Logo Passei Direto
Buscar
Desde o início dos jogos olímpicos na era moderna, o nível do desempenho esportivo vem crescendo continuamente, e o sistema de treinamento é um dos fatores responsáveis por isso. Associado à síndrome de supertreinamento, o burnout consiste:
Alternativas:
A: na primeira fase da síndrome por supertreinamento, que se caracteriza por condutas de elevada competitividade, aumento significativo das atividades físicas e insensibilidade à fadiga;
B: numa resposta psicofisiológica exaustiva, que envolve uma fuga psíquica, emocional e, às vezes, física, em resposta a um excessivo nível de estresse ou insatisfação;
C: numa etapa do processo de recuperação, que consiste na redução progressiva dos fatores estressantes por meio de práticas de relaxamento e visualização positiva;
D: em sintomas físicos e psicológicos objetivos que podem ser detectados antecipadamente no sistema de treinamento;
E: em sintomas derivados de fatores emocionais, como proximidade de competições, desejo de vencer, temores de fracasso, etc.
User badge image
EducaFit

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta sobre o burnout associado à síndrome de supertreinamento: A: na primeira fase da síndrome por supertreinamento, que se caracteriza por condutas de elevada competitividade, aumento significativo das atividades físicas e insensibilidade à fadiga; - Esta descrição se refere mais ao supertreinamento do que ao burnout. B: numa resposta psicofisiológica exaustiva, que envolve uma fuga psíquica, emocional e, às vezes, física, em resposta a um excessivo nível de estresse ou insatisfação; - Esta alternativa descreve bem o burnout, que é uma resposta ao estresse excessivo e à insatisfação. C: numa etapa do processo de recuperação, que consiste na redução progressiva dos fatores estressantes por meio de práticas de relaxamento e visualização positiva; - Esta opção fala sobre recuperação, não sobre o burnout em si. D: em sintomas físicos e psicológicos objetivos que podem ser detectados antecipadamente no sistema de treinamento; - Embora o burnout possa ter sintomas físicos e psicológicos, esta descrição não é precisa para definir o que é o burnout. E: em sintomas derivados de fatores emocionais, como proximidade de competições, desejo de vencer, temores de fracasso, etc.; - Esta alternativa menciona fatores emocionais, mas não abrange completamente o conceito de burnout. Após essa análise, a alternativa que melhor define o burnout associado à síndrome de supertreinamento é: B: numa resposta psicofisiológica exaustiva, que envolve uma fuga psíquica, emocional e, às vezes, física, em resposta a um excessivo nível de estresse ou insatisfação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a psicologia do esporte é correto afirmar:
Alternativas:
A: Segundo a American Psychological Association (APA), “a psicologia do esporte é o estudo dos fatores comportamentais que influenciam e são influenciados pela participação e desempenho no esporte, exercício e atividade física, assim como aplicação do conhecimento adquirido através deste estudo para a situação cotidiana”;
B: Para muitos, esta nova ciência é aplicada apenas em atletas de alto desempenho. Psicólogos esportivos não podem atuar em academias de ginástica, escolas, centros recreativos, clubes e programações educacionais junto a educadores físicos;
C: A Psicologia do Esporte visa compreender melhor as demandas implicadas nestas atividades e dar uma assistência aos seus praticantes propondo um crescimento global e harmônico de sua personalidade. Objetiva, também, estudar o efeito do exercício sobre a área muscular do indivíduo como daquele portador de patologias;
D: A Psicologia do Esporte é o estudo científico de pessoas e seus comportamentos em contextos esportivos e de exercício e aplicações práticas de tal conhecimento. Os psicólogos do esporte não conseguem identificar os princípios e diretrizes que os profissionais podem usar para ajudar adultos e crianças a participarem e se beneficiarem de atividades esportivas.
E: A psicologia do esporte é uma ciência multidisciplinar que estuda os aspectos emocionais que envolvem questões financeiras de atletas de alto rendimento.

O esporte moderno é caracterizado pela busca constante de limites. De acordo com Lefévre (2007), a busca da superação e do rendimento máximo têm levado a uma reflexão sobre os usos e limites das regras, da ética e da moral esportivas. Diante dessa afirmativa, é incorreto afirmar que:
Alternativas:
A: a necessidade da vitória a qualquer custo, da adequação às mudanças de regras e calendários e os interesses comerciais de clubes e patrocinadores chegam ao psicólogo do esporte como um imperativo de sua função no clube ou time.
B: uma avaliação sobre os rumos que toma o esporte chamado de alto rendimento não deve se restringir apenas aos atletas, mas também aos técnicos, líderes, patrocinadores, médicos, mídia, enfim, todos os demais atores sociais deste processo.
C: a elite do esporte moderno está diretamente ligada à ideia de progresso sistemático ou eterno progresso: o ideal olímpico “citius” (mais rápido), “altius” (mais alto), e “fortius” (mais forte), reforça e caracteriza bem esta condição.
D: é imprudente considerar o esporte como um dos agentes de formação de códigos éticos e de condutas morais.
E: o esporte é hoje um fenômeno influenciado por inúmeros interesses, regidos por regras próprias conforme o momento e o lugar onde ele se dá. Isso tem levado a inúmeras interpretações sobre a ética esportiva e a uma indefinição da melhor conduta esportiva do atleta, tanto em situações de treinos como de competições.

Mais conteúdos dessa disciplina