Logo Passei Direto
Buscar
A base ideológica do Projeto de Reforma Sanitária Brasileira não contemplava a vinculação da saúde ao lucro, no entanto, a composição do Sistema de Saúde Brasileiro ganhou novos formatos por meio da Lei Orgânica da Saúde, Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, e alterações posteriores, apontando para uma direção diferente dessa base.
Sobre a participação complementar dos serviços de saúde privados no Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a Lei nº 8.080/1990, é correto afirmar que
a ) essa participação pode seguir a legislação de direito privado, mas precisa ser de gestão direta.
b ) a participação de capital estrangeiro só é permitida para gestão de hospital filantrópico e clínicas especializadas.
c ) na formalização da participação complementar, os contratos público-privados estão mantidos.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as alternativas em relação à Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/1990) e à participação complementar dos serviços de saúde privados no Sistema Único de Saúde (SUS): a) Essa participação pode seguir a legislação de direito privado, mas precisa ser de gestão direta. - Essa afirmação não está correta, pois a gestão pode ser tanto direta quanto indireta, dependendo do tipo de contrato. b) A participação de capital estrangeiro só é permitida para gestão de hospital filantrópico e clínicas especializadas. - Essa afirmação não é precisa, pois a legislação permite a participação de capital estrangeiro em outras modalidades, não se restringindo apenas a hospitais filantrópicos e clínicas especializadas. c) Na formalização da participação complementar, os contratos público-privados estão mantidos. - Esta afirmação é correta, pois a Lei nº 8.080/1990 prevê a possibilidade de contratos entre o setor público e privado, mantendo a participação complementar. Portanto, a alternativa correta é: c) na formalização da participação complementar, os contratos público-privados estão mantidos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O financiamento tem se constituído em preocupação permanente dos gestores e de todos os envolvidos diretamente com a construção do Sistema Único de Saúde. Em relação ao financiamento da saúde, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O volume mínimo de recursos determinado de 15% para Estados e municípios e 10% da arrecadação de impostos da União está explícito na Lei Orgânica de Saúde nº 8.080/90.
( ) Os repasses de recursos fundo a fundo começaram a ser feitos para os estados e municípios habilitados, na forma de gestão plena, a partir de 2001.
( ) A utilização de critérios para orientar o estabelecimento de valores das transferências para estados e municípios aparece já na Lei nº 8.080/90, mais precisamente no artigo 35.
( ) A Norma Operacional nº 01/96 do SUS abriu a possibilidade de descentralização de recursos a outras áreas do Ministério da Saúde (Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Fundação Nacional de Saúde e Assistência Farmacêutica), não ficando restrita, como ocorria anteriormente, aos recursos da assistência à saúde.
(A) F – V – V – V.
(B) F – F – V – V.
(C) V – F – V – V.
(D) V – F – F – F.
(E) F – V – V – F.

De acordo com o que consta no Decreto Federal nº. 7.508, de 23/06/2011, é correto afirmar que o processo de planejamento da saúde no SUS deve ser
(A) hierarquizado e regionalizado, do nível de menor complexidade para o de maior complexidade, como direciona o Conselho Nacional de Saúde.
(B) verticalizado e hierarquizado, do nível de maior complexidade para o de menor complexidade, ouvidas as respectivas Conferências de Saúde.
(C) descendente e compartimentado, do nível federal até o local, ouvidas as respectivas Comissões Intergestoras.
(D) ascendente e integrado, do nível local até o federal, ouvidos os respectivos Conselhos de Saúde.
(E) compartimentado e regionalizado, do nível federal até o nível local, respeitadas as complexidades de cada Sistema de Saúde e regulamentado pelos Conselhos de Saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina