Logo Passei Direto
Buscar
Questão 10
A) Está incorreta, pois de acordo com o art. 7º-A , inciso I, alínea "b", do Estatuto, apenas é direito da advogada gestante a reserva de vaga nas garagens dos fóruns dos tribunais.
B) Está incorreta, pois de acordo com o art. 7º-A , inciso IV, apenas é direito da advogada adotante ou que der à luz, suspensão de prazos processuais quando for a única patrona da causa (e não em qualquer hipótese), desde que haja notificação por escrito ao cliente.
C) Está correta, pois é o que dispõe o inciso III do art. 7º-A do Estatuto.
D) Está incorreta, pois de acordo com o art. 7º-A , inciso I, alínea "a", do Estatuto, apenas é direito da advogada gestante entrar em tribunais sem ser submetida a detectores de metais e aparelhos de raios X.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Vamos analisar cada alternativa com base no que diz o art. 7º-A do Estatuto da Advocacia: A) Está incorreta, pois de acordo com o art. 7º-A, inciso I, alínea "b", do Estatuto, apenas é direito da advogada gestante a reserva de vaga nas garagens dos fóruns dos tribunais. Essa afirmativa é verdadeira, pois o direito da advogada gestante realmente inclui a reserva de vaga, mas não se limita a isso, portanto, a afirmação está incorreta. B) Está incorreta, pois de acordo com o art. 7º-A, inciso IV, apenas é direito da advogada adotante ou que der à luz, suspensão de prazos processuais quando for a única patrona da causa (e não em qualquer hipótese), desde que haja notificação por escrito ao cliente. Essa afirmativa é verdadeira, pois realmente a suspensão de prazos processuais é condicionada a essas situações. C) Está correta, pois é o que dispõe o inciso III do art. 7º-A do Estatuto. Para avaliar essa afirmativa, precisaríamos saber o que diz o inciso III, mas como não temos essa informação, não podemos confirmar se está correta ou não. D) Está incorreta, pois de acordo com o art. 7º-A, inciso I, alínea "a", do Estatuto, apenas é direito da advogada gestante entrar em tribunais sem ser submetida a detectores de metais e aparelhos de raios X. Essa afirmativa é verdadeira, pois o direito da advogada gestante realmente inclui essa prerrogativa. Com base na análise, as alternativas A e D estão incorretas, a B está correta, mas a C não pode ser confirmada sem o texto do inciso III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é a B. A resposta correta é: B) Está incorreta, pois de acordo com o art. 7º-A, inciso IV, apenas é direito da advogada adotante ou que der à luz, suspensão de prazos processuais quando for a única patrona da causa (e não em qualquer hipótese), desde que haja notificação por escrito ao cliente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Conselho Seccional X pretende criar a subseção Z, que abrange três municípios. Estima-se que, na área territorial pretendida para a subseção Z, haveria cerca de cinquenta advogados profissionalmente domiciliados. O mesmo Conselho Seccional também pretende criar as subseções W e Y, de modo que W abrangeria a região norte e Y abrangeria a região sul de um mesmo município. Considerando o caso narrado, de acordo com o Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta.
Qual é a afirmativa correta sobre a criação das subseções Z, W e Y?
a) Não é autorizada, pelo Estatuto da Advocacia e da OAB, a criação da subseção Z com a área territorial pretendida. Quanto às subseções W e Y, poderão ser criadas se contarem, cada qual, com um número mínimo de cem advogados nela profissionalmente domiciliados.
b) Não é autorizada, pelo Estatuto da Advocacia e da OAB, a criação da subseção Z, em razão da área territorial pretendida. Quanto às subseções W e Y, poderão ser criadas se contarem, cada qual, com um número mínimo de quinze advogados nela profissionalmente domiciliados.
c) A criação da subseção Z, com a área territorial pretendida, é autorizada pelo Estatuto da Advocacia e da OAB. Da mesma forma, as subseções W e Y poderão ser criadas se contarem, cada qual, com um número mínimo de quinze advogados nelas profissionalmente domiciliados.
d) A criação da subseção Z, com a área territorial pretendida, é autorizada pelo Estatuto da Advocacia e da OAB. Já a criação das subseções W e Y, em razão da área territorial pretendida, não é autorizada pelo Estatuto da Advocacia e da OAB, independentemente do número de advogados nela profissionalmente domiciliados.

O advogado X foi preso em flagrante enquanto furtava garrafas de vinho, de valor bastante expressivo, em determinado supermercado. Conduzido à delegacia, foi lavrado o auto de prisão em flagrante, sem a presença de representante da OAB.
Com base no disposto no Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta.
a) A lavratura do auto de prisão em flagrante foi eivada de nulidade, em razão da ausência de representante da OAB, devendo a prisão ser relaxada.
b) A lavratura do auto de prisão em flagrante não é viciada, desde que haja comunicação expressa à seccional da OAB respectiva.
c) A lavratura do auto de prisão em flagrante foi eivada de nulidade, em razão da ausência de representante da OAB, devendo ser concedida liberdade provisória não cumulada com aplicação de medidas cautelares diversas da prisão.
d) A lavratura do auto de prisão em flagrante não é viciada e independe de comunicação à seccional da OAB respectiva.

Júlia é advogada de Fernando, réu em processo criminal de grande repercussão social. Em um programa vespertino da rádio local, o apresentador, ao comentar o caso, afirmou que Júlia era “advogada de porta de cadeia” e “ajudante de bandido”. Ouvinte do programa, Rafaela procurou o Conselho Seccional da OAB e pediu que fosse promovido o desagravo público. Júlia, ao tomar conhecimento do pedido de Rafaela, informou ao Conselho Seccional da OAB que o desagravo não era necessário, pois já ajuizara ação para apurar a responsabilidade civil do apresentador. No caso narrado,
A) o pedido de desagravo público só pode ser formulado por Júlia, que é a pessoa ofendida em razão do exercício profissional.
B) o pedido de desagravo pode ser formulado por Rafaela, mas depende da concordância de Júlia, que é a pessoa ofendida em razão do exercício profissional.
C) o pedido de desagravo pode ser formulado por Rafaela, e não depende da concordância de Júlia, apesar de esta ser a pessoa ofendida em razão do exercício profissional.
D) o pedido de desagravo público só pode ser formulado por Júlia, que é a pessoa ofendida em razão do exercício profissional, mas o ajuizamento de ação para apurar a responsabilidade civil implica a perda de objeto do desagravo.

Causas que geram a incompatibilidade (art. 28 do Estatuto). Causas que geram o impedimento (art. 30 do Estatuto).
Resolva a questão a seguir: 12) FGV – 2018 – OAB – 27º Exame de Ordem Unificado – Primeira Fase Lúcio pretende se inscrever como advogado junto à OAB. Contudo, ocorre que ele passou por determinada situação conflituosa que foi intensamente divulgada na mídia, tendo sido publicado, em certos jornais, que Lúcio não teria idoneidade moral para o exercício das atividades de advogado. Considerando que Lúcio preenche, indubitavelmente, os demais requisitos para a inscrição, de acordo com o Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta.
A) A inidoneidade moral apenas poderá ser suscitada junto à OAB por advogado inscrito e deve ser declarada por meio de decisão da diretoria do conselho competente, por maioria absoluta, em procedimento que observe os termos do processo disciplinar.
B) A inidoneidade moral poderá ser suscitada junto à OAB por qualquer pessoa e deve ser declarada por meio de decisão de, no mínimo, dois terços dos votos de todos os membros do conselho competente, em procedimento que observe os termos do processo disciplinar.
C) A inidoneidade moral apenas poderá ser suscitada junto à OAB por advogado inscrito e deve ser declarada por meio de decisão, por maioria absoluta, de todos os membros do conselho competente, em procedimento que observe os termos do processo disciplinar.
D) A inidoneidade moral poderá ser suscitada junto à OAB por qualquer pessoa e deve ser declarada por meio de decisão, por maioria simples, do Tribunal de Ética e Disciplina do conselho competente, em procedimento que observe os termos do processo disciplinar.

Infrações disciplinares (art. 34 do Estatuto) As infrações são condutas negativas ou comportamentos indesejados do advogado, definidas e tipificadas pelo Estatuto (e não podem ser objeto de interpretação extensiva ou analógica).
Resolva a questão a seguir: 16) FGV – 2018 – OAB – 26º Exame de Ordem Unificado – Primeira Fase Júlio Silva sofreu sanção de censura por infração disciplinar não resultante da prática de crime; Tatiana sofreu sanção de suspensão por infração disciplinar não resultante da prática de crime; e Rodrigo sofreu sanção de suspensão por infração disciplinar resultante da prática de crime ao qual foi condenado. Transcorrido um ano após a aplicação e o cumprimento das sanções, os três pretendem obter a reabilitação, mediante provas efetivas de seu bom comportamento. De acordo com o EOAB, assinale a afirmativa correta.
A) Júlio e Tatiana fazem jus à reabilitação, que pode ser concedida após um ano mediante provas efetivas de bom comportamento, nos casos de qualquer sanção disciplinar. O pedido de Rodrigo, porém, depende também da reabilitação criminal.
B) Apenas Júlio faz jus à reabilitação, que pode ser concedida após um ano mediante provas efetivas de bom comportamento, somente nos casos de sanção disciplinar de censura.
C) Todos fazem jus à reabilitação, que pode ser concedida após um ano mediante provas efetivas de bom comportamento, nos casos de qualquer sanção disciplinar, independentemente se resultantes da prática de crime, tendo em vista que são esferas distintas de responsabilidade.
D) Ninguém faz jus à reabilitação, que só pode ser concedida após dois anos mediante provas efetivas de bom comportamento, nos casos de sanção disciplinar de censura, e após três anos nos casos de sanção disciplinar de suspensão.

A palavra-chave nas regras referentes à publicidade é a moderação. Não pode a publicidade ter um viés mercantilista, empresarial, industrial ou comercial (art. 39 do Código de Ética e Disciplina). Objetivamente, não pode o advogado fazer propaganda de seus serviços ou atividades – a publicidade deve ser informativa e não voltada para a captação de clientela.
Resolva a questão a seguir: 17) FGV – 2018 – OAB – 25º Exame de Ordem Unificado – Primeira Fase O advogado Valter instalou, na fachada do seu escritório, um discreto painel luminoso com os dizeres “Advocacia Trabalhista”. A sociedade de advogados X contratou a instalação de um sóbrio painel luminoso em um dos pontos de ônibus da cidade, onde constava apenas o nome da sociedade, dos advogados associados e o endereço da sua sede. Já a advogada Helena fixou, em todos os elevadores do prédio comercial onde se situa seu escritório, cartazes pequenos contendo inscrições sobre seu nome, o ramo do Direito em que atua e o andar no qual funciona o escritório. Considerando as situações descritas e o disposto no Código de Ética e Disciplina da OAB, assinale a afirmativa correta.
A) Apenas Valter e a sociedade de advogados X violaram a disciplina quanto à ética na publicidade profissional.
B) Apenas Helena violou a disciplina quanto à ética na publicidade profissional.
C) Valter, Helena e a sociedade de advogados X violaram a disciplina quanto à ética na publicidade profissional.
D) Apenas a sociedade de advogados X e Helena violaram a disciplina quanto à ética na publicidade profissional.

Mais conteúdos dessa disciplina