A gestora Claudete, em uma comunidade de alta vulnerabilidade social percebe que os conflitos entre estudantes, docentes e pais estão impactando negativamente o ambiente escolar e os resultados educacionais. Determinada a mudar essa realidade, ela adota uma abordagem de mediação de conflitos baseada na escuta ativa e no trabalho de pedagogia da presença. Ao longo de sua gestão, ela promove reuniões regulares com pais e estudantes, cria espaços seguros por onde todos os membros da comunidade escolar podem expressar suas preocupações e sentimentos. Além disso, ela implementa programas de mentorias e atividades extracurriculares que promovem o respeito e a cooperação.
Qual dos seguintes resultados melhor descreve o impacto esperado dessa abordagem, considerando a teoria da mediação de conflitos e a vulnerabilidade escolar e o caso da gestora Claudete?
Questão 9
Resposta
a.
A estabilização dos níveis de conflito, onde o foco no desempenho acadêmico é redirecionado, oportunizando um maior entendimento e conscientização das causas subjacentes.
b.
A redução gradual dos conflitos e a melhoria no engajamento dos estudantes, oportunizando uma mudança nos resultados acadêmicos, refletindo uma evolução positiva nas relações interpessoais.
c.
A diminuição inicial dos conflitos, seguida por um aumento na expressão de sentimentos reprimidos, resultando em uma comunidade escolar mais coesa e colaborativa.
d.
A melhoria significativa nas notas dos estudantes e a manutenção dos conflitos, demonstrando que o foco no desempenho acadêmico pode coexistir com um ambiente escolar desafiador.
e.
A eliminação dos conflitos e o aumento substancial do desempenho acadêmico em todas as disciplinas, indicando que a escuta ativa e a pedagogia da presença são altamente eficazes.
Ed
ontem
Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando a abordagem de mediação de conflitos e o contexto da gestora Claudete. a) A estabilização dos níveis de conflito, onde o foco no desempenho acadêmico é redirecionado, oportunizando um maior entendimento e conscientização das causas subjacentes. - Essa opção fala sobre estabilização, mas não menciona a redução dos conflitos, que é um resultado esperado. b) A redução gradual dos conflitos e a melhoria no engajamento dos estudantes, oportunizando uma mudança nos resultados acadêmicos, refletindo uma evolução positiva nas relações interpessoais. - Esta opção aborda a redução dos conflitos e a melhoria no engajamento, o que é um resultado esperado da mediação de conflitos. c) A diminuição inicial dos conflitos, seguida por um aumento na expressão de sentimentos reprimidos, resultando em uma comunidade escolar mais coesa e colaborativa. - Embora mencione a coesão, o aumento de sentimentos reprimidos não é um resultado positivo esperado. d) A melhoria significativa nas notas dos estudantes e a manutenção dos conflitos, demonstrando que o foco no desempenho acadêmico pode coexistir com um ambiente escolar desafiador. - Essa opção contradiz a ideia de que a mediação de conflitos deve levar à redução dos conflitos. e) A eliminação dos conflitos e o aumento substancial do desempenho acadêmico em todas as disciplinas, indicando que a escuta ativa e a pedagogia da presença são altamente eficazes. - Embora ideal, a eliminação total dos conflitos é uma expectativa irrealista. A alternativa que melhor descreve o impacto esperado da abordagem de mediação de conflitos da gestora Claudete, considerando a teoria da mediação e o contexto apresentado, é: b) A redução gradual dos conflitos e a melhoria no engajamento dos estudantes, oportunizando uma mudança nos resultados acadêmicos, refletindo uma evolução positiva nas relações interpessoais.