Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: “Desenhar é várias coisas. É lançar a linha no espaço, anarquicamente, mas com aquela ordem interna que só quem sabe faz. É estabelecer um continente, que aparentemente não contém nada, mas onde pode caber tudo (e onde cabe o vazio que é nada e tudo ao mesmo tempo). É criar relações entre as coisas, dando pesos e valores. É falar de objetos e fazê-los falar. E finalmente é lançar um olhar para a realidade, procurando e achando significados.” Fonte: GRINSPUM, E. Do Desenho. In: DERDYK, E. (org.). Disegno, Desenho, Desígnio. 2. ed. São Paulo: Editora Senac, 2007. p. 107.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o desenho como linguagem artística, analise as afirmativas a seguir:
I. O ato de desenhar deve ter um direcionamento de um adulto.
II. A criança deve se expressar por meio do desenho de forma livre e dirigida.
III. A pintura do desenho se configura por modelos.
IV. O desenho, além da imaginação, desenvolve a coordenação motora infantil.
Está correto apenas o que se afirma em: II e IV.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 6 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 dias

Vamos analisar cada afirmativa: I. O ato de desenhar deve ter um direcionamento de um adulto. Falso, o desenho é uma forma de expressão que pode e deve ser livre, especialmente para crianças, permitindo que elas explorem sua criatividade sem a necessidade de um direcionamento constante de um adulto. II. A criança deve se expressar por meio do desenho de forma livre e dirigida. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois o desenho pode ser tanto uma expressão livre quanto uma atividade que pode ser guiada em certos contextos, como em atividades educativas. III. A pintura do desenho se configura por modelos. Falso, embora a pintura possa ser feita a partir de modelos, o ato de desenhar não necessariamente precisa seguir modelos, especialmente em contextos de expressão artística livre. IV. O desenho, além da imaginação, desenvolve a coordenação motora infantil. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o ato de desenhar realmente ajuda no desenvolvimento da coordenação motora das crianças. Com base nas análises, as afirmativas corretas são II e IV. Portanto, a resposta correta é: "Está correto apenas o que se afirma em: II e IV."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina