A gestora Claudete Wada Vilaça, da Escola Estadual Profa. Maria Cecília Teixeira Pinto, de Bragança Paulista / SP, narra em seu caso as medidas que desenvolveu para a melhoria do cenário que encontrou na instituição, com muitos conflitos e com a necessidade de uma mediação mais efetiva e atuante por parte da gestão: “(...) Quando eu cheguei, o cenário não era nada, nada bom. (...) eu senti que eu não estava concretizando o programa. Percebi muitos conflitos entre professores e a gestão anterior, muitos conflitos de professores e alunos. Os professores não tinham pertencimento a escola, assim como funcionários e alunos.”
Nesse sentido, assinale a alternativa verdadeira em relação às medidas adotadas por Claudete para solucionar os conflitos institucionais com os docentes, de acordo com o caso exposto.
Questão 6
Resposta
a.
Instituiu uma medida chamada “Reunião para 1”, com encontros individualizados com os(as) docentes para uma escuta de suas demandas e outras orientações sobre formação e currículo.
b.
Desenvolveu um conjunto de medidas para facilitar a escuta ativa de todos os funcionários, com visitas periódicas a todos os setores da escola.
c.
Organizou, com o apoio do supervisor da escola, o levantamento de dados da instituição e normativas, de forma a acompanhar a situação da instituição.
d.
Realizou reuniões coletivas com estudantes e funcionários para captar as demandas observadas por eles na melhoria da escola e das relações com os docentes.
e.
Desenvolveu reuniões coletivas para o acompanhamento e a orientação dos docentes, observando o levantamento de suas demandas relacionais e profissionais.
Ed
ontem
Para responder à questão sobre as medidas adotadas por Claudete Wada Vilaça para solucionar os conflitos institucionais, vamos analisar cada alternativa: a) Instituiu uma medida chamada “Reunião para 1”, com encontros individualizados com os(as) docentes para uma escuta de suas demandas e outras orientações sobre formação e currículo. - Esta alternativa parece focar na escuta individual, o que é importante, mas não menciona a coletividade. b) Desenvolveu um conjunto de medidas para facilitar a escuta ativa de todos os funcionários, com visitas periódicas a todos os setores da escola. - Essa alternativa sugere uma abordagem mais ampla, mas não menciona especificamente os docentes. c) Organizou, com o apoio do supervisor da escola, o levantamento de dados da instituição e normativas, de forma a acompanhar a situação da instituição. - Embora importante, essa alternativa não aborda diretamente a mediação de conflitos. d) Realizou reuniões coletivas com estudantes e funcionários para captar as demandas observadas por eles na melhoria da escola e das relações com os docentes. - Esta alternativa foca na coleta de demandas de forma coletiva, o que pode ser uma boa medida para resolver conflitos. e) Desenvolveu reuniões coletivas para o acompanhamento e a orientação dos docentes, observando o levantamento de suas demandas relacionais e profissionais. - Esta alternativa também é relevante, pois se concentra nas demandas dos docentes, mas não menciona a interação com estudantes. Após analisar as alternativas, a que melhor se alinha com a necessidade de mediação e escuta ativa para resolver conflitos institucionais, envolvendo tanto docentes quanto a comunidade escolar, é a alternativa d): "Realizou reuniões coletivas com estudantes e funcionários para captar as demandas observadas por eles na melhoria da escola e das relações com os docentes."