O debate sobre a participação politica do cidadão e o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, especialmente da internet, não é novo. Desde o surgimento do meio em 1969 e, principalmente, apõs a invenção da World Wide Web em 1989, observa-se o crescimento e aprofundamento das pesquisas acerca do impacto da internet sobre o sistema democrático. Tais estudos baseiam-se em reflexões sobre a possibilidade da internet colaborar no aperfeiçoamento da experiência democrática, sendo que, por conta das suas características tecnológicas, outros elementos seriam trazidos para o debate a respeito da participação política da cidadania e, em consequência, da chamada politica midiática." (BRAGATTO, 2011, p. 132).
BRAGATTO, R. C. Democracia e internet: apontamentos para a sistematização dos estudos da área. Compolítica, v. 1, n. 2, 2011, p. 132.
Sobre a Democracia e a internet e as mudanças que ocorrem na dinâmica social, analise a afirmativa correta:
I. As informações constantes na internet fortalecem a democracia pois contribui para o debate e a troca de ideias.
Il. Os ativistas de grupos vulnerăveis, como LGBTQI+ ou de mulheres abusadas, utilizam as mídias sociais para organizar protestos promovendo a democracia.
III. O Estado utiliza a internet como um canal de comunicação para convocar conferências temáticas, instalar conselhos de representantes da sociedade civil, mesas permanentes e ouvidorias em órgãos e entidades da administração pública direta e indireta que promove a aproximação do indivíduo e o Estado.
IV. A internet amplia a participação política do cidadão, pois blogs, redes sociais, mensagens abertas, tornariam mais próxima a realização da ideal da democracia direta, uma vez que seria disponível a todos os cidadãos a manifestação explícita de suas posições sobre as questões políticas, pontuais ou mais abrangentes.
É correto o que se afirma em:
A) 1, II, Ill e IV.
B) III e IV, apenas.
C) 1, ll e Ill, apenas.
D) I, apenas.
E) II e IV, apenas.
Ed
há 6 dias
Vamos analisar cada afirmativa: I. As informações constantes na internet fortalecem a democracia pois contribuem para o debate e a troca de ideias. Verdadeiro, a internet realmente pode facilitar o debate e a troca de ideias, fortalecendo a democracia. II. Os ativistas de grupos vulneráveis, como LGBTQI+ ou de mulheres abusadas, utilizam as mídias sociais para organizar protestos promovendo a democracia. Verdadeiro, as mídias sociais têm sido uma ferramenta importante para a organização de protestos e a promoção de direitos de grupos vulneráveis. III. O Estado utiliza a internet como um canal de comunicação para convocar conferências temáticas, instalar conselhos de representantes da sociedade civil, mesas permanentes e ouvidorias em órgãos e entidades da administração pública direta e indireta que promove a aproximação do indivíduo e o Estado. Verdadeiro, o Estado realmente utiliza a internet para facilitar a comunicação e a participação da sociedade civil. IV. A internet amplia a participação política do cidadão, pois blogs, redes sociais, mensagens abertas, tornariam mais próxima a realização da ideia da democracia direta, uma vez que seria disponível a todos os cidadãos a manifestação explícita de suas posições sobre as questões políticas, pontuais ou mais abrangentes. Verdadeiro, a internet realmente pode ampliar a participação política, permitindo que mais cidadãos expressem suas opiniões. Com base na análise, todas as afirmativas (I, II, III e IV) são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: A) I, II, III e IV.