.

A origem da deficiência física pode ser causada por várias doenças, como a causa encefálica que acomete o sistema nervoso central, ou espinhal, que acomete a medula espinhal, ou muscular que afeta o sistema muscular e ósteo-articular que afeta o sistema esquelético e articulações.
Sobre a terminologia adequada das doenças que causam a deficiência física, analise as afirmativas a seguir:
I- A lesão na coluna que compromete a motricidade, a sensibilidade, o controle de esfíncteres, envolvendo a área emocional e a social é chamada de traumatismo crânio-encefálico (TCE). Tem como causas acidentes automobilísticos, acidentes de mergulho, violência urbana, tumores e infecções. ERRADA
II- O corte de um membro (perna ou braço) que será substituído por uma prótese é chamado de Amputação; as causas mais comuns são má-formação congênita de um membro, acidentes, problemas vasculares, tumores e infecções. CORRETA
III- As causas mais comuns para esta lesão são acidente automobilístico, acidente de trabalho, quedas, violência urbana. É uma lesão que afeta a caixa craniana e o cérebro, chamada de Lesão Medular, entretanto pode não causar sequelas, dependendo da intensidade do choque. ERRADA
IV- O grupo de doenças com origem hereditária tem a denominação de Doenças Neuromusculares. Comprometem o sistema nervoso central, a medula espinhal, os nervos periféricos e os músculos. É uma doença progressiva; dependendo do tipo de distrofia, pode levar ao uso de cadeira de rodas ou à morte. CORRETA

O documento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, declara que a pessoa com deficiência passou a ser considerada cidadã pois define que: "todos os seres humanos nascem livres e iguais, em dignidade e direitos [...] (Art. 1°), [...] sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação" (Art. 2°).
Sobre a pessoa com deficiência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) No Brasil, o atendimento a pessoas com deficiência surgiu com a criação de duas instituições para o processo de institucionalização total para a educação de pessoas cegas e surdas, Imperial Instituto de Meninos Cegos (1854 - atual Instituto Benjamim Constant) e o Instituto dos Surdos Mudos (1857 - atual Instituto Nacional de Educação de Surdos/INES), ambos localizados no Rio de Janeiro.
( V ) Na década de 1950, iniciou um movimento mundial para a desinstitucionalização da pessoa com deficiência, ganhando maior abrangência na década de 1990, com a política da inclusão promulgada na Declaração de Salamanca, que teve como objetivo principal a atenção educacional aos alunos com necessidades educacionais especiais.
( V ) Podemos definir a deficiência física como o comprometimento do aparelho locomotor que compreende o sistema osteoarticular, sistema muscular e o sistema nervoso.
( V ) As doenças que afetam o sistema osteoarticular, sistema muscular e o sistema nervoso produzem, em nível físico, limitações, que implicam consequências para todos os âmbitos da vida do indivíduo, tanto social quanto profissional e escolar.

Estudos apontam que existem evidências de que o comportamento humano pode ser modificado de acordo com a organização do espaço arquitetônico, e que, em conjunto com outros fatores, pode amenizar e até eliminar o estigma da deficiência (GOLDSMITH, 1967).
Para a dificuldade de acesso do aluno cadeirante, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- O laboratório da sala informatizada e a biblioteca ficam no segundo andar da escola.
II- A porta da sala de aula é muito estreita para a cadeira passar ou que pode machucar a mão do aluno.
III- Não há um banheiro adaptado para que o aluno possa usá-lo.
( III) O objetivo é trabalhar com o aluno a independência.
( I ) A escola necessita realizar mudanças no espaço escolar.
( II ) O ambiente não colabora com o trabalho pedagógico como um todo.

Os médicos prescrevem às mulheres em idade fértil a complementação do ácido fólico, via medicamento, mas encontrada também em folhas verdes e no fígado bovino. Serve para prevenção de uma doença que tem como característica a falta de fusão (fechamento) dos elementos da coluna vertebral (vértebras). Esta lesão medular promove uma paralisia motora e sensorial que pode acometer membros inferiores, sistema urinário e intestino, além de malformações associadas, como hidrocefalia (presença de líquido entre as meninges - membranas cerebrais).
A forma mais frequente de um grupo de doenças denominadas Defeitos de Fechamento do Tubo Neural (DFTN) é denominada de:
( X ) Mielomeningocele (espinha bífida).
( ) Acidente Vascular Encefálico.
( ) Poliomielite.
( ) Distrofia Muscular de Duchenne.

Por não apresentarem beleza, forma física perfeita e saúde, as pessoas com deficiência eram excluídas, isso se tornou presente no decorrer da história. De acordo com a deficiência, eram punidas com abandono e morte.
Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Século XV.
II- Idade Média.
III- Séculos XVI e XIX.
( II ) As pessoas com deficiência eram abrigadas em igrejas, pois se acreditava terem sido concebidas para purgar os pecados de seus pais ou encaminhadas para os palácios, com a finalidade de propiciar a alegria do Rei como bobos da corte.
( I ) Crianças deformadas eram atiradas nos esgotos em Roma, para serem eliminadas, pois se acreditava terem sido concebidas com poderes malignos.
( III ) Os hospitais psiquiátricos e asilos na Europa, abrigavam os deficientes, coxos (amputados ou com má-formação), leprosos e loucos, os quais eram mantidos presos sem nenhum tipo de tratamento adequado.

As tecnologias assistivas atuam como uma solução criativa para os problemas funcionais do aluno com deficiência física, que pode apresentar dificuldades nas tarefas do cotidiano e depende de auxílio e cuidados de outra pessoa, pois não participa ativamente das atividades escolares.
De acordo com as atividades pedagógicas e os materiais das tecnologias assistivas, que podem ser utilizados pelos alunos com deficiência física, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Atividades de escrita.
II- Atividades de leitura.
III- Desenho e pintura.
( III ) Engrossadores de EVA (Ethil Vinil Acetat) para lápis e pincéis, pulseiras imantadas, órtese para posicionamento, pranchetas adaptadas para fixar as folhas.
( II ) Fixador com velcro para mesa, plano inclinado para apoio do material, separação de páginas com EVA ou feltro, velcro para auxiliar a troca de página.
( I ) Quadros imantados, cubos com letras, letras de EVA, pranchas com letras.

Atualmente, é indiscutível o benefício para qualquer criança, independentemente de sua condição física, intelectual ou emocional, de um bom programa de educação infantil do nascimento aos seis anos de idade.
De acordo com os programas de Educação Infantil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Valorizam as diferentes formas de comunicação e de expressão artística.
( F ) O mesmo referencial curricular nacional para a educação infantil não é recomendado para as crianças com deficiências.
( V ) O referencial curricular nacional valoriza o brincar como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil e na socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.
( V ) Efetivamente, esses programas têm por objetivos o cuidar, o desenvolvimento das possibilidades humanas, de habilidades, da promoção da aprendizagem, da autonomia moral e intelectual.

O desenvolvimento ocorre de forma ordenada seguindo certos padrões gerais, entendendo-se que existe uma previsão sequencial: a criança senta antes de andar, usa os olhos antes de usar as mãos, balbucia antes de falar. (FRANCO, 1995).
De acordo com o desenvolvimento humano, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( F ) É muito importante lembrar que o desenvolvimento da criança com deficiência não se realiza como o da criança sem deficiência, no qual as etapas da conquista de autonomia e de conhecimento não seguem a mesma ordem e não acontecem pelas mesmas razões.
( V ) A única diferença é que a criança denominada normal consegue encontrar soluções para construir sua pessoa com mais facilidade, mesmo que o contexto não seja facilitador.
(VAYER; RONCIN, 1989).
( V ) Constata-se que, se o meio oferece ao sujeito sentimentos de segurança, de autonomia e confiança para poder agir, a criança, com deficiência ou não, terá condições de ter um desenvolvimento mais harmonioso. (VAYER; RONCIN, 1989).
( F ) As divergências que poderão existir entre o desenvolvimento dessas crianças se restringem às fases do desenvolvimento, e na criança comprometida pela deficiência física ocorre de acordo com a cronologia estabelecida pelos teóricos que embasam a nossa prática.

Mais conteúdos dessa disciplina