Logo Passei Direto
Buscar
Paciente jovem com quadro aparentemente infeccioso e agudo, apresentando-se pálido, ictérico e com história de internações repetidas devido a crises dolorosas. Estamos diante de uma anemia hemolítica que está associada a episódios álgicos agudos – temos que lembrar, portanto, da anemia falciforme.
Vamos às alternativas:
A. INCORRETA. Apesar da etiologia da síndrome torácica aguda ser multifatorial, germes típicos e atípicos (como é o caso do Mycoplasma pneumoniae) devem ser cobertos.
B. CORRETA. O paciente apresenta critérios para a suspeita de síndrome torácica aguda – dor torácica, febre, tosse em um contexto de paciente com hipótese diagnóstica de doença falciforme. Um exame de imagem poderia demonstrar o infiltrado pulmonar novo.
C. INCORRETA. O tratamento deve ser feito sob regime de internação, com antibioticoterapia para cobertura de germes típicos e atípicos – betalactâmicos + macrolídeos ou quinolonas.
D. INCORRETA. Conforme a explanação para a alternativa C.
E. INCORRETA. A oxigenoterapia deve ser indicada quando a SatO2 estiver < 92%, pois devemos lembrar que a hipóxia é uma causa para falcização das hemácias.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 6 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 dias

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta: A. INCORRETA. A afirmação menciona que a síndrome torácica aguda tem uma etiologia multifatorial e que deve-se cobrir germes típicos e atípicos, o que é verdade, mas não responde diretamente à questão sobre a suspeita de síndrome torácica aguda. B. CORRETA. Esta alternativa afirma que o paciente apresenta critérios para a suspeita de síndrome torácica aguda, como dor torácica, febre e tosse, em um contexto de doença falciforme. Além disso, menciona que um exame de imagem poderia mostrar infiltrado pulmonar novo, o que é relevante e correto. C. INCORRETA. Embora o tratamento sob internação e com antibioticoterapia seja necessário, a alternativa não aborda diretamente a questão da suspeita de síndrome torácica aguda. D. INCORRETA. Esta alternativa repete a informação da alternativa C, sem trazer novos dados relevantes. E. INCORRETA. A oxigenoterapia deve ser indicada em casos de hipóxia, mas a afirmação não se relaciona diretamente com a suspeita de síndrome torácica aguda. Portanto, a alternativa correta é: B. CORRETA.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina