Logo Passei Direto
Buscar
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) impõe medidas mínimas que devem ser tomadas na manipulação do Mycobacterium bovis, bacilo intracelular facultativo causador da tuberculose bovina que é uma doença infectocontagiosa de evolução crônica caracterizada por lesões granulomatosas. Com a crescente preocupação mundial com a tuberculose, os laboratórios de Microbiologia têm sido cada vez mais exigidos em relação à rapidez do diagnóstico.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que NÃO corresponde corretamente à medida exigida pela ANVISA:
(A) Colocar na amostra clínica a mesma quantidade de hipoclorito de sódio a 20%, deixar por 1 hora, a fim de inviabilizar os eventuais bacilos presentes na amostra, além de utilizar luvas e aventais descartáveis;
(B) Se o laboratório for realizar a cultura, o processamento de todas as amostras deve ser realizado em uma capela biológica classe I ou II que possuem filtros HEPA;
(C) A utilização de respiradores descartáveis (tipo N95) é necessária para processamento de amostras durante a cultura e a entrada de pessoas na área reservada para a manipulação dos materiais deve ser controlada;
(D) Se o laboratório for realizar testes de avaliação da sensibilidade, deve possuir uma área com ante-sala e uma sala separada onde as amostras são processadas e os testes de sensibilidade são realizados, além de um sistema de exaustão próprio que crie uma pressão negativa nas duas salas;
(E) É necessário treinamento específico dos técnicos nos procedimentos de cultura, identificação e testes de avaliação da sensibilidade das diferentes espécies de micobactérias.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada alternativa para identificar qual delas NÃO corresponde corretamente às medidas exigidas pela ANVISA: (A) Colocar na amostra clínica a mesma quantidade de hipoclorito de sódio a 20%, deixar por 1 hora, a fim de inviabilizar os eventuais bacilos presentes na amostra, além de utilizar luvas e aventais descartáveis. - Esta medida é correta e está de acordo com as práticas de segurança. (B) Se o laboratório for realizar a cultura, o processamento de todas as amostras deve ser realizado em uma capela biológica classe I ou II que possuem filtros HEPA. - Esta medida também está correta, pois o uso de capelas biológicas é uma exigência para manipulação de agentes patogênicos. (C) A utilização de respiradores descartáveis (tipo N95) é necessária para processamento de amostras durante a cultura e a entrada de pessoas na área reservada para a manipulação dos materiais deve ser controlada. - Esta medida é correta e necessária para garantir a segurança dos trabalhadores. (D) Se o laboratório for realizar testes de avaliação da sensibilidade, deve possuir uma área com ante-sala e uma sala separada onde as amostras são processadas e os testes de sensibilidade são realizados, além de um sistema de exaustão próprio que crie uma pressão negativa nas duas salas. - Esta medida é excessiva, pois não é comum exigir que ambas as salas tenham pressão negativa. Normalmente, apenas a sala de manipulação de amostras deve ter essa característica. (E) É necessário treinamento específico dos técnicos nos procedimentos de cultura, identificação e testes de avaliação da sensibilidade das diferentes espécies de micobactérias. - Esta medida é correta e essencial para garantir a competência dos profissionais. Com base na análise, a alternativa que NÃO corresponde corretamente à medida exigida pela ANVISA é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre fungos dimórficos, assinale a alternativa incorreta:
(A) As colônias de Sporothix spp. quando cultivadas a 25°C apresentam crescimento lento, são úmidas e glabras, com a superfície enrugada. Algumas cepas podem produzir hifas aéreas curtas e a pigmentação pode variar do branco/creme ao preto. Os conidióforos surgem em ângulo reto a partir de hifas septadas finas.
(B) Histoplasma capsulatum tem distribuição mundial, porém a região de Mississippi-Ohio, River Valley, nos EUA, é reconhecida como uma importante região endêmica. A histoplasmose é uma infecção micótica intracelular do sistema reticuloendotelial causada pela inalação do fungo. Aproximadamente 95% dos casos são inaparentes, subclínicos ou benignos. Os 5% restantes dos casos podem desenvolver doença pulmonar crônica progressiva, doença crônica cutânea ou sistêmica, ou uma doença sistêmica aguda fulminante.
(C) Recentemente P. brasiliensis foi reconhecida como duas espécies: P. brasiliensis e P. lutzii. P. brasiliensis/lutzii é geograficamente restrito a áreas da América do Sul e Central. As duas espécies são morfologicamente muito parecidas, porém, os conídios de P. lutzii são alongados enquanto os de P. brasiliensis são piriformes. Assim, a confirmação molecular das espécies não é exigida, ou recomendada.
(D) Coccidioides immitis foi separado em duas espécies distintas: C. immitis e C. posadasii. As duas espécies são morfologicamente idênticas e podem ser distinguido apenas pela análise genética e por diferentes taxas de crescimento na presença de altas concentrações de sal (C. posadasii cresce mais lentamente). C. immitis é geograficamente limitado à região do Vale de San Joaquin, na Califórnia, e ao México, enquanto C. posadasii é encontrado na Califórnia, Arizona, Texas, México e América do Sul.
(E) Talaromyces marneffei é a única espécie dimórfica de Talaromyces, crescendo como levedura a 37°C. Produz um pigmento solúvel vermelho em meios de uso geral e seus conidióforos são, geralmente, biverticilados e às vezes monoverticilados.

Mais conteúdos dessa disciplina