Logo Passei Direto
Buscar
Embora popularmente conhecido como teste de paternidade em virtude da sua maior aplicação para a confirmação de paternidade, este teste pode também ser aplicado para a determinação de maternidade.
De acordo com o teste de paternidade, ou teste de DNA, analise as sentenças: Assinale a alternativa CORRETA:
I - A técnica aplicada é o sequenciamento NGS, pois diversos fragmentos são amplificados simultaneamente. Após a amplificação, o material é submetido à eletroforese e o padrão de bandas apresentado para cada STR na amostra do filho é comparado com o padrão de bandas do pai.
II - São avaliadas dezenas de variações, sendo comumente utilizados os polimorfismos do tipo STR, conhecidos como microssatélites, que quando comparada com as regiões do DNA que contenham esses marcadores, espera-se que o padrão de repetição em cada um dos cromossomos homólogos seja herdado dos pais.
III - Além do DNA do suposto pai, utiliza-se o DNA proveniente da mãe, pois, assim, pode-se identificar a parte do conteúdo genético do filho herdado da mãe, simplificando a comparação com o suposto pai e tornando o resultado ainda mais confiável.
A. ( ) As sentenças I, II e III estão corretas.
B. ( ) As sentenças II e III estão corretas.
C. ( ) As sentenças I e III estão corretas.
D. ( ) Somente a sentença I está correta.
E. ( ) As sentenças I e II estão corretas.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Vamos analisar cada uma das sentenças: I - A técnica aplicada é o sequenciamento NGS, pois diversos fragmentos são amplificados simultaneamente. Após a amplificação, o material é submetido à eletroforese e o padrão de bandas apresentado para cada STR na amostra do filho é comparado com o padrão de bandas do pai. Falso. Embora o sequenciamento NGS possa ser utilizado em algumas análises, o teste de paternidade geralmente utiliza a amplificação por PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) e não necessariamente NGS. A eletroforese é uma técnica comum, mas a descrição não é precisa para o teste de paternidade. II - São avaliadas dezenas de variações, sendo comumente utilizados os polimorfismos do tipo STR, conhecidos como microssatélites, que quando comparada com as regiões do DNA que contenham esses marcadores, espera-se que o padrão de repetição em cada um dos cromossomos homólogos seja herdado dos pais. Verdadeiro. Essa afirmação está correta, pois os STRs são realmente utilizados em testes de paternidade e o padrão de repetição é herdado dos pais. III - Além do DNA do suposto pai, utiliza-se o DNA proveniente da mãe, pois, assim, pode-se identificar a parte do conteúdo genético do filho herdado da mãe, simplificando a comparação com o suposto pai e tornando o resultado ainda mais confiável. Verdadeiro. Essa afirmação também está correta, pois a inclusão do DNA da mãe ajuda a esclarecer a herança genética e aumenta a confiabilidade do teste. Com base nas análises: - A sentença I está incorreta. - As sentenças II e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: B. ( ) As sentenças II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os polimorfismos genéticos têm se mostrado uma importante descoberta, o que despertou um grande interesse no mapeamento desse tipo de variação, bem como no estudo das associações genótipo-fenótipo em que elas possam estar envolvidas.
Sobre os polimorfismos, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Polimorfismos de nucleotídeo único (SNP). II- Polimorfismo no número de cópias (CNP). III- Polimorfismo repetido em tandem curta (STRP). IV- Polimorfismo de repetição em tandem de número variável (VNTR). ( ) O polimorfismo ocorre em apenas um nucleotídeo. ( ) É caracterizado por sequências curtas de DNA, entre 2 e 4 nucleotídeos, que podem estar repetidas (em tandem) até algumas dezenas de vezes, sendo essas sequências chamadas de microssatélites ( ) Esse tipo de polimorfismo pode ser resumido como uma variação no número de cópias de segmentos relativamente extensos do DNA, entre 200 pb até cerca de 2 Mb, os quais podem estar ausentes ou presentes em um determinado alelo ou podem estar presentes em variados números de cópias em tandem em cada um dos alelos, representando uma vasta gama de alelos possíveis com esse tipo de variação. ( ) Os DNA minissatélites são formados por sequências com cerca de 10 até 100 nucleotídeos repetidos em tandem por centenas a milhares de vezes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A IV - III - II - I.
B I - II - III - IV.
C III - IV - II - I.
D I - III - II - IV.
E IV - II - I - III.

Mais conteúdos dessa disciplina