Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
É preciso compreender, as religiões, juntamente com o tipo de sociedade. Para Geertz (1989), as ciências da religião tentam dividir as religiões em três categorias, que, de certa forma, coincidem com três tipos distintos de sociedade.
São elas:
a. As religiões primárias, religiões nacionais e religiões mundiais.
b. As religiões primais, religiões internacionais e religiões mundiais.
c. As religiões secundárias, religiões nacionais e religiões mundiais.
d. As religiões primais, religiões nacionais e religiões mundiais.
e. As religiões primais, religiões nacionais e religiões globais.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Para responder à sua pergunta sobre as categorias de religiões segundo Geertz, é importante lembrar que ele classifica as religiões de acordo com o tipo de sociedade em que estão inseridas. Analisando as opções: a) As religiões primárias, religiões nacionais e religiões mundiais - "Primárias" não é o termo mais utilizado por Geertz. b) As religiões primais, religiões internacionais e religiões mundiais - "Internacionais" não é uma categoria que Geertz utiliza. c) As religiões secundárias, religiões nacionais e religiões mundiais - "Secundárias" não é uma classificação de Geertz. d) As religiões primais, religiões nacionais e religiões mundiais - "Primal" é um termo que Geertz utiliza, e as outras categorias estão corretas. e) As religiões primais, religiões nacionais e religiões globais - "Globais" não é o termo que Geertz utiliza, ele usa "mundiais". A alternativa correta, que reflete a classificação de Geertz, é: d) As religiões primais, religiões nacionais e religiões mundiais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em um paradigma social muito atual, visto que o pluralismo religioso corrobora para os preceitos de liberdade humana e também corresponde às necessidades espirituais do homem moderno.
Podemos dizer que uma das vertentes atuais do pluralismo religioso é:
a. O diálogo e alteridade.
b. A hegemonia religiosa.
c. A diversidade religiosa.
d. O trânsito religioso.
e. A cultura e tradição religiosa.

Panteísmo: doutrina filosófica caracterizada por uma extrema aproximação ou identificação total entre Deus e o universo, concebidos como realidades conexas ou como uma única realidade integrada.
Quando mencionamos épocas de surgimento e predomínio do Panteísmo, podemos falar que:
a. Embora possuam representantes em todos os períodos históricos, popularizam-se ou surgem a partir do século XVIII.
b. Mais recentes, surgindo a partir do penúltimo milênio a.C. e predominando da Idade Média até a atualidade.
c. Surgem num estágio posterior de desenvolvimento social, tendo sido predominantes na Idade Antiga em todo o velho mundo, mesmo nas civilizações mais avançadas das Américas pré-colombianas.
d. Mais recentes, surgindo a partir do último milênio a.C. e predominando da Idade Média até a atualidade.
e. As mais antigas, remontando à pré-história, em que tinham predominância absoluta. Também presentes em muitos dos povos silvícolas das Américas, África e Oceania.

Quando falamos em Neo Panteísmo, seus textos são, em geral filosóficos, embora possuam mais força doutrinária, não incorrendo, porém, em dogmas arbitrários. Acredita-se, em geral, no Monismo, uma substância única que permeia todo o Universo em um Ser único.
São, em geral, reencarnacionistas e evolutivas. A desatribuição de qualidades do ser supremo por vezes as confunde com o Ateísmo. Embora possuam representantes em todos os períodos históricos, em qual século popularizam-se?
a. a partir do século XVII.
b. a partir do século XV.
c. a partir do século XVIII.
d. a partir do século XX.
e. a partir do século XVI.

Mais conteúdos dessa disciplina