As articulações do complexo do ombro, cotovelo e punho funcionam como uma série de elos, todas cooperando para maximizar a amplitude de movimento disponfvel para o
‣membro superior. Usando-se o conceito de graus de liberdades de movimento dessas articulações, é correto afirmar:
A
○ movimento de circundução é possível apenas em articulações com um grau de liberdade.
B
A articulação esternoclavicular tem um grau de liberdade, realizando movimentos de protração/retração
C
As articulações metacarpofalangeanas das mãos têm um grau de liberdade, pois realizam apenas os movimentos de flexão/extensão.
D
A articulação do cotovelo tem dois graus de liberdade por meio dos movimentos de flexão/extensão e pronação/supinação.
e
A articulação glenoumeral do ombro tem dois graus de liberdade, e realiza seus movimentos nos planos sagital e frontal.
Ed
semana passada
Vamos analisar as afirmações uma a uma: A) Falsa. O movimento de circundução é possível em articulações com mais de um grau de liberdade, como a articulação do ombro. B) Falsa. A articulação esternoclavicular possui três graus de liberdade, permitindo movimentos de protração/retração, elevação/abaixamento e rotação. C) Falsa. As articulações metacarpofalangeanas têm dois graus de liberdade, permitindo movimentos de flexão/extensão e abdução/addução. D) Falsa. A articulação do cotovelo tem um grau de liberdade, permitindo apenas flexão e extensão. A pronação e supinação ocorrem na articulação radioulnar. E) Falsa. A articulação glenoumeral do ombro tem três graus de liberdade, permitindo movimentos nos planos sagital, frontal e transversal. Portanto, todas as afirmações apresentadas estão incorretas.