Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
A literatura arquivística sobre estudos de usuários é pouco expressiva quando comparada a outros temas, como transferência de documentos, avaliação, arranjo e descrição etc. De maneira geral, o usuário não se configura como sujeito do processo de transferência da informação, mas como objeto (nem sempre explicitado) do acesso à informação arquivística. Com base no enunciado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A preocupação com o acesso aos arquivos não parece estar calcada numa perspectiva efetivamente dialógica, envolvendo arquivista, arquivos e usuário.
( ) Os estudos tendem a privilegiar o usuário do arquivo corrente, sem contemplar as especificidades que envolvem os usos e usuários das demais fases do ciclo vital arquivístico.
( ) A noção de acesso à informação arquivística tende a estar mais relacionada aos atributos do arquivista e aos deveres da instituição arquivística do que a um processo de transferência da informação, que envolve necessariamente a participação do usuário.
( ) Embora a temática dos estudos de usuários esteja presente no campo da Ciência da Informação (CI) desde a década de 1940, e no campo da Biblioteconomia de maneira científica desde a década de 1930, foi somente na década de 1960 que a Arquivologia inicia a discussão sobre os usuários de arquivos.
A V - F - F - F.
B V - F - V - V.
C F - V - F - F.
D F - V - V - V.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada uma das afirmações para determinar se são verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A preocupação com o acesso aos arquivos não parece estar calcada numa perspectiva efetivamente dialógica, envolvendo arquivista, arquivos e usuário. É verdadeira (V). A afirmação sugere que a interação entre arquivistas e usuários não é suficientemente dialogada, o que é uma crítica comum na literatura arquivística. ( ) Os estudos tendem a privilegiar o usuário do arquivo corrente, sem contemplar as especificidades que envolvem os usos e usuários das demais fases do ciclo vital arquivístico. É verdadeira (V). Essa afirmação indica que a pesquisa se concentra mais nos usuários do arquivo corrente e ignora outros aspectos importantes. ( ) A noção de acesso à informação arquivística tende a estar mais relacionada aos atributos do arquivista e aos deveres da instituição arquivística do que a um processo de transferência da informação, que envolve necessariamente a participação do usuário. É falsa (F). A afirmação sugere que o acesso não envolve a participação do usuário, o que é uma visão limitada, pois o acesso deve incluir a interação do usuário. ( ) Embora a temática dos estudos de usuários esteja presente no campo da Ciência da Informação (CI) desde a década de 1940, e no campo da Biblioteconomia de maneira científica desde a década de 1930, foi somente na década de 1960 que a Arquivologia inicia a discussão sobre os usuários de arquivos. É verdadeira (V). Essa afirmação é correta, pois reflete a evolução histórica do tema na Arquivologia. Portanto, a sequência correta é: V - V - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a B: V - V - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Guinchat e Menou (1994, p. 483) consideram que os usuários da informação podem ser divididos em três grupos principais: “os usuários que ainda não estão na vida ativa profissional ou estudantes, os usuários engajados na vida ativa, cujas necessidades de informação se originam da sua vida profissional e o cidadão, em que suas necessidades são gerais e ligadas a sua vida social”. Sobre as demais características dos usuários da informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os usuários da informação podem ser classificados pelo grau de uso que fazem da unidade de informação, pois podem ser potenciais (aqueles que frequentam, mas não fazem empréstimos de documentos), usuários reais (sempre presenciais), e os não usuários.
( ) Os usuários da informação podem ser classificados pela competência em informação e habilidades e conhecimentos para manejar a documentação, pois dependendo do usuário, ele tem maior ou menor grau de competência no uso ou dependência de um profissional da informação para buscar e acessar.
( ) Os usuários de arquivos podem ser os internos da instituição e aqueles externos, como pesquisadores, cidadãos sem formação específica e estudantes com distintos níveis e interesses.
( ) Existem usuários de informação que podem ou não frequentar uma unidade de informação, dependendo do tipo de fonte de informação que usa, como no caso de documentos raros que estão disponíveis no Arquivo Nacional.
A V - V - F - F.
B F - V - V - V.
C V - F - F - F.
D F - F - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina