Logo Passei Direto
Buscar
A empresa "ConectaTudo S.A.", detentora de uma plataforma digital que domina 70% do mercado brasileiro de marketplaces online e 60% do mercado de serviços de armazenamento em nuvem para pequenas e médias empresas, anunciou a aquisição da "EntregaJá Ltda.", uma startup de logística com soluções inovadoras para a última milha, mas com participação de mercado ainda incipiente (3%) e faturamento bruto anual no Brasil de R$ 50 milhões no último exercício. O faturamento da "ConectaTudo S.A." no Brasil ultrapassa R$ 1 bilhão. Após a concretização da operação, que não foi notificada ao CADE pela "ConectaTudo S.A." sob a alegação de que o faturamento da "EntregaJá" era inferior ao limite mínimo para um dos grupos envolvidos, a "ConectaTudo S.A." passou a oferecer aos vendedores de seu marketplace um novo "Plano Premium". Este plano concede descontos significativos nas comissões de venda e maior visibilidade na plataforma, condicionados à utilização exclusiva dos serviços de logística da "EntregaJá" e à contratação de um pacote mínimo de serviços de armazenamento em nuvem da própria "ConectaTudo S.A.". Concorrentes dos setores de logística e de serviços em nuvem alegam que tal prática visa alavancar a posição da "EntregaJá" e reforçar o domínio da "ConectaTudo S.A." em seus mercados principais, excluindo competidores.


Diante desse cenário e da Lei de Defesa da Concorrência (Lei nº 12.529/2011), analise as seguintes afirmativas:



I. A operação de aquisição da "EntregaJá Ltda." pela "ConectaTudo S.A." não necessitava de notificação obrigatória ao CADE, bastando que um dos grupos envolvidos na operação, no caso a "EntregaJá Ltda.", não atingisse o critério de faturamento mínimo estabelecido em lei, independentemente do faturamento da "ConectaTudo S.A.".

II. A prática da "ConectaTudo S.A." de condicionar descontos e visibilidade no marketplace à utilização exclusiva da logística da "EntregaJá" e à contratação de seus serviços de nuvem pode configurar abuso de posição dominante, por meio de condutas como a venda casada e a criação de dificuldades para o desenvolvimento de empresas concorrentes.

III. Caso a "ConectaTudo S.A." comprove que as eficiências econômicas geradas pelo "Plano Premium", como a otimização da cadeia logística e a integração tecnológica, são significativamente repassadas aos consumidores e que os benefícios daí decorrentes superam os potenciais efeitos anticompetitivos, a conduta poderá ser considerada lícita pelo CADE.

IV. Se as condutas da "ConectaTudo S.A." forem consideradas anticompetitivas pelo CADE, as sanções aplicáveis podem incluir multas pecuniárias sobre o faturamento da empresa, e, em casos de gravidade excepcional e comprovada lesão à concorrência, medidas como a proibição de contratar com instituições financeiras oficiais ou até mesmo a recomendação de não concessão de parcelamentos de débitos fiscais.

Considerando o contexto apresentado e as disposições da Lei de Defesa da Concorrência, é correto APENAS o que se afirma em:

Escolha uma:
a. III e IV.
b. I, II e IV.
c. I e II.
d.
II, III e IV.

e. I e III.
User badge image
poke

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A operação de aquisição da "EntregaJá Ltda." pela "ConectaTudo S.A." não necessitava de notificação obrigatória ao CADE, bastando que um dos grupos envolvidos na operação, no caso a "EntregaJá Ltda.", não atingisse o critério de faturamento mínimo estabelecido em lei, independentemente do faturamento da "ConectaTudo S.A.". Essa afirmativa é verdadeira, pois a notificação ao CADE é obrigatória apenas se ambos os grupos envolvidos atingirem os limites de faturamento estabelecidos. II. A prática da "ConectaTudo S.A." de condicionar descontos e visibilidade no marketplace à utilização exclusiva da logística da "EntregaJá" e à contratação de seus serviços de nuvem pode configurar abuso de posição dominante, por meio de condutas como a venda casada e a criação de dificuldades para o desenvolvimento de empresas concorrentes. Essa afirmativa é verdadeira, pois a prática descrita pode ser considerada anticompetitiva. III. Caso a "ConectaTudo S.A." comprove que as eficiências econômicas geradas pelo "Plano Premium", como a otimização da cadeia logística e a integração tecnológica, são significativamente repassadas aos consumidores e que os benefícios daí decorrentes superam os potenciais efeitos anticompetitivos, a conduta poderá ser considerada lícita pelo CADE. Essa afirmativa é verdadeira, pois a análise de eficiência é um critério que pode ser considerado pelo CADE. IV. Se as condutas da "ConectaTudo S.A." forem consideradas anticompetitivas pelo CADE, as sanções aplicáveis podem incluir multas pecuniárias sobre o faturamento da empresa, e, em casos de gravidade excepcional e comprovada lesão à concorrência, medidas como a proibição de contratar com instituições financeiras oficiais ou até mesmo a recomendação de não concessão de parcelamentos de débitos fiscais. Essa afirmativa também é verdadeira, pois descreve corretamente as possíveis sanções. Agora, vamos verificar quais alternativas contêm apenas as afirmativas verdadeiras: - a. III e IV. (Correto) - b. I, II e IV. (Correto) - c. I e II. (Correto) - d. II, III e IV. (Correto) - e. I e III. (Correto) Como todas as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras, a alternativa correta que contém todas as afirmativas verdadeiras é: a. III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina