Logo Passei Direto
Buscar
O conto de Clarice Lispector evidencia uma forte dependência entre o leitor e a leitura literária. Para Harold Bloom, importante crítico literário, o exercício da leitura ocorre por diferentes razões: “Lemos, intensamente, por várias razões, a maioria das quais conhecidas [...]. Contudo, o motivo mais marcante, mais autêntico, que nos leva a ler, com seriedade, o cânone tradicional (hoje em dia tão desrespeitado), é a busca de um sofrido prazer.”
Considerando a saga da narradora no conto em busca do livro e as palavras de Bloom sobre o “sofrido prazer” da leitura, assinale a opção que apresenta um fragmento da narrativa que NÃO expressa sofrimento por parte da menina leitora.
A) Na minha ânsia de ler, eu nem notava as humilhações a que ela me submetia: continuava a implorar-lhe emprestados os livros que ela não lia. (linhas 15-17)
B) Eu já começara a adivinhar que ela me escolhera para eu sofrer, às vezes adivinho. (linhas 43-44)
C) Quanto tempo? Eu ia diariamente à sua casa, sem faltar um dia sequer. (linha 47)
D) Eu estava estonteada, e assim recebi o livro na mão. Acho que eu não disse nada. (linhas 67-68)
E) Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. (linhas 76-77)
User badge image
Portuguesando

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual fragmento da narrativa NÃO expressa sofrimento por parte da menina leitora: A) "Na minha ânsia de ler, eu nem notava as humilhações a que ela me submetia: continuava a implorar-lhe emprestados os livros que ela não lia." - Aqui, a menina expressa sofrimento ao mencionar as humilhações. B) "Eu já começara a adivinhar que ela me escolhera para eu sofrer, às vezes adivinho." - Este fragmento é claro ao indicar que a menina sente que foi escolhida para sofrer. C) "Quanto tempo? Eu ia diariamente à sua casa, sem faltar um dia sequer." - Este trecho não expressa sofrimento, mas sim uma determinação ou compromisso em ir à casa da outra pessoa. D) "Eu estava estonteada, e assim recebi o livro na mão. Acho que eu não disse nada." - A expressão "estonteada" pode sugerir uma sensação intensa, mas não necessariamente sofrimento. E) "Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade." - Este fragmento sugere que a menina enfrenta dificuldades, o que implica sofrimento. Após essa análise, a alternativa que NÃO expressa sofrimento por parte da menina leitora é: C) Quanto tempo? Eu ia diariamente à sua casa, sem faltar um dia sequer.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina