Logo Passei Direto
Buscar

Arrendamento é um contrato no qual uma parte concede à outra o direito de uso de um ativo, como um imóvel, equipamento, veículo, entre outros, por um período determinado, em troca de pagamentos periódicos. 

Esse contrato estipula os termos e condições sob os quais o arrendatário pode utilizar o ativo, incluindo o valor dos pagamentos, a duração do arrendamento e outras cláusulas pertinentes às responsabilidades e aos direitos de ambas as partes.

No caso de um arrendamento e dos lançamentos para o seu reconhecimento na arrendatária, avalie as afirmações a seguir:

I.  O ativo deve ser reconhecido tanto no ativo circulante quanto no não circulante.

II.  O valor global do contrato referente aos passivos deverá ser reconhecido com contas de não circulante devido ao tipo de operação.

III.  Os juros a transcorrer do arrendamento deverão ser creditados exclusivamente no passivo não circulante.

IV.  O arrendamento deverá ser reconhecido como direito de uso na arrendatária. 

É correto o que se afirma em:

a.I apenas.

b.I e II apenas.

c.I e III apenas.

d.III apenas.

e.IV apenas.


User badge image
Açúcar Laçucar

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. O ativo deve ser reconhecido tanto no ativo circulante quanto no não circulante. Falso. O ativo gerado pelo arrendamento deve ser reconhecido como um ativo de direito de uso, que geralmente é classificado como não circulante. II. O valor global do contrato referente aos passivos deverá ser reconhecido com contas de não circulante devido ao tipo de operação. Verdadeiro. Os passivos relacionados ao arrendamento são reconhecidos como não circulantes, pois representam obrigações que se estendem por mais de um ciclo operacional. III. Os juros a transcorrer do arrendamento deverão ser creditados exclusivamente no passivo não circulante. Falso. Os juros relacionados ao arrendamento são reconhecidos no passivo, mas não são exclusivos do passivo não circulante, pois podem ser parte do passivo circulante dependendo do prazo de pagamento. IV. O arrendamento deverá ser reconhecido como direito de uso na arrendatária. Verdadeiro. O arrendamento deve ser reconhecido como um ativo de direito de uso na arrendatária, conforme as normas contábeis. Com base nas análises: - A afirmação II e a afirmação IV estão corretas. - A afirmação I e a afirmação III estão incorretas. Portanto, a alternativa correta que contém todas as afirmações verdadeiras é: e) IV apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina