Logo Passei Direto
Buscar
Corpos cetônicos são substâncias produzidas pelo metabolismo dos ácidos graxos e carboidratos no fígado. A eliminação de corpos cetônicos na urina, chamada cetonúria, em pacientes saudáveis pode ocorrer por condições fisiológicas. Entretanto, a existência de algumas condições patológicas também pode ser evidenciada pela cetonúria.
Com base nas situações que levam à cetonúria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Hepatites. ( ) Infecção do trato urinário. ( ) Diabetes descompensado. ( ) Jejum prolongado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Hepatites.
( ) Infecção do trato urinário.
( ) Diabetes descompensado.
( ) Jejum prolongado.
A F - F - V - V.
B F - V - F - V.
C F - V - V - F.
D V - F - V - F.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre as condições que podem levar à cetonúria: ( ) Hepatites. É falsa (F). Embora as hepatites possam afetar o metabolismo do fígado, elas não são uma causa direta de cetonúria. A produção de corpos cetônicos está mais relacionada à oxidação de ácidos graxos e não é uma característica típica das hepatites. ( ) Infecção do trato urinário. É falsa (F). Infecções do trato urinário não estão diretamente relacionadas à produção de corpos cetônicos ou à cetonúria. Elas podem causar outros tipos de alterações na urina, mas não são uma causa de cetonúria. ( ) Diabetes descompensado. É verdadeira (V). O diabetes descompensado, especialmente o tipo 1, pode levar à produção excessiva de corpos cetônicos, resultando em cetonúria, devido à falta de insulina e à utilização de ácidos graxos como fonte de energia. ( ) Jejum prolongado. É verdadeira (V). O jejum prolongado leva à mobilização de ácidos graxos e à produção de corpos cetônicos, resultando em cetonúria, pois o corpo começa a utilizar a gordura como fonte de energia. Portanto, a sequência correta é: F - F - V - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a) A F - F - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os cilindros urinários são formados pela proteína Tamm-Horsfall, excretada nos túbulos contorcidos distais e ducto coletor. Ao se unirem, essas proteínas formam uma estrutura sólida, com o formato de cilindro. Sua classificação se dá de acordo com a matriz, as inclusões, os pigmentos e as células que os cilindros apresentam.
Sobre esse tipo de cilindro, assinale a alternativa CORRETA:
A Cilindro céreo.
B Cilindro misto.
C Cilindro hemático.
D Cilindro leucocitário.

Os cristais resultam da precipitação de solutos urinários em solução. Podem se formar à medida que a temperatura da urina diminui quando exposta ao ambiente ou armazenada em geladeira. Entretanto, quando os cristais estão presentes em urina recém coletada, indicam sua formação in vivo e podem ser clinicamente significativos.
Sobre a formação dos cristais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Cristais de urato amorfo, ácido úrico e oxalato de cálcio são mais comuns de serem encontrados na urina ácida. PORQUE II- O pH urinário determina qual tipo de substância tende a precipitar. Quando o pH se torna ótimo para um soluto que está supersaturado na urina, formam-se cristais deste soluto. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Cristais de urato amorfo, ácido úrico e oxalato de cálcio são mais comuns de serem encontrados na urina ácida.
II- O pH urinário determina qual tipo de substância tende a precipitar. Quando o pH se torna ótimo para um soluto que está supersaturado na urina, formam-se cristais deste soluto.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A padronização e a realização do controle de qualidade nos laboratórios clínicos representam elementos imprescindíveis para a rotina laboratorial. Uma análise laboratorial bem realizada contribui para a preservação ou restauração da saúde do paciente, agregando elevado valor à assistência médica, e otimizando a qualidade do serviço prestado.
Sobre o controle de qualidade nas análises urinárias, analise as sentenças a seguir: I- Ao contrário dos exames de sangue, as condições de coleta, armazenamento e tempo de processamento são fatores pouco relevantes para a obtenção de resultados confiáveis na análise química da urina. II- A leitura das tiras reagentes pode ser realizada visualmente pelo profissional ou por equipamentos automatizados, que minimizam a interferência da luz ambiente e a variação entre diferentes analisadores. III- Algumas tiras reagentes possuem regiões específicas para a detecção da presença de ácido ascórbico na amostra, com a finalidade de validar a pesquisa de glicose, funcionando como um controle do teste. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Ao contrário dos exames de sangue, as condições de coleta, armazenamento e tempo de processamento são fatores pouco relevantes para a obtenção de resultados confiáveis na análise química da urina.
II- A leitura das tiras reagentes pode ser realizada visualmente pelo profissional ou por equipamentos automatizados, que minimizam a interferência da luz ambiente e a variação entre diferentes analisadores.
III- Algumas tiras reagentes possuem regiões específicas para a detecção da presença de ácido ascórbico na amostra, com a finalidade de validar a pesquisa de glicose, funcionando como um controle do teste.
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina