Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
Existem alguns teóricos que diferenciam a religião e a magia, já para outros os comportamentos são mágicos religiosos, em outros termos: fundem magia e religião, como apontam os autores Beals e Hoijer. Segundo os mesmos:
Qual é a definição correta de religião segundo os autores mencionados?
a. “A religião é uma crença em seres sobrenaturais, cujas ações relativas ao homem podem ser influenciadas a até dirigidas”
b. “Os fatos da religião primitiva devem ser explicados em si mesmos”.
c. Religião é uma fé, e não uma devoção.
d. “A religião como a crença em seres sobrenaturais e os consequentes modo e comportamento em virtude dessa crença”.
e. Religião é uma fé, uma devoção.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Para responder à sua pergunta sobre a definição de religião segundo os autores Beals e Hoijer, vamos analisar as alternativas: a) “A religião é uma crença em seres sobrenaturais, cujas ações relativas ao homem podem ser influenciadas a até dirigidas” - Esta definição aborda a crença em seres sobrenaturais, mas não menciona o comportamento ou modos de vida resultantes dessa crença. b) “Os fatos da religião primitiva devem ser explicados em si mesmos” - Esta opção não define religião, mas fala sobre a abordagem de estudo da religião primitiva. c) Religião é uma fé, e não uma devoção - Esta definição é muito simplista e não abrange a complexidade da religião. d) “A religião como a crença em seres sobrenaturais e os consequentes modo e comportamento em virtude dessa crença” - Esta definição é abrangente, pois inclui tanto a crença em seres sobrenaturais quanto os comportamentos que resultam dessa crença. e) Religião é uma fé, uma devoção - Embora mencione fé e devoção, não é tão completa quanto a opção (d). Após analisar as alternativas, a definição correta de religião segundo Beals e Hoijer é: d) “A religião como a crença em seres sobrenaturais e os consequentes modo e comportamento em virtude dessa crença.”

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Raymond Firth complementa função social da religião afirmando que consistem em:
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Em elemento forte e positivo na composição e organização da vida social;
( ) No estabelecimento da autoridade para a crença e para a ação;
( ) Na provisão de significação para a ação social, fornecendo padrões e ordem e permitindo a interpretação em termo de fins último;
( ) A expressão de conceitos e criação estética e de imaginação;
( ) Em força e ajustamento social.
a. V, F, V, F, F.
b. F, V, V, V, V.
c. V, V, V, V, V.
d. V, F, V, V, F.
e. F, V, V, V, F.

O culto pode variar em sua organização, em sua estrutura e na realização, no tempo e espaço. Em geral, cultuam-se espíritos antepassados. Dentro dos cultos podemos identificar objetos sagrados que fazem parte do ato; os objetos, por sua vez, podem ser adorados, venerados ou utilizados no processo ritual, compreendendo imagens, objetos rituais, máscaras etc.
Como se define os OBJETOS RITUAIS?
a. Invocação oral dirigida a seres sobrenaturais, feita pelos adeptos do culto, guiada ou não pelos oficiantes. Pode ser de louvação, petição, súplica, agradecimento ou propiciatória (para apaziguar a ira dos deuses).
b. Incluem tanto as de cabeça quanto as de todo corpo, usadas como disfarce nos mais diversos rituais. Simbolizam autoridade, prestígio ou tem efeitos medicinais. Podem ser simples ou artisticamente ornamentadas, tomar diferentes formas e representar homens, animais ou seres sobrenaturais. Ex: dança do cervo (México), palhaços de Folia de Reis (Brasil).
c. Consiste em ofertar alguma coisa aos seres sobrenaturais: fruto de colheitas, parte da caça, da pesca ou da coleta; objetos de valor (jóias, armas, utensílios), flores, comidas, bebidas, etc.
d. São representações de uma divindade, um espírito, um deus, através da escultura, da pintura, do desenho, etc. Podem ser antropomórficas (forma humana), zoomórficas (forma animal), antropozoomórficas (forma humana e animal) ou amorfas, ou seja, sem forma determinada. Ex: deuses egípcios, orixás de Candomblé, ídolos de sociedades tribais, etc.
e. Englobam tanto objetos de uso comum (armas, utensílios, roupas) utilizados nos cultos, quando especialmente confeccionados para determinados rituais (tambores, bastões, vasos, etc.). Ex: atabaques, colares, trajes de Umbanda, indumentárias, etc.

Mais conteúdos dessa disciplina