O indicador é uma informação quantitativa ou qualitativa que expressa o desempenho de um processo, em termos de eficiência, eficácia ou nível de satisfação e que, em geral, permite acompanhar sua evolução ao longo do tempo e compará-lo com outras organizações. Exemplos: lucratividade, rentabilidade, inadimplência, absenteísmo, produtividade, entre outros” (FNQ, 2014, p. 5).
FNQ. A importância dos indicadores para a medição de resultados. Fundação Nacional da Qualidade. São Paulo: FNQ, 2014.
Com base no trecho apresentado, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O indicador Agilidade do desenvolvimento pode ser calculado pela quantidade de funcionalidades validadas no período dividida pela quantidade média de funcionalidades não validadas.
PORQUE
II. A métrica Quantidade de itens não previstos pode ser calculada pela somatória dos itens não previstos no planejamento.
Assinale a alternativa correta
Grupo de escolhas da pergunta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
Ed
há 3 semanas
Vamos analisar as afirmativas: I. O indicador "Agilidade do desenvolvimento" pode ser calculado pela quantidade de funcionalidades validadas no período dividida pela quantidade média de funcionalidades não validadas. Essa afirmativa é falsa. O cálculo correto para medir a agilidade geralmente envolve a quantidade de funcionalidades entregues ou validadas em relação ao total de funcionalidades planejadas, e não em relação às não validadas. II. A métrica "Quantidade de itens não previstos" pode ser calculada pela somatória dos itens não previstos no planejamento. Essa afirmativa é verdadeira. A métrica realmente se refere à contagem dos itens que não foram considerados no planejamento inicial. Agora, vamos às opções: 1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (FALSO) 2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (VERDADEIRO) 3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (FALSO) 4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (FALSO) 5. As asserções I e II são proposições falsas. (FALSO) Portanto, a alternativa correta é: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.