Logo Passei Direto
Buscar
Em consequência do avanço e da divulgação das práticas pedagógicas com surdos, foi realizado, em 1878, em Paris, o I Congresso Internacional sobre a Instrução de Surdos, no qual se fizeram acalorados debates a respeito das experiências e impressões sobre o trabalho realizado até então.
Sobre as concepções acerca da surdez, que emergiram após o avanço da medicina no século XIX, analise as afirmativas a seguir:
I- O surdo passa a ser entendido como um doente. A institucionalização da norma, que constituiu no século XIX o conceito de anormal, age sob a forma de diferentes técnicas e dispositivos: a escola, a família, o hospício, a prisão e, no caso deste trabalho, a educação especial.
II- A partir da Modernidade é que a situação dos deficientes auditivos começa a ter um rumo diferente. Se antes, na Antiguidade e na Idade Média, o surdo era tratado como indiferente, como alguém marginalizado, por vezes nem reconhecido como ser humano, no período moderno inicia-se a conscientização de que os deficientes também ocupam um lugar na sociedade.
III- Até a Idade Média os surdos não eram considerados deficientes, e sim, possuídos por espíritos malignos. Depois do século XIX, passam a ser considerados portadores de deficiência, e assim, perdem muitos direitos que usufruíam até então, pois como doentes incuráveis, passam a ficar em manicômios até o fim de seus dias, isentos de direitos legais.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão corretas.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- O surdo passa a ser entendido como um doente. A institucionalização da norma, que constituiu no século XIX o conceito de anormal, age sob a forma de diferentes técnicas e dispositivos: a escola, a família, o hospício, a prisão e, no caso deste trabalho, a educação especial. Verdadeira, essa afirmativa reflete a mudança na percepção da surdez, que passou a ser vista como uma condição patológica. II- A partir da Modernidade é que a situação dos deficientes auditivos começa a ter um rumo diferente. Se antes, na Antiguidade e na Idade Média, o surdo era tratado como indiferente, como alguém marginalizado, por vezes nem reconhecido como ser humano, no período moderno inicia-se a conscientização de que os deficientes também ocupam um lugar na sociedade. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois reflete a mudança de percepção sobre os surdos ao longo da história. III- Até a Idade Média os surdos não eram considerados deficientes, e sim, possuídos por espíritos malignos. Depois do século XIX, passam a ser considerados portadores de deficiência, e assim, perdem muitos direitos que usufruíam até então, pois como doentes incuráveis, passam a ficar em manicômios até o fim de seus dias, isentos de direitos legais. Essa afirmativa é parcialmente verdadeira, pois é verdade que a percepção mudou, mas a parte sobre "possuídos por espíritos malignos" é uma generalização que pode não refletir todas as culturas e contextos históricos. Além disso, a afirmação sobre a perda de direitos é complexa e pode não ser totalmente precisa. Com base nessa análise, as afirmativas I e II estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: d) As afirmativas I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O trabalho do primeiro professor de surdos "não apenas influenciou os métodos de ensino para surdos no decorrer dos tempos, como também demonstrou que eram falsos os argumentos médicos e filosóficos e as crenças religiosas da época sobre a incapacidade dos surdos para o desenvolvimento da linguagem e, portanto, para toda e qualquer aprendizagem" (LODI, 2015, p. 411), afinal, contava com uma particularidade: a forma de comunicação utilizada.
Sobre a educação formal de surdos, que teve sua origem no século XVI, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O ensino de Ponce de Léon incluía a datilografia (alfabeto manual), a escrita e o treino para a fala (oralização). Além disso, o monge beneditino utilizava de rótulos, ou seja, nomes escritos pregados em tudo. Com isso, Ponce indicava as palavras escritas a seus alunos, associando a escrita com a pronúncia da palavra.
( ) O precursor da educação de surdos foi Jean-Jacques Rousseau, e seu método foi inovador, pois rejeitava todos os tipos de sinais, gestos, e mímica. Sua metodologia de ensino se pautava exclusivamente no idioma suíço - que era o principal utilizado em sua região, nas modalidades escrita e oral.
( ) A linguista italiana Maria Montessori foi a primeira educadora de surdos, e seu método ainda embasa os estudos atuais, afinal, desconsidera as propostas oralistas. A metodologia de Montessori utiliza apenas a língua de sinais, no processo de ensino aprendizagem de surdos. As técnicas dela foram elaboradas pensando na educação de jovens e adultos.
( ) A primeira forma de educação formal fornecida pelo monge beneditino aos filhos dos aristocratas espanhóis tinha como objetivo reconhecer essas pessoas surdas como cidadãos frente à lei e à sociedade, para que assim pudessem herdar os títulos e a fortuna da família. O monge estabeleceu uma escola para surdos no Mosteiro.
a) F - V - F - F.
b) V - F - F - V.
c) F - F - F - V.
d) F - F - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina