Logo Passei Direto
Buscar
A interdisciplinaridade surgiu no final do século passado pela necessidade de dar uma resposta á fragmentacáo científica. As ciéncias haviam-se dividido em muitas disciplinas e a interdisciplinaridade restabelecia, pelo menos, um diálogo entre elas. Nas escolas, os professores sempre tiveram dificuldade em responder aos questionamentos que envolviam disciplinas diferentes das que ministravam, de modo que, teoricamente, viram na interdisciplinaridade uma tábua de salvacáo. Porém a prática mostrou-se trabalhosa, e muitos tiveram e tem problemas em usá-la.
Sobre interdisciplinaridade NÁO é correto afirmar:
A) A interdisciplinaridade visa garantir a construcio de um conhecimento globalizante, rompendo com as fronteiras das disciplinas.
B) No processo de aprendizagem interdisciplinar o aluno náo tem tempo certo para aprender. Náo existe data marcada para aprender. Ele aprende a toda hora e náo apenas na sala de aula.
C) A interdisciplinaridade se baseia na crenca de que é o indivíduo que aprende. Entáo é preciso ensinar a aprender, a estudar (etc.) ao indivíduo e náo a um coletivo amorfo. Portanto é uma relacao direta e pessoal com a aquisição do saber.
D) No processo de aprendizagem interdisciplinar a biografia do aluno náo é relevante, pois náo constitui a base do seu projeto de vida e de aquisicio de conhecimento e de atitudes novas.
E) No processo interdisciplinar a crianca, o jovem e o adulto aprendem quando tem um projeto de vida e o conteúdo do ensino é significativo para eles no interior desse projeto.
User badge image
Aprendendo com Desafios

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas não é correta em relação à interdisciplinaridade: A) A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com as fronteiras das disciplinas. - Esta afirmação é correta, pois a interdisciplinaridade realmente busca integrar diferentes áreas do conhecimento. B) No processo de aprendizagem interdisciplinar o aluno não tem tempo certo para aprender. Não existe data marcada para aprender. Ele aprende a toda hora e não apenas na sala de aula. - Esta afirmação é correta, pois a aprendizagem interdisciplinar pode ocorrer em diversos contextos e momentos. C) A interdisciplinaridade se baseia na crença de que é o indivíduo que aprende. Então é preciso ensinar a aprender, a estudar (etc.) ao indivíduo e não a um coletivo amorfo. Portanto, é uma relação direta e pessoal com a aquisição do saber. - Esta afirmação é correta, pois a interdisciplinaridade valoriza o aprendizado individual. D) No processo de aprendizagem interdisciplinar a biografia do aluno não é relevante, pois não constitui a base do seu projeto de vida e de aquisição de conhecimento e de atitudes novas. - Esta afirmação é incorreta, pois a biografia do aluno é, sim, relevante na aprendizagem interdisciplinar, pois suas experiências e vivências influenciam seu aprendizado. E) No processo interdisciplinar a criança, o jovem e o adulto aprendem quando têm um projeto de vida e o conteúdo do ensino é significativo para eles no interior desse projeto. - Esta afirmação é correta, pois a relevância do conteúdo para o projeto de vida do aluno é um aspecto importante na aprendizagem. Portanto, a alternativa que NÂO é correta é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o movimento pela interdisciplinaridade na educação brasileira, assinale a afirmativa correta:
A). Os níveis de integração dos conhecimentos compõem um gradiente de pouca importância para se definir a interdisciplinaridade.
B). Os teóricos da Pedagogia que desencadearam o movimento pela interdisciplinaridade têm como expoente Ivani Fazenda.
C). As concepções atuais de interdisciplinaridade apresentam uniformidade no que diz respeito à terminologia, aos pressupostos teóricos e às abordagens metodológicas.
D). Os questionamentos que o movimento pela interdisciplinaridade faz à disciplinaridade do currículo escolar têm pouca importância para o pensamento pedagógico crítico.
E). Os teóricos da Pedagogia que se opuseram ao movimento pela interdisciplinaridade são representados por Hilton Japiassú.

Literatura é arte e enquanto arte fala à sensibilidade, à emoção. Sensibilizar é fundamental para despertar o gosto estético, portanto, precisamos descobrir esse caminho, aprendendo a apreciar, a sentir, a interpretar e a criar. A Literatura Infanto-Juvenil se justifica no curso de graduação de Pedagogia, pela necessidade do futuro docente:
Assinale a alternativa correta:
I. Estar preparado e dotado de instrumentos adequados ao cumprimento de sua função didática.
II. Para despertar o gosto literário para que possa pôr em prática suas experiências.
III. Para uma prática mais consciente e amadurecida frente ao essencial universo da literatura.
A) I e III.
B) II e III.
C) I e II.
D) I, II e III.
E) Apenas a II.

Nogueira (2001) explica que “a tônica é o trabalho de integração das diferentes áreas do conhecimento, um real trabalho de cooperação e troca, aberto ao diálogo e ao planejamento. As diferentes disciplinas não aparecem de forma fragmentada e compartimentada, pois a problemática em questão conduzirá a unificação.”
Quando realiza essa afirmação, está se referindo ao conceito de:
a. Disciplinaridade.
b. Multidisciplinaridade.
c. Transdisciplinaridade.
d. Pluridisciplinaridade.
e. Interdisciplinaridade.

Se a leitura deve ser um prazer, como o educador deve ajudar o aluno a tomar gosto pela leitura?
a. Procurando motivar os alunos à leitura, tentando várias estratégias para que se sintam atraídos pelo livro.
b. Obrigando o aluno a ler livros, ou obrigando o aluno a ouvir a leitura de livros que o educador percebe que não agradam.
c. Não insistir na atividade de leitura, deixando os alunos decidirem o que querem ler quando forem mais velhos.
d. Substituindo a leitura por filmes ou desenhos que sejam sobre a história que seria lida, destacando que tanto o filme/desenho substitui a leitura.
e. Substituindo a atividade de leitura pela aula de artes.

Quando se fala em desenvolvimento da leitura e da escrita na escola, pesquisas apontam a necessidade da escola ampliar as experiências de seus alunos de maneira que eles possam...
A) Ler e produzir textos, sempre com mediação do professor.
B) Ler e produzir textos escolares de maneira linear.
C) Ler e produzir diferentes textos com autonomia.
D) Codificar e decodificar preferencialmente textos apresentados nos livros didáticos.
E) Sempre com auxílio de colegas mais experientes, ler e produzir textos escolares.

Mais conteúdos dessa disciplina