Logo Passei Direto
Buscar

Literatura

Humanas / Sociais
Leia a passagem de texto: “Em 1956, João Guimarães Rosa publicou Grande Sertão: Veredas, obra clássica da literatura brasileira. A partir do cenário histórico do jaguncismo no sertão brasileiro, em meio às mudanças da modernização, o romance entrelaça temas importantes como amor e guerra, ao mesmo tempo em que evidencia a violência estrutural e a desigualdade social que marcam a formação do país. [...] À parte do enredo criativo e denso, a obra se destaca pela singularidade da escrita de Guimarães Rosa, que fez uso de potencialidades do português e de línguas estrangeiras para atingir um estilo particular – repleto de neologismos, arcaísmos, estrangeirismos, aglutinações e novas construções linguísticas. Segundo a entrevista que Guimarães concedeu a Günter Lorenz, seu método de escrita “implica na utilização de cada palavra como se ela tivesse acabado de nascer, para limpá-la das impurezas da linguagem cotidiana e reduzi-las a seu sentido original.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS. "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa, é publicado. Considerando o excerto de texto e os conteúdos da rota de aprendizagem aula 6 Clássicos da literatura do modernismo brasileiro, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.

I. ( ) A obra de Guimarães Rosa Grande sertão: Veredas é vista como uma das maiores obras do modernismo de primeira geração, diretamente influenciada por Mário de Andrade.
II. ( ) Grande sertão: Veredas é construído com base em uma enorme quantidade de referências culturais, simbólicas, linguísticas, históricas e estéticas, gerando negações e lugares vazios que aumentam o efeito estético no jogo da leitura.
III. ( ) Grande sertão: Veredas até hoje desperta interesse dentro e fora do Brasil, que podem ser notados nas diversas traduções e nos inúmeros trabalhos de pesquisa publicados continuamente.
IV. ( ) Um dos procedimentos estéticos de maior potência em Grande sertão: Veredas é o uso extremado de convenções e de repertórios desconstruídos, o que faz gerar maiores e, sempre, diferentes interações.
V. ( ) Grande sertão: Veredas é uma obra que é diretamente influenciada por Euclides da Cunha, tendo muitas semelhanças entre si. Um exemplo disso é a forma que o sertanejo é retratado em ambas as obras.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A a) F – V – F– V– F
B b) F – F – V – V – F
C c) F – V – F – V –F
D d) F – V – V – V – F
E e) F – V – F – F – V
User badge image
Tania Ap

há 6 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 dias

Vamos analisar cada uma das assertivas sobre "Grande Sertão: Veredas" de Guimarães Rosa: I. ( ) A obra de Guimarães Rosa Grande Sertão: Veredas é vista como uma das maiores obras do modernismo de primeira geração, diretamente influenciada por Mário de Andrade. É falsa (F). Embora Guimarães Rosa seja um autor modernista, "Grande Sertão: Veredas" é mais associado ao modernismo de segunda geração e não é diretamente influenciado por Mário de Andrade, mas sim por outros autores e correntes literárias. II. ( ) Grande Sertão: Veredas é construído com base em uma enorme quantidade de referências culturais, simbólicas, linguísticas, históricas e estéticas, gerando negações e lugares vazios que aumentam o efeito estético no jogo da leitura. É verdadeira (V). A obra é rica em referências e simbolismos, o que contribui para a profundidade e complexidade da leitura. III. ( ) Grande Sertão: Veredas até hoje desperta interesse dentro e fora do Brasil, que podem ser notados nas diversas traduções e nos inúmeros trabalhos de pesquisa publicados continuamente. É verdadeira (V). A obra é amplamente estudada e traduzida, mantendo seu impacto e relevância na literatura. IV. ( ) Um dos procedimentos estéticos de maior potência em Grande Sertão: Veredas é o uso extremado de convenções e de repertórios desconstruídos, o que faz gerar maiores e, sempre, diferentes interações. É verdadeira (V). A obra utiliza uma linguagem inovadora e desconstrói convenções literárias, o que gera múltiplas interpretações. V. ( ) Grande Sertão: Veredas é uma obra que é diretamente influenciada por Euclides da Cunha, tendo muitas semelhanças entre si. Um exemplo disso é a forma que o sertanejo é retratado em ambas as obras. É falsa (F). Embora haja semelhanças na temática do sertão, a influência de Euclides da Cunha não é direta e as abordagens são diferentes. Agora, organizando as respostas: I - F II - V III - V IV - V V - F A sequência correta é: d) F – V – V – V – F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina