“Os espanhóis queimarão os livros dos mexicanos para apagar a religião deles; destruirão os monumentos, para fazer desaparecer qualquer lembrança de uma grandeza antiga. Mas, cem anos antes, durante o reinado de Itzcoatl, os próprios astecas tinham destruído todos os livros antigos [de seus inimigos], para poderem escrever a história a seu modo.”
Assinale a alternativa que melhor explique a comparação que o autor Tzvetan Todorov estabeleceu entre os espanhóis e os Astecas:
Alternativas
Alternativa 1:
Tzvetan Todorov defende a ideia de que é necessário compreender os fatores que levaram a vitória dos astecas que, mesmo em desvantagem numérica, enfrentaram um império com exército poderoso e organizado, como o dos portugueses.
Alternativa 2:
Tzvetan Todorov acredita que o sistema de alianças que os incas selaram durante o conflito foi decisivo para o desfecho que culminou com a vitória do povo andino em relação aos seus principais inimigos: os astecas.
Alternativa 3:
Tzvetan Todorov apresenta a ideia de que, assim como os espanhóis subjugaram os astecas e tentaram apagar sua história, os astecas haviam feito o mesmo cem anos antes com outros povos indígenas da região.
Alternativa 4:
Tzvetan Todorov apresenta que a tomada de Tenochtitlán não foi uma mera vitória dos indígenas em relação aos espanhóis, mas foi a vitória de vários grupos catalães que derrotaram um inimigo em comum: os incas.
Alternativa 5:
Tzvetan Todorov afirma que os povos da Península Ibérica, aliados aos astecas, jamais imaginariam que a queda dos maias seria o primeiro ato de uma história de destruição que se arrastaria por suas cidades.
Ed
semana passada
A alternativa que melhor explica a comparação que Tzvetan Todorov estabeleceu entre os espanhóis e os astecas é: Alternativa 3: Tzvetan Todorov apresenta a ideia de que, assim como os espanhóis subjugaram os astecas e tentaram apagar sua história, os astecas haviam feito o mesmo cem anos antes com outros povos indígenas da região. Essa alternativa reflete a crítica à repetição de ações de dominação e destruição cultural entre diferentes civilizações.