Logo Passei Direto
Buscar
Um dos parâmetros avaliados na análise química da urina por tiras reativas é a presença de nitrito na amostra. Esta metodologia é baseada na reação específica de Griess e pode sofrer interferências pela presença de ácido ascórbico e pigmentos alimentares eventualmente presentes na urina.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A triagem de rotina para nitrito na urina fornece uma importante ferramenta para identificar infecção do trato urinário. PORQUE II- Nem todas as bactérias causadoras de infecção urinária produzem a enzima nitrato redutase, necessária para reduzir nitrato a nitrito. Assinale a alternativa CORRETA:
I- A triagem de rotina para nitrito na urina fornece uma importante ferramenta para identificar infecção do trato urinário.
II- Nem todas as bactérias causadoras de infecção urinária produzem a enzima nitrato redutase, necessária para reduzir nitrato a nitrito.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
User badge image
Testando o Conhecimento

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar as asserções: I- A triagem de rotina para nitrito na urina fornece uma importante ferramenta para identificar infecção do trato urinário. Verdadeira, pois a presença de nitrito na urina é um indicativo de infecção urinária, já que muitas bactérias que causam infecções urinárias convertem nitrato em nitrito. II- Nem todas as bactérias causadoras de infecção urinária produzem a enzima nitrato redutase, necessária para reduzir nitrato a nitrito. Verdadeira, pois existem algumas bactérias que não possuem essa enzima e, portanto, não conseguem converter nitrato em nitrito, o que pode levar a resultados falso-negativos na triagem. Agora, vamos avaliar a relação entre as asserções: - A asserção I é verdadeira e a II também é verdadeira, mas a II não justifica a I. A I afirma que a triagem para nitrito é uma ferramenta importante, enquanto a II explica que nem todas as bactérias causadoras de infecção urinária produzem a enzima necessária para a conversão de nitrato em nitrito, o que pode limitar a eficácia do teste, mas não invalida a importância do teste em si. Portanto, a alternativa correta é: D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os cilindros urinários são formados pela proteína Tamm-Horsfall, excretada nos túbulos contorcidos distais e ducto coletor. Ao se unirem, essas proteínas formam uma estrutura sólida, com o formato de cilindro. Sua classificação se dá de acordo com a matriz, as inclusões, os pigmentos e as células que os cilindros apresentam.
Sobre esse tipo de cilindro, assinale a alternativa CORRETA:
A Cilindro céreo.
B Cilindro misto.
C Cilindro hemático.
D Cilindro leucocitário.

Os cristais resultam da precipitação de solutos urinários em solução. Podem se formar à medida que a temperatura da urina diminui quando exposta ao ambiente ou armazenada em geladeira. Entretanto, quando os cristais estão presentes em urina recém coletada, indicam sua formação in vivo e podem ser clinicamente significativos.
Sobre a formação dos cristais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Cristais de urato amorfo, ácido úrico e oxalato de cálcio são mais comuns de serem encontrados na urina ácida. PORQUE II- O pH urinário determina qual tipo de substância tende a precipitar. Quando o pH se torna ótimo para um soluto que está supersaturado na urina, formam-se cristais deste soluto. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Cristais de urato amorfo, ácido úrico e oxalato de cálcio são mais comuns de serem encontrados na urina ácida.
II- O pH urinário determina qual tipo de substância tende a precipitar. Quando o pH se torna ótimo para um soluto que está supersaturado na urina, formam-se cristais deste soluto.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A padronização e a realização do controle de qualidade nos laboratórios clínicos representam elementos imprescindíveis para a rotina laboratorial. Uma análise laboratorial bem realizada contribui para a preservação ou restauração da saúde do paciente, agregando elevado valor à assistência médica, e otimizando a qualidade do serviço prestado.
Sobre o controle de qualidade nas análises urinárias, analise as sentenças a seguir: I- Ao contrário dos exames de sangue, as condições de coleta, armazenamento e tempo de processamento são fatores pouco relevantes para a obtenção de resultados confiáveis na análise química da urina. II- A leitura das tiras reagentes pode ser realizada visualmente pelo profissional ou por equipamentos automatizados, que minimizam a interferência da luz ambiente e a variação entre diferentes analisadores. III- Algumas tiras reagentes possuem regiões específicas para a detecção da presença de ácido ascórbico na amostra, com a finalidade de validar a pesquisa de glicose, funcionando como um controle do teste. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Ao contrário dos exames de sangue, as condições de coleta, armazenamento e tempo de processamento são fatores pouco relevantes para a obtenção de resultados confiáveis na análise química da urina.
II- A leitura das tiras reagentes pode ser realizada visualmente pelo profissional ou por equipamentos automatizados, que minimizam a interferência da luz ambiente e a variação entre diferentes analisadores.
III- Algumas tiras reagentes possuem regiões específicas para a detecção da presença de ácido ascórbico na amostra, com a finalidade de validar a pesquisa de glicose, funcionando como um controle do teste.
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina