Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Com base no estudo piagetiano do desenvolvimento cognitivo, Ferreiro e Teberosky (1979) propõem quatro fases pelas quais as crianças passam ao aprender a ler e escrever, sendo elas: pré-silábica; silábica; silábica-alfabética; alfabética.
Sobre a fase pré-silábica, assinale a alternativa CORRETA:
A Ao chegar a este nível, a criança já franqueou a “barreira do código”; compreendeu que cada um dos caracteres da escrita corresponde a valores sonoros menores que a sílaba, e realiza sistematicamente uma análise sonora dos fonemas das palavras que vai escrever.
B A criança ainda não compreendeu que a escrita representa nome de dado objeto e não o objeto em si.
C À medida em que avançam em seu nível de percepção, a criança começa a fazer relação entre a fala e a escrita, notando que os pedacinhos das palavras têm sons diferentes.
D Nessa fase, a criança começa a compreender que a escrita representa sons da fala. Ela começa então a refletir sobre o valor sonoro de cada letra da sílaba.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 20 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 20 horas

Vamos analisar as alternativas sobre a fase pré-silábica do desenvolvimento da escrita segundo Ferreiro e Teberosky. A) Ao chegar a este nível, a criança já franqueou a “barreira do código”; compreendeu que cada um dos caracteres da escrita corresponde a valores sonoros menores que a sílaba, e realiza sistematicamente uma análise sonora dos fonemas das palavras que vai escrever. - Esta afirmação é incorreta, pois na fase pré-silábica a criança ainda não faz essa análise sonora. B) A criança ainda não compreendeu que a escrita representa nome de dado objeto e não o objeto em si. - Esta afirmação é correta, pois na fase pré-silábica, a criança ainda está em um estágio inicial e pode confundir a escrita com o objeto. C) À medida em que avançam em seu nível de percepção, a criança começa a fazer relação entre a fala e a escrita, notando que os pedacinhos das palavras têm sons diferentes. - Esta afirmação é mais característica da fase silábica, não da pré-silábica. D) Nessa fase, a criança começa a compreender que a escrita representa sons da fala. Ela começa então a refletir sobre o valor sonoro de cada letra da sílaba. - Esta afirmação é incorreta, pois a compreensão dos sons da fala em relação à escrita ocorre em fases posteriores. Portanto, a alternativa correta sobre a fase pré-silábica é: B) A criança ainda não compreendeu que a escrita representa nome de dado objeto e não o objeto em si.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na Educação Infantil, a BNCC traz os direitos de aprendizagem, pautados nos eixos estruturantes (interações e brincadeira), os quais devem ser assegurados mediante seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver.
Sobre o direito de aprendizagem explorar, assinale a alternativa CORRETA:
A Cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
B Com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
C Movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades – as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
D Ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

Mais conteúdos dessa disciplina