Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Leia o excerto a seguir. O monitoramento de compostos gasosos do ar, tradicionalmente, envolve a aplicação de técnicas de amostragens ativas, na maioria das vezes, sofisticadas e caras. A aplicação de tais técnicas é pouco efetiva, devido, principalmente, à natureza dos equipamentos envolvidos, à necessidade de suprimento contínuo de energia elétrica e de pessoal capacitado para a operação dos equipamentos etc. Dessa forma, torna-se importante o desenvolvimento de métodos de amostragens que não dependam desses fatores e que possibilitem a coleta de amostras em regiões nas quais tais requisitos não estejam disponíveis. A utilização dos amostradores passivos, para o monitoramento de SO2 e outros compostos (gases ou vapores), tem se tornado uma alternativa bem promissora, devido às vantagens que apresentam quando comparados às técnicas ativas convencionais (CRUZ; CAMPOS, 2002). Assim, os amostradores passivos têm uma grande aplicabilidade pela forma através da qual as amostras são coletadas e devido a outras características, que são vantagens da utilização desse tipo de método.
Com base nas características dos amostradores passivos, assinale a alternativa CORRETA:
A Um ponto importante do funcionamento dos amostradores passivos é a necessidade de medidores de fluxo de ar para a determinação do volume de ar, ou da taxa de amostragem, o que permite calcular a concentração do poluente a ser amostrado.
B Na amostragem passiva, o fluxo de ar se dá a favor do gradiente de concentração, devido ao movimento browniano das partículas. Esse processo tem, como fundamento, a Lei de Flick, que descreve o processo de difusão molecular.
C O impactador em cascata é um dos modelos mais utilizados de amostrador passivo. Consiste em um tubo com uma extremidade aberta ao fluxo de ar, que tem uma membrana para evitar a passagem de particulados e um meio absorvedor na outra extremidade.
D O principal fundamento, para o funcionamento de um amostrador passivo, é a captação das amostras de ar a partir de um fluxo de ar não espontâneo, o que ocorre por meio de processos, como difusão e permeação.
User badge image
Desafios para Aprender

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre os amostradores passivos: A) Um ponto importante do funcionamento dos amostradores passivos é a necessidade de medidores de fluxo de ar para a determinação do volume de ar, ou da taxa de amostragem, o que permite calcular a concentração do poluente a ser amostrado. Incorreta. Os amostradores passivos não dependem de medidores de fluxo de ar, pois funcionam sem a necessidade de um fluxo forçado. B) Na amostragem passiva, o fluxo de ar se dá a favor do gradiente de concentração, devido ao movimento browniano das partículas. Esse processo tem, como fundamento, a Lei de Flick, que descreve o processo de difusão molecular. Correta. A amostragem passiva realmente se baseia na difusão molecular e no gradiente de concentração, e a Lei de Flick é relevante nesse contexto. C) O impactador em cascata é um dos modelos mais utilizados de amostrador passivo. Consiste em um tubo com uma extremidade aberta ao fluxo de ar, que tem uma membrana para evitar a passagem de particulados e um meio absorvedor na outra extremidade. Incorreta. O impactador em cascata é um tipo de amostrador ativo, não passivo. D) O principal fundamento, para o funcionamento de um amostrador passivo, é a captação das amostras de ar a partir de um fluxo de ar não espontâneo, o que ocorre por meio de processos, como difusão e permeação. Incorreta. Os amostradores passivos não utilizam fluxo de ar não espontâneo; eles dependem da difusão passiva. Portanto, a alternativa correta é: B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A amostragem de ar tem a função de fornecer dados dos poluentes presentes na atmosfera, o que ocorre nos casos nos quais eles, logicamente, já são emitidos. Contudo, há casos em que se pode impedir que as emissões atinjam a atmosfera, como ocorre nos tratamentos. O tratamento de emissões atmosféricas industriais é uma solução para o controle da poluição do ar, especialmente, desenvolvido para áreas que realizam etapas com processos químicos. Através de projetos exclusivos, cada indústria pode realizar o tratamento mais adequado para a planta produtiva. São diversos recursos e inúmeras soluções desenvolvidas para reduzir a poluição, cumprir as normas ambientais, eliminar odores e gerar a maior eficiência energética.
Com base nos tratamentos de emissões atmosféricas, assinale a alternativa CORRETA:
A Dentre os métodos aplicados no tratamento de emissões atmosféricas, destaca-se a filtração, que remove os particulados de correntes secas, ou úmidas, a fim de separá-los por meio de métodos inerciais.
B Um dos métodos mais aplicados, para o tratamento de emissões com materiais particulados, é a adsorção em carvão ativado, assim, os contaminantes são retidos no carvão por processos físicos e químicos, e o meio é, posteriormente, regenerado ou incinerado.
C Quando falamos de tratamento de emissões atmosféricas, estamos nos referindo à remoção de materiais particulados e gases por meio da retenção em filtros.
D Quando falamos de tratamento de emissões atmosféricas, estamos nos referindo à transmissão de poluentes do meio atmosférico para outro meio físico, o que permite a remoção do fluxo de ar e impede a dispersão.

Leia o trecho na sequência. Historicamente, o controle da poluição do ar é tratado como um tema limitado à área ambiental, mas avanços do conhecimento científico evidenciam que o desafio vai além e é transversal, em áreas estratégicas, para o desenvolvimento sustentável do país. Novos estudos e novas políticas que tratam do assunto de forma mais ampla, com a abrangência de setores, como economia, saúde e clima, são fundamentais para os melhores entendimento e gestão da poluição do ar em todo o território brasileiro, em áreas urbanas e rurais (SANT’ANNA et al., 2021).
Com base na classificação das medidas aplicadas para o controle da poluição atmosférica, analise as sentenças a seguir:
I- Pode-se definir o controle de poluição do ar como o conjunto de ações que tem, como foco, a garantia e a manutenção da qualidade do ar, consideradas, principalmente, as fontes de emissão de poluentes.
II- O grupo de medidas que engloba as tecnologias limpas, e visa, especialmente, evitar a formação, ou emissão de poluentes durante o processo produtivo, diz respeito às “medidas diretas” de controle.
III- O uso de sistemas e ventilação local exaustora faz parte da aplicação de métodos diretos de controle de poluição, uma vez que impede, ou reduz, o acesso dos poluentes gerados à atmosfera, e é bloqueada, também, a dispersão.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

A gestão da qualidade do ar visa à formulação de políticas públicas voltadas à execução de ações relacionadas ao controle e à prevenção da poluição atmosférica. Dentre as ações envolvidas nesse processo de gestão, estão o licenciamento ambiental, o monitoramento da qualidade do ar, a elaboração de inventários de emissões, a definição de áreas prioritárias para controle etc. O monitoramento é, em suma, um processo de diagnóstico da qualidade, realizado com o uso de equipamentos específicos: amostradores de ar. Esse monitoramento pode ser feito de forma contínua, ou por tempo determinado, mas, de qualquer forma, é um procedimento essencial para a tomada de decisão nos processos de gestão da qualidade do ar.
Com base na classificação e nas características dos amostradores de ar, assinale a alternativa CORRETA:
A Amostradores ativos necessitam de equipamentos de sucção (bombas, em geral) para que o fluxo de ar atravesse o meio no qual deve ser recolhida a amostra. Esse processo, embora apresente desvantagens, mostra uma boa eficiência para a coleta de materiais particulados e gases.
B Amostradores passivos apresentam inúmeras vantagens, como baixo custo, simplicidade de design, possibilidade de realização de medidas instantâneas, amostragem de materiais particulados de forma eficiente e baixo custo operacional.
C A difusão molecular é o fenômeno responsável pela passagem do fluxo de ar nos amostradores, chamados de “sensores remotos”. Por isso, esse método é considerado muito eficaz para uso em locais nos quais o excesso de ruído pode ser um problema.
D Analisadores automáticos dizem respeito a uma categoria especial de amostradores passivos, e funcionam de forma contínua, com uma precisão média, mas adequada aos objetivos. O custo para obtenção e funcionamento é baixo, o que favorece o uso.

Conforme afirma Derisio (2017), os modelos de dispersão atmosférica podem ser classificados em três grandes grupos: modelos empíricos, modelos semiempíricos e modelos numéricos. Dentre eles, os empíricos são os mais aplicados, com destaque para o modelo gaussiano, mais utilizado para fins regulatórios e recomendado por órgãos ambientais.
Com base nos parâmetros de simplificação aplicados aos modelos gaussianos, assinale a alternativa INCORRETA:
A Distribuição é normal da concentração de poluentes.
B Reações químicas da atmosfera precisam ser consideradas.
C Poluentes são emitidos de maneira uniforme.
D Atmosfera é considerada, sempre, estável.

O que ocasiona, também, perdas financeiras. Para a compreensão dos fenômenos que ocorrem na troposfera urbana, é necessária a utilização de ferramentas de monitoramento dos poluentes e dos modelos de dispersão de poluentes atmosféricos. Os modelos de qualidade do ar podem ter diferentes finalidades, mas, para a verificação da dispersão de poluentes emitidos por fontes lineares, diversos modelos, com diferentes fundamentações matemáticas, vêm sendo utilizados. Os modelos de dispersão gaussiana estão entre os mais utilizados, e, em alguns casos, os dados de input dos modelos são, relativamente, simples (MARTINS; FORTES; LESSA, 2015). Com base nos conceitos e nos fundamentos dos principais modelos de transporte atmosférico, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para a construção de um modelo, são necessários dados de entrada (input) e saída (output), sendo que os dados de saída são as informações das concentrações dos poluentes em intervalos de tempo determinados em relação aos receptores.
II- Em caso de episódios acidentais de poluição, os modelos perdem a aplicabilidade, visto que não é possível planejar ações para casos de emergência.
III- Os modelos de transporte, ou dispersão atmosférica, são, basicamente, formas de expressar, matematicamente, uma ligação entre as causas e os efeitos da poluição atmosférica em um determinado local.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina