Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
A partir dos versos acima, publicados em um jornal fluminense, pode-se verificar que a postura de Portugal em relação a sua antiga colônia, ao longo do ano de 1822, aprofundou o desgaste das relações entre os dois reinos. Assim, a independência do Brasil pode ser explicada pelo seguinte fato:
a) criação do cargo de governador das Armas, gerando conflitos institucionais no Exército nacional
b) arbitrariedade das Cortes portuguesas, subordinando os governos provinciais diretamente a Lisboa
c) existência de facção separatista brasileira ligada ao tráfico negreiro, objetivando controlar as possessões portuguesas na África
d) revogação da liberdade de culto concedida aos britânicos, ampliando os antagonismos entre Londres e as Cortes portuguesas
User badge image
Progresso com Exercícios

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Para analisar a questão sobre a independência do Brasil e a postura de Portugal em relação à sua antiga colônia, vamos considerar cada uma das alternativas: a) Criação do cargo de governador das Armas, gerando conflitos institucionais no Exército nacional - Embora tenha havido conflitos, essa alternativa não é a principal explicação para a independência. b) Arbitrariedade das Cortes portuguesas, subordinando os governos provinciais diretamente a Lisboa - Essa alternativa reflete bem a insatisfação das províncias brasileiras com a centralização do poder em Lisboa, o que gerou descontentamento e contribuiu para a independência. c) Existência de facção separatista brasileira ligada ao tráfico negreiro, objetivando controlar as possessões portuguesas na África - Essa alternativa não é uma explicação adequada para a independência, pois o tráfico negreiro não estava diretamente relacionado ao movimento de independência. d) Revogação da liberdade de culto concedida aos britânicos, ampliando os antagonismos entre Londres e as Cortes portuguesas - Embora tenha havido tensões com a Inglaterra, essa alternativa não é a principal causa da independência. Após essa análise, a alternativa que melhor explica a independência do Brasil em 1822, considerando o desgaste das relações com Portugal, é: b) arbitrariedade das Cortes portuguesas, subordinando os governos provinciais diretamente a Lisboa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a crise do antigo sistema colonial, sabe-se:
Assinale as proposições corretas, some os números a elas associados e marque no espaço apropriado.
(01) O desenvolvimento do capital industrial e a crise do Estado absolutista resultaram em contestações ao sistema colonial montado segundo os princípios da política mercantilista.
(02) De acordo com as teses livre-cambistas, defendidas a partir da Revolução Industrial, o sistema colonial era espoliativo das metrópoles, sempre obrigadas a manter despesas com suas colônias e a comprar produtos inferiores por elas produzidos.
(04) Os princípios do liberalismo econômico foram veementemente defendidos pela burguesia e pelo Estado, em Portugal, porque preconizavam os direitos naturais do homem, a abolição do trabalho escravo e a soberania das nações.
(08) A Guerra dos Mascates se caracterizou como um movimento entre colonos e metrópole, enquanto a Inconfidência Mineira e a Conjuração dos Alfaiates se caracterizaram como movimentos anticoloniais.
(16) A mais evidente demonstração de apoio prestado pelo Estado e burguesia portugueses ao liberalismo ocorreu com a 'Abertura dos portos do Brasil às nações amigas', em 1808.
(32) A independência das colônias inglesas da América, na segunda metade do século XVIII, influenciou os movimentos emancipacionistas das colônias luso-espanholas do continente, cujos revolucionários solicitaram apoio ao país recém-independente.
(64) Os direitos inalienáveis do homem defendidos pelos iluministas só foram respeitados, no Brasil, durante o Império e a República.

Mais conteúdos dessa disciplina