Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
A partir dos eixos estruturantes interagir e brincar, a BNCC traz o conceito de direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, são eles: cuidar; brincar; participar; explorar; expressar e conhecer-se, os quais devem assegurar condições para que as crianças aprendam em ambientes onde sejam protagonistas.
Assinale a alternativa cuja atividade não traz o protagonismo infantil como objetivo.
A) A professora escolhe e lê a história "Os Três Porquinhos". Após a leitura as crianças afirmam que gostariam de ouvir a história "A Lebre e a Tartaruga", a professora então lê a história conforme solicitado.
B) A professora escolhe e lê a história "Os Três Porquinhos". Após a leitura a professora solicita que os alunos pontuem comportamentos, atitudes e sentimentos dos personagens que mais lhes chamaram a atenção.
C) A professora escolhe e lê a história "Os Três Porquinhos". Após a leitura, conversa com as crianças sobre a história e cada um fala o que entendeu.
D) A professora escolhe e lê a história "Os Três Porquinhos". Após a leitura, ela entrega uma gravura da história para que as crianças pintem seguindo as cores apresentadas no livro.
E) A professora escolhe e lê a história "Os Três Porquinhos". Após a leitura o grupo decide fazer uma encenação sobre a história, trocando o título por "Os Três Coelhinhos".
User badge image
Pedagogiando

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Para identificar a alternativa cuja atividade não traz o protagonismo infantil como objetivo, vamos analisar cada uma delas: A) A professora escolhe e lê a história "Os Três Porquinhos". Após a leitura, as crianças afirmam que gostariam de ouvir a história "A Lebre e a Tartaruga", a professora então lê a história conforme solicitado. - Aqui, as crianças expressam seu desejo, mostrando protagonismo. B) A professora escolhe e lê a história "Os Três Porquinhos". Após a leitura, a professora solicita que os alunos pontuem comportamentos, atitudes e sentimentos dos personagens que mais lhes chamaram a atenção. - Nesta atividade, as crianças são convidadas a refletir e participar ativamente, o que demonstra protagonismo. C) A professora escolhe e lê a história "Os Três Porquinhos". Após a leitura, conversa com as crianças sobre a história e cada um fala o que entendeu. - As crianças têm a oportunidade de expressar suas compreensões, o que também é um exemplo de protagonismo. D) A professora escolhe e lê a história "Os Três Porquinhos". Após a leitura, ela entrega uma gravura da história para que as crianças pintem seguindo as cores apresentadas no livro. - Nesta atividade, as crianças estão seguindo instruções específicas da professora, o que limita seu protagonismo, pois não têm liberdade para criar ou decidir. E) A professora escolhe e lê a história "Os Três Porquinhos". Após a leitura, o grupo decide fazer uma encenação sobre a história, trocando o título por "Os Três Coelhinhos". - Aqui, as crianças estão ativamente envolvidas na criação e decisão, demonstrando protagonismo. Portanto, a alternativa que não traz o protagonismo infantil como objetivo é: D) A professora escolhe e lê a história "Os Três Porquinhos". Após a leitura, ela entrega uma gravura da história para que as crianças pintem seguindo as cores apresentadas no livro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Cada grupo cultural tem desenvolvido, ao longo da sua história, compreensões sobre os fenômenos naturais. Considerando a necessária formação em valores democráticos, tolerantes e cidadãos, e como articular tais ideias com os conhecimentos provenientes do fazer científico, como professores de Ciências da Educação Infantil, precisamos encontrar maneiras de ensinar que valorizem a história, a cultura e os sabres desenvolvidos pelos diversos grupos culturais dos quais nossos alunos são membros.
Assinale a alternativa correta.
A) Não é importante valorizar o protagonismo infantil no encaminhamento do trabalho com a crianças dentro de Natureza e Sociedade pois esse incentivo acontecerá nos anos subsequentes.
B) Ao selecionar os assuntos a serem trabalhados, o professor precisa pensar no conteúdo e, não necessariamente, nos encaminhamentos que favorecem a aprendizagem das crianças.
C) A criança desde muito pequena é curiosa, pois já é nato dela, e isso possibilita ao professor improvisar e não há a necessidade de planejar, mas sim, desenvolver momentos diferenciados, oportunizando novas experiências às crianças.
D) O trabalho desenvolvido na área Natureza e Sociedade proporciona às crianças uma visão melhor do mundo, podendo assim dificultar a sua compreensão a partir dos conhecimentos que são produzidos pelas Ciências.
E) A educação escolar e a ação dos professores são fatores-chave para fomentar valores democráticos de respeito, tolerância e inclusão, em que a discriminação racial, sexual, étnica ou de qualquer outra forma não esteja presente.

Mais conteúdos dessa disciplina