Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Introdução aos Estudos Históricos (HID16)

User badge image
Bratva

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A necessidade de uma história mais abrangente e totalizante nascia do fato de que o homem se sentia como um ser cuja complexidade em sua maneira de sentir, pensar e agir não podia reduzir-se a um pálido reflexo de jogos de poder, ou de maneiras de sentir, pensar e agir dos poderosos do momento? (BURKE, 1990, p. 4). Este trecho sintetiza um dos preceitos de determinada corrente historiográfica. Sobre a corrente historiográfica citada, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Trata-se da historiografia tradicional, que lançava seu olhar para as necessidades do homem comum, assim como os costumes da sociedade.
( ) Trata-se da historiografia marxista, pois se percebe a intenção de estudar o homem na sociedade, os meio de produção que estão envolvidos e as relações de poder.
( ) Trata-se da historiografia dos Annales, pois existe a preocupação com a vida cotidiana do homem comum, desviando o olhar da história dos vencedores.
( ) Trata-se da historiografia dos Annales por apresentar uma curiosidade sob os aspectos culturais, em detrimento das relações de poder.
a) F - F - V - V.
b) F - F - F - V.
c) V - F - F - F.
d) F - V - F - F.

Para atrelar teoria e prática, é necessário que o professor pesquisador esteja atento às estratégias que instigue o aluno à investigação histórica, despertando o gosto pela História. Sobre a pesquisa história e a prática didática, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- O professor deve compreender que o aluno está em fase de aprendizagem e, desta forma, não cabe a ele encontrar as respostas da pesquisa, sendo que esta é a função do professor.
II- A proximidade do aluno com a pesquisa permite que este se identifique como sujeito histórico, além da possibilidade de trabalhar temas locais, aproximando o aluno da realidade da comunidade.
III- A pesquisa histórica possibilita a ampliação do conhecimento do aluno e da capacidade de analisar alguns fatos históricos, a partir da conexão com a realidade a qual ele está inserido.
IV- Os projetos de pesquisa são de extrema importância para a criação do pensamento crítico do aluno, em que se pode estudar um objeto social isolado, sem conexão com fatos históricos, para a melhor compreensão do aluno.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

A inspiração no novo pensar crítico da década de 1980 veio de duas vertentes distintas: a Nova História Francesa e a matriz de esquerda inglesa, resultando numa historiografia absolutamente social? (ALVES, 2009, p. 101). Neste texto, o autor destaca o papel da nova esquerda inglesa na renovação historiográfica, no final do século XX. A influência da nova esquerda atingiu também o ensino de História, sua metodologia e concepções. Sobre a influência da nova esquerda no ensino de História, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A nova esquerda atribuiu às relações de trabalho um novo olhar. Analisa as lutas de classe dentro da mesma classe, e não apenas em classes diferentes. Desta forma, amplia o leque de sujeitos históricos para as pesquisas, além de permitir que os alunos se identifiquem dentro do processo histórico. Esta nova abordagem garante novas possibilidades de estudo para a História Social.
II- A perspectiva da Nova Esquerda era dar voz a novos sujeitos dentro da pesquisa Histórica, enriquecendo as pesquisas, além de criar laços de identificação entre o aluno e o objeto estudado. Neste novo prisma da História Social, a mulher, enquanto sujeito histórico, ainda não estava inserida devido ao preconceito de gênero existente na sociedade inglesa.
III- A nova esquerda compactua da mesma lógica marxista, no que diz respeito à dinâmica social. Desta forma, compreende o desenvolvimento social a partir das relações estabelecidas no modo de produção e por meio das lutas de classes. O ensino de História é focado neste pensamento, em que o foco principal se torna a História econômica da sociedade.
IV- A nova esquerda inglesa revolucionou o ensino de História, quando volta sua metodologia de pesquisa e ensino para a antiguidade clássica.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Na impressionante história do ?Grande Massacre de gatos?, entendemos que a importância ou relevância de um fato é relativa. Massacrar gatos não seria um fato digno de ser registrado por historiadores da História dita tradicional. Uma narrativa oral que posteriormente foi registrada não seria uma fonte confiável para discutir relações de trabalho em uma tipografia da primeira metade do século XVII. Darnton, historiador das mentalidades ou da história cultural, lança um olhar completamente diferente para este ?Grande Massacre?. Sobre a história das mentalidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os historiadores da história cultural tratam a sociedade ocidental com métodos muito semelhantes aos dos antropólogos quando estudam as ?culturas exóticas?.
( ) Os historiadores da história cultural procuram observar os documentos com um olhar de estranhamento, desconfiando quando supomos que pessoas do século XVIII pensavam e sentiam exatamente como fazemos hoje.
( ) Os historiadores da história cultural devem buscar nos documentos certas impressões de familiaridade com o passado, evitando o choque cultural sem o qual não atingiríamos o necessário anacronismo.
( ) Os historiadores da história cultural procuram dar voz aos excluídos das narrativas oficiais, buscando as manifestações dos sujeitos que aparentemente fazem parte de um universo mental não retratado pela história oficial.
a) V - F - V - F.
b) V - F - F - V.
c) V - V - F - V.
d) F - V - V - V.

Em seu ofício, o historiador e o professor de História trabalham com duas noções auxiliares do tempo: a duração e a temporalidade. A ideia de presente, passado e futuro é fundamental para situar nosso aluno na sua dimensão histórica. Sobre os conceitos de tempo, duração e temporalidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Tempo histórico é a nossa noção de tempo quando o percebemos, sentimos, não quando o marcamos pelo relógio. Já o tempo cronológico é aquele marcado pelo relógio.
( ) Duração está relacionada com o ritmo, o modo e a velocidade como se dá uma transformação no tempo.
( ) O conceito de temporalidade, dentro da História, foi dividido em curta (das experiências imediatas), média (constitui as distintas conjunturas) e longa (dos processos e estruturas do longo tempo).
( ) O que pensamos sobre o que são os fatos e eventos da história não depende da nossa concepção de tempo, pois ele existe por si só, independente dos seres humanos.
a) F - V - V - F.
b) V - F - V - V.
c) V - V - V - V.
d) V - F - F - V.

Maneiras diferenciadas de se escrever a história. Nos séculos mais recentes, houve uma aceleração das mudanças na produção do conhecimento histórico. No final do século XIX e início do século XX, a noção de História passa por uma grande mudança, preocupações teórico-metodológicas começam a ser consideradas fundamentais. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A nova visão acerca do conhecimento histórico priorizou e garantiu o enaltecimento das datas.
( ) Ocorreu a consolidação da figura do herói, a História passou a conceber figuras simbólicas como representantes diretos de acontecimentos.
( ) Pensadores como François Simiand, Marc Bloch, Lucien Febvre criticaram a história baseada em três situações: o indivíduo, a data e o fato.
( ) Nesta fase, ocorre uma nova forma de se fazer história, intitulada mais tarde de Escola dos Annales.
a) F - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - V - V - F.
d) V - F - F - F.

Em meados do século XX, a História passa por um processo de renovação de métodos e concepções. A partir disto, a historiografia é reformulada com a inserção de novos sujeitos. Sobre a renovação historiográfica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A renovação historiográfica surge a partir da criação da Nova Esquerda Inglesa, composta por historiadores que propuseram uma revisão de alguns conceitos marxistas.
( ) A crítica de Thompson ao método dialético marxista defende que existem outros meios e formas de conceber a história e construir o conhecimento histórico.
( ) Para o ensino de História, a renovação historiográfica passou a observar o comportamento de alguns sujeitos históricos dentro do processo de formação sócio-histórico das sociedades.
( ) A Nova Esquerda Inglesa, classe que deu origem à renovação historiográfica, tinha por eixo de pesquisa as obras de Karl Marx e inovou quando determinou que o elemento transformador da sociedade se encontra na luta de classes.
a) F - V - F - F.
b) V - F - F - F.
c) V - V - V - F.
d) F - F - F - V.

O historiador, imbuído da escrita da História, utiliza métodos de pesquisa e de escrita, de acordo com a escola historiográfica a qual se identifica ou que pertence ao período em que está inserido. A influência historiográfica determina a metodologia e a forma que será conduzida a análise do objeto de estudo. A relação do historiador com a corrente historiográfica determina a maneira que este produzirá o conhecimento histórico e o resultado da pesquisa. Sobre a relação do historiador com a escrita da História, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Os fatos históricos se apresentam de forma pura e livre de influências externas, para que o historiador as compile. Desta forma, percebe-se a importância do posicionamento do historiador frente às fontes históricas.
II- Na História não existe verdade absoluta. Cabe ao historiador interrogar-se sobre determinado objeto e buscar, através da pesquisa, sanar suas dúvidas. Para isto, a variedade de fontes e documentos se torna primordial para enriquecer a pesquisa.
III- O historiador analisa a relação do homem na sociedade e as transições sociais. Por isto, o historiador se propõe a analisar determinado período sem relacioná-lo com outros períodos e com outras ciências sociais.
IV- O historiador, com a pesquisa histórica, produz um discurso sobre determinado objeto. A escolha de fontes e análise documental são fatores que influenciam na produção para este discurso ser de cunho positivo ou negativo.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

A produção do conhecimento histórico somente conseguiu ultrapassar seu status de saber especulativo e se legitimar no interior da comunidade científica na época contemporânea. O que foi preciso para que o conhecimento alcançasse este status?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Defender critérios e pressupostos teórico-metodológicos de caráter esotérico ao realizar pesquisas e interpretar dados e fatos.
b) Abandonar os critérios e pressupostos teórico-metodológicos de caráter científico ao realizar pesquisas e interpretar dados e fatos.
c) Estabelecer critérios e pressupostos teórico-metodológicos de caráter científico ao realizar pesquisas e interpretar dados e fatos.
d) Estabelecer critérios e pressupostos teórico-metodológicos de caráter religioso ao realizar pesquisas e interpretar dados e fatos.

Heródoto é considerado, no Ocidente, 'o pai da história'. No entanto, a História, como conhecimento, não surge exclusivamente dos livros como obra de seus autores. A História é fruto das necessidades dos seres humanos de interpretar sua orientação no tempo. Cada época produz conhecimento histórico que procura dar resposta a suas necessidades.
Sobre as narrativas históricas de Heródoto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Eram baseadas na racionalidade científica.
b) Eram baseadas no ver ou no ouvir contar.
c) Eram fundamentadas em documentos oficiais.
d) Eram fundamentadas em teorias evolucionistas.

A Escola Metódica, chamada também de positivista, tem como representantes importantes L. Von Ranke e B. Niebuhr. Estes dois autores exerceram grande influência sobre a historiografia no século XIX. Em Ranke, havia resistência às filosofias da história. Tal resistência se embasava na utilização de princípios do método.
De acordo com o método proposto por Ranke:
a) O historiador deve ser um juiz do passado e, assim, interpretar as fontes históricas.
b) O historiador deveria ser capaz de estabelecer a relação entre o imaginário coletivo e individual.
c) A história como ciência pode alcançar a objetividade e conhecer a verdade sobre o passado.
d) A tarefa do historiador consiste em traduzir as inúmeras subjetividades dos documentos.

A escassez de testemunhos sobre o comportamento e atitudes das classes subalternas do passado é com certeza o primeiro - mas não o único - obstáculo contra o qual as pesquisas históricas do gênero se chocam. Porém, é uma regra que admite exceções. Esse livro conta a história de um moleiro friulano, Domenico Scandella, conhecido por Menochio - queimado por ordem do Santo Oficio, depois de uma vida transcorrida em total anonimato. A documentação dos dois processos abertos contra ele, nos dá um quadro de suas ideias e sentimentos, fantasias e aspirações. Outros documentos nos fornecem indicações sobre suas atividades econômicas, sobre a vida de seus filhos. Temos também algumas páginas escritas por ele mesmo e uma lista parcial de suas leituras (sabia ler e escrever). Gostaríamos, é claro, de saber muitas outras coisas sobre Menochio. Mas o que temos em mãos já nos permite reconstruir um fragmento do que se costuma denominar 'cultura das classes subalternas', ou ainda 'cultura popular'. O autor dessa passagem, Carlo Ginzburg, é considerado um dos mais influentes autores da chamada micro-história e da cultura popular na Idade Moderna. Com base nas concepções desse autor e da micro-história, avalie as afirmacoes a seguir.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
I- Apesar das diferenças entre a cultura popular e a cultura de elite, havia entre elas uma relação de interações e de influências recíprocas, isto é, havia uma 'circularidade'.
II- A falta de evidências sobre a cultura popular impediu que se realizassem pesquisas, por exemplo, sobre a vida dos camponeses que, por serem iletrados, não participavam do que os historiadores consideram como esfera 'produtora de cultura'.
III- Entre a cultura das classes populares e os setores aristocráticos da sociedade europeia da Idade Moderna havia uma fronteira bem definida, que refletia o abismo econômico e de status social entre ambos e, nesse sentido, o caso do moleiro Menochio deve ser interpretado como curiosidade e exceção.
IV- Baseada na exploração exaustiva das fontes e na descrição etnográfica, a micro-história adota uma perspectiva de observação dos fenômenos em escala reduzida, diferentemente das propostas da história serial e quantitativa.
a) I, III e IV.
b) II, III e IV.
c) I e II.
d) I e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A necessidade de uma história mais abrangente e totalizante nascia do fato de que o homem se sentia como um ser cuja complexidade em sua maneira de sentir, pensar e agir não podia reduzir-se a um pálido reflexo de jogos de poder, ou de maneiras de sentir, pensar e agir dos poderosos do momento? (BURKE, 1990, p. 4). Este trecho sintetiza um dos preceitos de determinada corrente historiográfica. Sobre a corrente historiográfica citada, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Trata-se da historiografia tradicional, que lançava seu olhar para as necessidades do homem comum, assim como os costumes da sociedade.
( ) Trata-se da historiografia marxista, pois se percebe a intenção de estudar o homem na sociedade, os meio de produção que estão envolvidos e as relações de poder.
( ) Trata-se da historiografia dos Annales, pois existe a preocupação com a vida cotidiana do homem comum, desviando o olhar da história dos vencedores.
( ) Trata-se da historiografia dos Annales por apresentar uma curiosidade sob os aspectos culturais, em detrimento das relações de poder.
a) F - F - V - V.
b) F - F - F - V.
c) V - F - F - F.
d) F - V - F - F.

Para atrelar teoria e prática, é necessário que o professor pesquisador esteja atento às estratégias que instigue o aluno à investigação histórica, despertando o gosto pela História. Sobre a pesquisa história e a prática didática, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- O professor deve compreender que o aluno está em fase de aprendizagem e, desta forma, não cabe a ele encontrar as respostas da pesquisa, sendo que esta é a função do professor.
II- A proximidade do aluno com a pesquisa permite que este se identifique como sujeito histórico, além da possibilidade de trabalhar temas locais, aproximando o aluno da realidade da comunidade.
III- A pesquisa histórica possibilita a ampliação do conhecimento do aluno e da capacidade de analisar alguns fatos históricos, a partir da conexão com a realidade a qual ele está inserido.
IV- Os projetos de pesquisa são de extrema importância para a criação do pensamento crítico do aluno, em que se pode estudar um objeto social isolado, sem conexão com fatos históricos, para a melhor compreensão do aluno.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

A inspiração no novo pensar crítico da década de 1980 veio de duas vertentes distintas: a Nova História Francesa e a matriz de esquerda inglesa, resultando numa historiografia absolutamente social? (ALVES, 2009, p. 101). Neste texto, o autor destaca o papel da nova esquerda inglesa na renovação historiográfica, no final do século XX. A influência da nova esquerda atingiu também o ensino de História, sua metodologia e concepções. Sobre a influência da nova esquerda no ensino de História, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A nova esquerda atribuiu às relações de trabalho um novo olhar. Analisa as lutas de classe dentro da mesma classe, e não apenas em classes diferentes. Desta forma, amplia o leque de sujeitos históricos para as pesquisas, além de permitir que os alunos se identifiquem dentro do processo histórico. Esta nova abordagem garante novas possibilidades de estudo para a História Social.
II- A perspectiva da Nova Esquerda era dar voz a novos sujeitos dentro da pesquisa Histórica, enriquecendo as pesquisas, além de criar laços de identificação entre o aluno e o objeto estudado. Neste novo prisma da História Social, a mulher, enquanto sujeito histórico, ainda não estava inserida devido ao preconceito de gênero existente na sociedade inglesa.
III- A nova esquerda compactua da mesma lógica marxista, no que diz respeito à dinâmica social. Desta forma, compreende o desenvolvimento social a partir das relações estabelecidas no modo de produção e por meio das lutas de classes. O ensino de História é focado neste pensamento, em que o foco principal se torna a História econômica da sociedade.
IV- A nova esquerda inglesa revolucionou o ensino de História, quando volta sua metodologia de pesquisa e ensino para a antiguidade clássica.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Na impressionante história do ?Grande Massacre de gatos?, entendemos que a importância ou relevância de um fato é relativa. Massacrar gatos não seria um fato digno de ser registrado por historiadores da História dita tradicional. Uma narrativa oral que posteriormente foi registrada não seria uma fonte confiável para discutir relações de trabalho em uma tipografia da primeira metade do século XVII. Darnton, historiador das mentalidades ou da história cultural, lança um olhar completamente diferente para este ?Grande Massacre?. Sobre a história das mentalidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os historiadores da história cultural tratam a sociedade ocidental com métodos muito semelhantes aos dos antropólogos quando estudam as ?culturas exóticas?.
( ) Os historiadores da história cultural procuram observar os documentos com um olhar de estranhamento, desconfiando quando supomos que pessoas do século XVIII pensavam e sentiam exatamente como fazemos hoje.
( ) Os historiadores da história cultural devem buscar nos documentos certas impressões de familiaridade com o passado, evitando o choque cultural sem o qual não atingiríamos o necessário anacronismo.
( ) Os historiadores da história cultural procuram dar voz aos excluídos das narrativas oficiais, buscando as manifestações dos sujeitos que aparentemente fazem parte de um universo mental não retratado pela história oficial.
a) V - F - V - F.
b) V - F - F - V.
c) V - V - F - V.
d) F - V - V - V.

Em seu ofício, o historiador e o professor de História trabalham com duas noções auxiliares do tempo: a duração e a temporalidade. A ideia de presente, passado e futuro é fundamental para situar nosso aluno na sua dimensão histórica. Sobre os conceitos de tempo, duração e temporalidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Tempo histórico é a nossa noção de tempo quando o percebemos, sentimos, não quando o marcamos pelo relógio. Já o tempo cronológico é aquele marcado pelo relógio.
( ) Duração está relacionada com o ritmo, o modo e a velocidade como se dá uma transformação no tempo.
( ) O conceito de temporalidade, dentro da História, foi dividido em curta (das experiências imediatas), média (constitui as distintas conjunturas) e longa (dos processos e estruturas do longo tempo).
( ) O que pensamos sobre o que são os fatos e eventos da história não depende da nossa concepção de tempo, pois ele existe por si só, independente dos seres humanos.
a) F - V - V - F.
b) V - F - V - V.
c) V - V - V - V.
d) V - F - F - V.

Maneiras diferenciadas de se escrever a história. Nos séculos mais recentes, houve uma aceleração das mudanças na produção do conhecimento histórico. No final do século XIX e início do século XX, a noção de História passa por uma grande mudança, preocupações teórico-metodológicas começam a ser consideradas fundamentais. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A nova visão acerca do conhecimento histórico priorizou e garantiu o enaltecimento das datas.
( ) Ocorreu a consolidação da figura do herói, a História passou a conceber figuras simbólicas como representantes diretos de acontecimentos.
( ) Pensadores como François Simiand, Marc Bloch, Lucien Febvre criticaram a história baseada em três situações: o indivíduo, a data e o fato.
( ) Nesta fase, ocorre uma nova forma de se fazer história, intitulada mais tarde de Escola dos Annales.
a) F - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - V - V - F.
d) V - F - F - F.

Em meados do século XX, a História passa por um processo de renovação de métodos e concepções. A partir disto, a historiografia é reformulada com a inserção de novos sujeitos. Sobre a renovação historiográfica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A renovação historiográfica surge a partir da criação da Nova Esquerda Inglesa, composta por historiadores que propuseram uma revisão de alguns conceitos marxistas.
( ) A crítica de Thompson ao método dialético marxista defende que existem outros meios e formas de conceber a história e construir o conhecimento histórico.
( ) Para o ensino de História, a renovação historiográfica passou a observar o comportamento de alguns sujeitos históricos dentro do processo de formação sócio-histórico das sociedades.
( ) A Nova Esquerda Inglesa, classe que deu origem à renovação historiográfica, tinha por eixo de pesquisa as obras de Karl Marx e inovou quando determinou que o elemento transformador da sociedade se encontra na luta de classes.
a) F - V - F - F.
b) V - F - F - F.
c) V - V - V - F.
d) F - F - F - V.

O historiador, imbuído da escrita da História, utiliza métodos de pesquisa e de escrita, de acordo com a escola historiográfica a qual se identifica ou que pertence ao período em que está inserido. A influência historiográfica determina a metodologia e a forma que será conduzida a análise do objeto de estudo. A relação do historiador com a corrente historiográfica determina a maneira que este produzirá o conhecimento histórico e o resultado da pesquisa. Sobre a relação do historiador com a escrita da História, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Os fatos históricos se apresentam de forma pura e livre de influências externas, para que o historiador as compile. Desta forma, percebe-se a importância do posicionamento do historiador frente às fontes históricas.
II- Na História não existe verdade absoluta. Cabe ao historiador interrogar-se sobre determinado objeto e buscar, através da pesquisa, sanar suas dúvidas. Para isto, a variedade de fontes e documentos se torna primordial para enriquecer a pesquisa.
III- O historiador analisa a relação do homem na sociedade e as transições sociais. Por isto, o historiador se propõe a analisar determinado período sem relacioná-lo com outros períodos e com outras ciências sociais.
IV- O historiador, com a pesquisa histórica, produz um discurso sobre determinado objeto. A escolha de fontes e análise documental são fatores que influenciam na produção para este discurso ser de cunho positivo ou negativo.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

A produção do conhecimento histórico somente conseguiu ultrapassar seu status de saber especulativo e se legitimar no interior da comunidade científica na época contemporânea. O que foi preciso para que o conhecimento alcançasse este status?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Defender critérios e pressupostos teórico-metodológicos de caráter esotérico ao realizar pesquisas e interpretar dados e fatos.
b) Abandonar os critérios e pressupostos teórico-metodológicos de caráter científico ao realizar pesquisas e interpretar dados e fatos.
c) Estabelecer critérios e pressupostos teórico-metodológicos de caráter científico ao realizar pesquisas e interpretar dados e fatos.
d) Estabelecer critérios e pressupostos teórico-metodológicos de caráter religioso ao realizar pesquisas e interpretar dados e fatos.

Heródoto é considerado, no Ocidente, 'o pai da história'. No entanto, a História, como conhecimento, não surge exclusivamente dos livros como obra de seus autores. A História é fruto das necessidades dos seres humanos de interpretar sua orientação no tempo. Cada época produz conhecimento histórico que procura dar resposta a suas necessidades.
Sobre as narrativas históricas de Heródoto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Eram baseadas na racionalidade científica.
b) Eram baseadas no ver ou no ouvir contar.
c) Eram fundamentadas em documentos oficiais.
d) Eram fundamentadas em teorias evolucionistas.

A Escola Metódica, chamada também de positivista, tem como representantes importantes L. Von Ranke e B. Niebuhr. Estes dois autores exerceram grande influência sobre a historiografia no século XIX. Em Ranke, havia resistência às filosofias da história. Tal resistência se embasava na utilização de princípios do método.
De acordo com o método proposto por Ranke:
a) O historiador deve ser um juiz do passado e, assim, interpretar as fontes históricas.
b) O historiador deveria ser capaz de estabelecer a relação entre o imaginário coletivo e individual.
c) A história como ciência pode alcançar a objetividade e conhecer a verdade sobre o passado.
d) A tarefa do historiador consiste em traduzir as inúmeras subjetividades dos documentos.

A escassez de testemunhos sobre o comportamento e atitudes das classes subalternas do passado é com certeza o primeiro - mas não o único - obstáculo contra o qual as pesquisas históricas do gênero se chocam. Porém, é uma regra que admite exceções. Esse livro conta a história de um moleiro friulano, Domenico Scandella, conhecido por Menochio - queimado por ordem do Santo Oficio, depois de uma vida transcorrida em total anonimato. A documentação dos dois processos abertos contra ele, nos dá um quadro de suas ideias e sentimentos, fantasias e aspirações. Outros documentos nos fornecem indicações sobre suas atividades econômicas, sobre a vida de seus filhos. Temos também algumas páginas escritas por ele mesmo e uma lista parcial de suas leituras (sabia ler e escrever). Gostaríamos, é claro, de saber muitas outras coisas sobre Menochio. Mas o que temos em mãos já nos permite reconstruir um fragmento do que se costuma denominar 'cultura das classes subalternas', ou ainda 'cultura popular'. O autor dessa passagem, Carlo Ginzburg, é considerado um dos mais influentes autores da chamada micro-história e da cultura popular na Idade Moderna. Com base nas concepções desse autor e da micro-história, avalie as afirmacoes a seguir.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
I- Apesar das diferenças entre a cultura popular e a cultura de elite, havia entre elas uma relação de interações e de influências recíprocas, isto é, havia uma 'circularidade'.
II- A falta de evidências sobre a cultura popular impediu que se realizassem pesquisas, por exemplo, sobre a vida dos camponeses que, por serem iletrados, não participavam do que os historiadores consideram como esfera 'produtora de cultura'.
III- Entre a cultura das classes populares e os setores aristocráticos da sociedade europeia da Idade Moderna havia uma fronteira bem definida, que refletia o abismo econômico e de status social entre ambos e, nesse sentido, o caso do moleiro Menochio deve ser interpretado como curiosidade e exceção.
IV- Baseada na exploração exaustiva das fontes e na descrição etnográfica, a micro-história adota uma perspectiva de observação dos fenômenos em escala reduzida, diferentemente das propostas da história serial e quantitativa.
a) I, III e IV.
b) II, III e IV.
c) I e II.
d) I e IV.

Prévia do material em texto

Disciplina: Introdução aos Estudos Históricos (HID16) 
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX 
 
Nota da Prova: 5,00 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. ?A necessidade de uma história mais abrangente e totalizante nascia do fato de que o 
homem se sentia como um ser cuja complexidade em sua maneira de sentir, pensar e 
agir não podia reduzir-se a um pálido reflexo de jogos de poder, ou de maneiras de 
sentir, pensar e agir dos poderosos do momento? (BURKE, 1990, p. 4). Este trecho 
sintetiza um dos preceitos de determinada corrente historiográfica. Sobre a corrente 
historiográfica citada, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Trata-se da historiografia tradicional, que lançava seu olhar para as necessidades 
do homem comum, assim como os costumes da sociedade. 
( ) Trata-se da historiografia marxista, pois se percebe a intenção de estudar o 
homem na sociedade, os meio de produção que estão envolvidos e as relações de 
poder. 
( ) Trata-se da historiografia dos Annales, pois existe a preocupação com a vida 
cotidiana do homem comum, desviando o olhar da história dos vencedores. 
( ) Trata-se da historiografia dos Annales por apresentar uma curiosidade sob os 
aspectos culturais, em detrimento das relações de poder. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: BURKE, Peter. A escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa 
da historiografia. São Paulo: UNESP, 1990. 
 a) F - F - V - V. 
 b) F - F - F - V. 
 c) V - F - F - F. 
 d) F - V - F - F. 
 
2. Para atrelar teoria e prática, é necessário que o professor pesquisador esteja atento às 
estratégias que instigue o aluno à investigação histórica, despertando o gosto pela 
História. Sobre a pesquisa história e a prática didática, analise as sentenças a seguir: 
 
I- O professor deve compreender que o aluno está em fase de aprendizagem e, desta 
forma, não cabe a ele encontrar as respostas da pesquisa, sendo que esta é a função 
do professor. 
II- A proximidade do aluno com a pesquisa permite que este se identifique como 
sujeito histórico, além da possibilidade de trabalhar temas locais, aproximando o 
aluno da realidade da comunidade. 
III- A pesquisa histórica possibilita a ampliação do conhecimento do aluno e da 
capacidade de analisar alguns fatos históricos, a partir da conexão com a realidade a 
qual ele está inserido. 
IV- Os projetos de pesquisa são de extrema importância para a criação do 
pensamento crítico do aluno, em que se pode estudar um objeto social isolado, sem 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDA0NA==&action2=SElEMTY=&action3=NDQ0MTA2&action4=MjAxOS8x&action5=MjAxOS0wNS0wOVQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTA4OTczNTA=#questao_1%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDA0NA==&action2=SElEMTY=&action3=NDQ0MTA2&action4=MjAxOS8x&action5=MjAxOS0wNS0wOVQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTA4OTczNTA=#questao_2%20aria-label=
conexão com fatos históricos, para a melhor compreensão do aluno. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças II e IV estão corretas. 
 b) As sentenças I e II estão corretas. 
 c) As sentenças II e III estão corretas. 
 d) Somente a sentença I está correta. 
 
3. ?A inspiração no novo pensar crítico da década de 1980 veio de duas vertentes 
distintas: a Nova História Francesa e a matriz de esquerda inglesa, resultando numa 
historiografia absolutamente social? (ALVES, 2009, p. 101). Neste texto, o autor 
destaca o papel da nova esquerda inglesa na renovação historiográfica, no final do 
século XX. A influência da nova esquerda atingiu também o ensino de História, sua 
metodologia e concepções. Sobre a influência da nova esquerda no ensino de 
História, analise as sentenças a seguir: 
 
I- A nova esquerda atribuiu às relações de trabalho um novo olhar. Analisa as lutas 
de classe dentro da mesma classe, e não apenas em classes diferentes. Desta forma, 
amplia o leque de sujeitos históricos para as pesquisas, além de permitir que os 
alunos se identifiquem dentro do processo histórico. Esta nova abordagem garante 
novas possibilidades de estudo para a História Social. 
II- A perspectiva da Nova Esquerda era dar voz a novos sujeitos dentro da pesquisa 
Histórica, enriquecendo as pesquisas, além de criar laços de identificação entre o 
aluno e o objeto estudado. Neste novo prisma da História Social, a mulher, enquanto 
sujeito histórico, ainda não estava inserida devido ao preconceito de gênero existente 
na sociedade inglesa. 
III- A nova esquerda compactua da mesma lógica marxista, no que diz respeito à 
dinâmica social. Desta forma, compreende o desenvolvimento social a partir das 
relações estabelecidas no modo de produção e por meio das lutas de classes. O 
ensino de História é focado neste pensamento, em que o foco principal se torna a 
História econômica da sociedade. 
IV- A nova esquerda inglesa revolucionou o ensino de História, quando volta sua 
metodologia de pesquisa e ensino para a antiguidade clássica. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: ALVES. Ronaldo S. P. História e salas de aula: um balanço bibliográfico 
entre o saber histórico e saber escolar. Revista de C. Humanas. v. 9, n. 1. Rio de 
Janeiro. jan./jun. 2009. 
 a) Somente a sentença IV está correta. 
 b) Somente a sentença I está correta. 
 c) As sentenças I e III estão corretas. 
 d) As sentenças I, II e IV estão corretas. 
 
4. Na impressionante história do ?Grande Massacre de gatos?, entendemos que a 
importância ou relevância de um fato é relativa. Massacrar gatos não seria um fato 
digno de ser registrado por historiadores da História dita tradicional. Uma narrativa 
oral que posteriormente foi registrada não seria uma fonte confiável para discutir 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDA0NA==&action2=SElEMTY=&action3=NDQ0MTA2&action4=MjAxOS8x&action5=MjAxOS0wNS0wOVQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTA4OTczNTA=#questao_3%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDA0NA==&action2=SElEMTY=&action3=NDQ0MTA2&action4=MjAxOS8x&action5=MjAxOS0wNS0wOVQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTA4OTczNTA=#questao_4%20aria-label=
relações de trabalho em uma tipografia da primeira metade do século XVII. Darnton, 
historiador das mentalidades ou da história cultural, lança um olhar completamente 
diferente para este ?Grande Massacre?. Sobre a história das mentalidades, classifique 
V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Os historiadores da história cultural tratam a sociedade ocidental com métodos 
muito semelhantes aos dos antropólogos quando estudam as ?culturas exóticas?. 
( ) Os historiadores da história cultural procuram observar os documentos com um 
olhar de estranhamento, desconfiando quando supomos que pessoas do século XVIII 
pensavam e sentiam exatamente como fazemos hoje. 
( ) Os historiadores da história cultural devem buscar nos documentos certas 
impressões de familiaridade com o passado, evitando o choque cultural sem o qual 
não atingiríamos o necessário anacronismo. 
( ) Os historiadores da história cultural procuram dar voz aos excluídos das 
narrativas oficiais, buscando as manifestações dos sujeitos que aparentemente fazem 
parte de um universo mental não retratado pela história oficial. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - F - V - F. 
 b) V - F - F - V. 
 c) V - V - F - V. 
 d) F - V - V - V. 
 
5. Em seu ofício, o historiador e o professor de História trabalham com duas noções 
auxiliares do tempo: a duração e a temporalidade. A ideia de presente, passado e 
futuro é fundamental para situar nosso aluno na sua dimensão histórica. Sobre os 
conceitos de tempo, duração e temporalidade, classifique V para as sentençasverdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Tempo histórico é a nossa noção de tempo quando o percebemos, sentimos, não 
quando o marcamos pelo relógio. Já o tempo cronológico é aquele marcado pelo 
relógio. 
( ) Duração está relacionada com o ritmo, o modo e a velocidade como se dá uma 
transformação no tempo. 
( ) O conceito de temporalidade, dentro da História, foi dividido em curta (das 
experiências imediatas), média (constitui as distintas conjunturas) e longa (dos 
processos e estruturas do longo tempo). 
( ) O que pensamos sobre o que são os fatos e eventos da história não depende da 
nossa concepção de tempo, pois ele existe por si só, independente dos seres 
humanos. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - V - V - F. 
 b) V - F - V - V. 
 c) V - V - V - V. 
 d) V - F - F - V. 
 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDA0NA==&action2=SElEMTY=&action3=NDQ0MTA2&action4=MjAxOS8x&action5=MjAxOS0wNS0wOVQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTA4OTczNTA=#questao_5%20aria-label=
6. Ao longo da história da humanidade, o conhecimento passou por várias 
transformações. Essas mudanças se deram em função de diferentes preocupações de 
cada época e de maneiras diferenciadas de se escrever a história. Nos séculos mais 
recentes, houve uma aceleração das mudanças na produção do conhecimento 
histórico. No final do século XIX e início do século XX, a noção de História passa 
por uma grande mudança, preocupações teórico-metodológicas começam a ser 
consideradas fundamentais. Partindo desse pressuposto, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) A nova visão acerca do conhecimento histórico priorizou e garantiu o 
enaltecimento das datas. 
( ) Ocorreu a consolidação da figura do herói, a História passou a conceber figuras 
simbólicas como representantes diretos de acontecimentos. 
( ) Pensadores como François Simiand, Marc Bloch, Lucien Febvre criticaram a 
história baseada em três situações: o indivíduo, a data e o fato. 
( ) Nesta fase, ocorre uma nova forma de se fazer história, intitulada mais tarde de 
Escola dos Annales. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - F - V - V. 
 b) F - V - F - V. 
 c) V - V - V - F. 
 d) V - F - F - F. 
 
7. Em meados do século XX, a História passa por um processo de renovação de 
métodos e concepções. A partir disto, a historiografia é reformulada com a inserção 
de novos sujeitos. Sobre a renovação historiográfica, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) A renovação historiográfica surge a partir da criação da Nova Esquerda Inglesa, 
composta por historiadores que propuseram uma revisão de alguns conceitos 
marxistas. 
( ) A crítica de Thompson ao método dialético marxista defende que existem outros 
meios e formas de conceber a história e construir o conhecimento histórico. 
( ) Para o ensino de História, a renovação historiográfica passou a observar o 
comportamento de alguns sujeitos históricos dentro do processo de formação sócio-
histórico das sociedades. 
( ) A Nova Esquerda Inglesa, classe que deu origem à renovação historiográfica, 
tinha por eixo de pesquisa as obras de Karl Marx e inovou quando determinou que o 
elemento transformador da sociedade se encontra na luta de classes. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - F - F - V. 
 b) V - F - F - F. 
 c) F - V - F - F. 
 d) V - V - V - F. 
 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDA0NA==&action2=SElEMTY=&action3=NDQ0MTA2&action4=MjAxOS8x&action5=MjAxOS0wNS0wOVQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTA4OTczNTA=#questao_6%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDA0NA==&action2=SElEMTY=&action3=NDQ0MTA2&action4=MjAxOS8x&action5=MjAxOS0wNS0wOVQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTA4OTczNTA=#questao_7%20aria-label=
8. O historiador, imbuído da escrita da História, utiliza métodos de pesquisa e de 
escrita, de acordo com a escola historiográfica a qual se identifica ou que pertence ao 
período em que está inserido. A influência historiográfica determina a metodologia e 
a forma que será conduzida a análise do objeto de estudo. A relação do historiador 
com a corrente historiográfica determina a maneira que este produzirá o 
conhecimento histórico e o resultado da pesquisa. Sobre a relação do historiador com 
a escrita da História, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Os fatos históricos se apresentam de forma pura e livre de influências externas, 
para que o historiador as compile. Desta forma, percebe-se a importância do 
posicionamento do historiador frente às fontes históricas. 
II- Na História não existe verdade absoluta. Cabe ao historiador interrogar-se sobre 
determinado objeto e buscar, através da pesquisa, sanar suas dúvidas. Para isto, a 
variedade de fontes e documentos se torna primordial para enriquecer a pesquisa. 
III- O historiador analisa a relação do homem na sociedade e as transições sociais. 
Por isto, o historiador se propõe a analisar determinado período sem relacioná-lo 
com outros períodos e com outras ciências sociais. 
IV- O historiador, com a pesquisa histórica, produz um discurso sobre determinado 
objeto. A escolha de fontes e análise documental são fatores que influenciam na 
produção para este discurso ser de cunho positivo ou negativo. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) Somente a sentença IV está correta. 
 b) As sentenças II e III estão corretas. 
 c) As sentenças II e IV estão corretas. 
 d) As sentenças I e IV estão corretas. 
 
9. A produção do conhecimento histórico somente conseguiu ultrapassar seu status de 
saber especulativo e se legitimar no interior da comunidade científica na época 
contemporânea. O que foi preciso para que o conhecimento alcançasse este status? 
 a) Defender critérios e pressupostos teórico-metodológicos de caráter esotérico ao 
realizar pesquisas e interpretar dados e fatos. 
 b) Abandonar os critérios e pressupostos teórico-metodológicos de caráter científico 
ao realizar pesquisas e interpretar dados e fatos. 
 c) Estabelecer critérios e pressupostos teórico-metodológicos de caráter científico ao 
realizar pesquisas e interpretar dados e fatos. 
 d) Estabelecer critérios e pressupostos teórico-metodológicos de caráter religioso ao 
realizar pesquisas e interpretar dados e fatos. 
 
10. Heródoto é considerado, no Ocidente, ?o pai da história?. No entanto, a História, 
como conhecimento, não surge exclusivamente dos livros como obra de seus autores. 
A História é fruto das necessidades dos seres humanos de interpretar sua orientação 
no tempo. Cada época produz conhecimento histórico que procura dar resposta a 
suas necessidades. Sobre as narrativas históricas de Heródoto, assinale a alternativa 
CORRETA: 
 a) Eram fundamentadas em documentos oficiais. 
 b) Eram baseadas na racionalidade científica. 
 c) Eram fundamentadas em teorias evolucionistas. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDA0NA==&action2=SElEMTY=&action3=NDQ0MTA2&action4=MjAxOS8x&action5=MjAxOS0wNS0wOVQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTA4OTczNTA=#questao_8%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDA0NA==&action2=SElEMTY=&action3=NDQ0MTA2&action4=MjAxOS8x&action5=MjAxOS0wNS0wOVQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTA4OTczNTA=#questao_9%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDA0NA==&action2=SElEMTY=&action3=NDQ0MTA2&action4=MjAxOS8x&action5=MjAxOS0wNS0wOVQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTA4OTczNTA=#questao_10%20aria-label=
 d) Eram baseadas no ver ou no ouvir contar. 
 
11. (ENADE, 2011) A Escola Metódica, chamada também de positivista, tem como 
representantes importantes L. Von Ranke eB. Niebuhr. Estes dois autores exerceram 
grande influência sobre a historiografia no século XIX. Em Ranke, havia resistência 
às filosofias da história. Tal resistência se embasava na utilização de princípios do 
método. De acordo com o método proposto por Ranke: 
 a) A história como ciência pode alcançar a objetividade e conhecer a verdade sobre 
o passado. 
 b) A tarefa do historiador consiste em traduzir as inúmeras subjetividades dos 
documentos. 
 c) O historiador deve ser um juiz do passado e, assim, interpretar as fontes 
históricas. 
 d) O historiador deveria ser capaz de estabelecer a relação entre o imaginário 
coletivo e individual. 
 
12. (ENADE, 2014) A escassez de testemunhos sobre o comportamento e atitudes das 
classes subalternas do passado é com certeza o primeiro - mas não o único - 
obstáculo contra o qual as pesquisas históricas do gênero se chocam. Porém, é uma 
regra que admite exceções. Esse livro conta a história de um moleiro friulano, 
Domenico Scandella, conhecido por Menochio - queimado por ordem do Santo 
Oficio, depois de uma vida transcorrida em total anonimato. A documentação dos 
dois processos abertos contra ele, nos dá um quadro de suas ideias e sentimentos, 
fantasias e aspirações. Outros documentos nos fornecem indicações sobre suas 
atividades econômicas, sobre a vida de seus filhos. Temos também algumas páginas 
escritas por ele mesmo e uma lista parcial de suas leituras (sabia ler e escrever). 
Gostaríamos, é claro, de saber muitas outras coisas sobre Menochio. Mas o que 
temos em mãos já nos permite reconstruir um fragmento do que se costuma 
denominar "cultura das classes subalternas", ou ainda "cultura popular". 
O autor dessa passagem, Carlo Ginzburg, é considerado um dos mais influentes 
autores da chamada micro-história e da cultura popular na Idade Moderna. Com base 
nas concepções desse autor e da micro-história, avalie as afirmações a seguir. 
 
I- Apesar das diferenças entre a cultura popular e a cultura de elite, havia entre elas 
uma relação de interações e de influências recíprocas, isto é, havia uma 
"circularidade". 
II- A falta de evidências sobre a cultura popular impediu que se realizassem 
pesquisas, por exemplo, sobre a vida dos camponeses que, por serem iletrados, não 
participavam do que os historiadores consideram como esfera "produtora de cultura". 
III- Entre a cultura das classes populares e os setores aristocráticos da sociedade 
europeia da Idade Moderna havia uma fronteira bem definida, que refletia o abismo 
econômico e de status social entre ambos e, nesse sentido, o caso do moleiro 
Menochio deve ser interpretado como curiosidade e exceção. 
IV- Baseada na exploração exaustiva das fontes e na descrição etnográfica, a micro-
história adota uma perspectiva de observação dos fenômenos em escala reduzida, 
diferentemente das propostas da história serial e quantitativa. 
 
É CORRETO apenas o que se afirma em: 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDA0NA==&action2=SElEMTY=&action3=NDQ0MTA2&action4=MjAxOS8x&action5=MjAxOS0wNS0wOVQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTA4OTczNTA=#questao_11%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDA0NA==&action2=SElEMTY=&action3=NDQ0MTA2&action4=MjAxOS8x&action5=MjAxOS0wNS0wOVQwMzowMDowMC4wMDBa&prova=MTA4OTczNTA=#questao_12%20aria-label=
 
FONTE: GINZBURG, C. O queijo e os vermes. São Paulo: Cia das letras, 1987, p. 
16. 
 a) I, III e IV. 
 b) II, III e IV. 
 c) I e II. 
 d) I e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina