Com base no texto apresentado e nos princípios e regulamentações que regem o Direito Societário, analise as seguintes asserções:
1. Em uma sociedade limitada, o sócio majoritário deve sempre tomar decisões priorizando seus interesses financeiros, pois a legislação empresarial reconhece o direito do controlador de agir conforme sua vontade, desde que não infrinja a lei, jă que as suas quotas são a maioria.
PORQUE
II. A legislação societária exige que as decisões dos sócios estejam alinhadas aos principios da boa-fé e da função social da empresa, garantindo que a condução dos negócios respeite os direitos dos minoritários e o propósito da sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
* A) As asserções l ell são falsas.
* B) As asserções l ell são verdadeiras, mas a ll não é uma justificativa correta da l.
* C) A asserção lé uma proposição verdadeira e a ll é uma proposição falsa.
* D) A asserção l é uma proposição falsa e a ll é uma proposição verdadeira.
E) As asserções l e ll são verdadeiras, e a ll é uma justificativa correta da l.
Ed
há 4 dias
Vamos analisar as asserções: 1. Em uma sociedade limitada, o sócio majoritário deve sempre tomar decisões priorizando seus interesses financeiros, pois a legislação empresarial reconhece o direito do controlador de agir conforme sua vontade, desde que não infrinja a lei, já que suas quotas são a maioria. Essa afirmação é falsa. Embora o sócio majoritário tenha mais poder de decisão, ele não pode agir apenas em benefício próprio, desconsiderando os interesses dos sócios minoritários e a função social da empresa. II. A legislação societária exige que as decisões dos sócios estejam alinhadas aos princípios da boa-fé e da função social da empresa, garantindo que a condução dos negócios respeite os direitos dos minoritários e o propósito da sociedade. Essa afirmação é verdadeira. A legislação realmente exige que as decisões respeitem a boa-fé e a função social, protegendo os direitos dos sócios minoritários. Com base nessa análise, temos: - A asserção I é falsa. - A asserção II é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.