"Por tudo o que sabemos, somente os Sapiens são capazes de cooperar de modos muito flexíveis com um grande número de estranhos. Essa capacidade concreta – e não uma alma eterna ou algum tipo único de consciência – explica nosso domínio sobre o planeta Terra."
HARARI, Y. Homo Deus. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. [p. 139].
A partir da ideia apresentada no texto, entende-se que:
Opções da pergunta 12:
A flexibilidade cooperativa — comum a todos os animais do gênero homo — permitiu a vida em sociedade.
O ser humano apenas coopera quando pode atingir os objetivos particulares, pois não quer ser prejudicado diante da coletividade.
O cooperar humano se dá apenas quando as pessoas se conhecem e entendem que os objetivos de todas são os mesmos.
A cooperação é parte da dimensão Homo Socialis, mostrando que, naturalmente, o ser humano coopera para objetivos comuns.
A flexibilidade humana se revela quando as pessoas resolvem aceitar as opiniões diversas para que sejam evitados os conflitos.]
Ed
semana passada
A partir da ideia apresentada no texto de Harari, a opção que melhor reflete a essência da cooperação humana é: "A cooperação é parte da dimensão Homo Socialis, mostrando que, naturalmente, o ser humano coopera para objetivos comuns." Essa afirmação destaca a capacidade única dos seres humanos de cooperar de forma flexível e em grande escala, o que é fundamental para a vida em sociedade.